sábado, 8 de março de 2008

Um domingo de ação

Durante todo o dia deste domingo (08/03) a Prefeitura de currais Novos juntamente com a Fundação Bradesco estarão promovendo juntas o Dia Nacional da Ação Voluntária, e a primeira edição do ano do Programa Prefeitura em Ação.


O evento totalmente voltado para a população, contará com atividades esportivas,educativas, recreativas,e principalmente o atendimento médico, em diversas especialidades. Além da realização de exames e distribuição de medicamentos receitados.


O Prefeitura em Ação e o Dia Nacional da Ação Voluntária, acontecerá na policlínica das 08 da manhã as 05 da tarde.

CAPS comemora dia das mulheres

Foto:Mazilton Galvão

O Centro de Apoio Psíquico-Social de Currais Novos (CAPS) realizou durante toda semana, programação especial em comemoração ao dia Internacional da Mulher.


Para encerrar essas atividades que foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Currais Novos e a Secretaria Municipal de Saúde, um grande almoço foi servido hoje a todos os usuários e clientes do CAPS.


Ao longo da semana foram realizadas oficinas de arte e beleza, bazar com produtos exclusivamente para mulheres, passeios, brincadeiras e sorteios.


O trabalho do CAPS, que foi implantado no início da atual administração, tem como objetivo desenvolver a autonomia e a cidadania de pessoas portadoras de sofrimento psíquico através de atendimento individual e atividades grupais, como oficinas terapêuticas.


O trabalho é desenvolvido por uma equipe composta por profissionais da área de Psicologia, Psiquiatria, Terapeutas Ocupacionais, Serviço Social, Enfermagem e Educação.


Em outras palavras, o papel do CAPS é cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes. No local é dispensada uma atenção diária aos portadores de sofrimento psíquico severo. Através de grupos são feitos trabalhos de psicomotricidade, expressão artística (música, pintura, artesanato, higiene e cuidados pessoais), oficinas terapêuticas (pintura em tecido, vidro, tapeçaria, crochê, tricô e costura).


As ações do CAPS também são dirigidas aos familiares e comprometem-se com a construção dos projetos de inserção social. “O trabalho que desenvolvemos personaliza o projeto de cada paciente na unidade e fora dela e desenvolve atividades para a permanência deles diária no serviço. Esse trabalho trouxe um ganho muito grande para todos os pacientes que tem transtornos mentais, principalmente as mulheres, que tanto sofriam abandonadas nos hospitais psiquiátricos,” explica a psicóloga Emília.


O CAPS atende hoje 185 pacientes, dos quais 92 são mulheres. “Aqui podemos oferecer um ambiente terapêutico mais acolhedor para aqueles pacientes mais graves que não tem condições de acompanhar as atividades estruturadas da unidade”, conclui Emília.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Currais Novos é contemplada com mais casas

Foto:MAziltom Galvão

A cidade de Currais Novos é contemplada mais uma vez com unidades habitacionais. Desta vez serão 50 novas unidades que serão construídas na zona rural do município. Outras 50 já haviam sido liberadas pelo Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH, do Governo Federal.


Outras 50 unidades serão construídas em parceria com a FUNASA com o objetivo substituir as casas de taipa e erradicar o barbeiro, inseto transmissor da doença de chagas, que encontra neste tipo de moradia, habitat perfeito para sua proliferação.


No total serão 150 novas unidades habitacionais que estarão beneficiando igual número de famílias em várias comunidades rurais do município.


“As Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social já se encontram em campo, realizando o cadastro das famílias mais necessitadas, cujas residências estão em pior estado de conservação”, disse Ionar Cortês, Coordenadora da SEMTHAS.


Ainda segundo Ionar, o projeto de construção destas casas foi fruto de convênio firmado entre os governos federal e municipal, contando também com a participação do Banco Paulista. “Este projeto só foi viabilizado graças à determinação da atual administração em oferecer apoio e contrapartida financeira necessária para a realização de mais este importante investimento”, afirmou Ionar.


Antônia Victor, da Comunidade Cachoeira, será uma das beneficiadas e está feliz da vida. “Minha casa está com as paredes todas rachadas. Acho que se der um vento mais forte, derruba ela. Continuo morando aqui porque não tenho para onde ir. Agora me sinto mais aliviada. Vou ganhar minha casinha”, disse Dona Antônia.


Para erguer as novas moradias, o investimento total será de aproximadamente R$ 600.000,00. A previsão é de que todas as unidades estejam prontas até o final deste ano.

Currais Novos realiza curso sobre educação inclusiva

De 10 a 14 de março, a Prefeitura de Currais Novos estará realizando o Curso Educação Inclusiva: Direito a Diversidade.


A cidade de Currais Novos é um dos cinco municípios pólos do RN que tem como responsabilidade desenvolver ações de capacitação para gestores e educadores, dentro do Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade, promovido pelo Ministério de Educação/MEC, através da Secretaria de Educação Especial, visando à implementação de sistemas educacionais inclusivos nos municípios brasileiros.


O curso terá uma carga horária de 40 horas/aulas e será ministrado no auditório da Escola Municipal Profº Humberto Gama.


Na ocasião serão trabalhados os temas: Inclusão Escolar dos alunos cegos e com baixa visão: como conduzir essa prática; Família, professor e escola: vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites; O Atendimento Educacional Especializado e o uso da tecnologia assistiva no auxílio das atividades de vida diária das pessoas com deficiência; Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais; Inclusão e a garantia de igualdade na diversidade: partilhando experiência; Dificuldade de aprendizagem e intervenção psicológica; O atendimento educacional especializado e as adequações curriculares para as pessoas com surdez; Alteração da fala e sua relação com a aprendizagem; Os distúrbios de aprendizagem e os aspectos neuroevolutivos, motores, mentais e emocionais na vida do aluno; Educação Inclusiva: caminhos que levam a inclusão de direitos.


O Curso Educação Inclusiva: Direito a Diversidade contará com especialistas, mestres e doutores no assunto, como a consultora em Tecnologia Assistiva, Rita de Cássia Reckziegel Bersh, fisioterapeuta e professora especializada em deficiência física.


De acordo com a coordenadora do Programa no pólo de Currais Novos, Professora Edna Pontes, a organização de políticas públicas de acesso e qualidade do processo educacional é de grande importância. “Este curso foi criado com o enfoque na inclusão e embasado no fortalecimento da gestão para a articulação de ações de incentivo à formação de professores, promoção da acessibilidade, participação da comunidade e ampliação da identificação e da oferta do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, construindo com um repensar da gestão para a inclusão”, disse Edna.


O curso irá contemplar no Pólo de Currais Novos, 130 gestores e educadores de 33 municípios do Estado, mas o MEC pretende, ainda este ano, atingir 100% dos municípios brasileiros com o programa.



Maiores informações na SEMEC, com Edna Pontes, no fone: 3405-2725.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Rotary traz ao RN médicos voluntários

Médicos norte-americanos voluntários do Rotary International virão ao Rio Grande do Norte para, no período de 20 de abril a 1º de maio, realizarem cirurgias gratuitas de correção de lábio leporino e fenda palatina. As cirurgias serão totalmente gratuitas e fazem parte do programa Rotaplast. Serão realizadas no máximo 100 cirurgias. O público-alvo da iniciativa do distrito 4500 do Rotary International são, preferencialmente crianças de até 14 anos.


As cirurgias serão feitas no Hospital Infantil Varela Santiago em Natal. Caso haja disponibilidade, pessoas com idade acima de 14 anos também poderão fazer a cirurgia. Para viabilizar isto, o distrito local do Rotary está mantendo contatos com o Hospital Universitário Onofre Lopes.


As prefeituras e secretarias municipais de Saúde interessadas em participar do programa de cirurgias devem entrar em contato, até o próximo dia 10, com a Femurn pelo telefone 3206 1818 ou diretamente com o Rotary pelo telefone 3234 5585 ou pelo email secretariarotary@gmail.com. Informações em inglês sobre o programa Rotaplast podem ser obtidas também no site www.rotaplast.org.


Pesquisa feita há alguns anos indicou uma grande incidência destes problemas de saúde na região do Seridó. De posse desta informação, o distrito local do Rotary procurou o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e Prefeito de Currais Novos, Zé Lins, que garantiu o apoio na articulação com os prefeitos do Seridó e de outras regiões do Estado.


De acordo com Aldanira Barreto, presidente da Fundação Rotária, que cuida da gestão financeira de programas humanitários e educacionais do distrito 4500, a lista das crianças e jovens beneficiados precisa ser enviada aos Estados Unidos até 1º de março. Na lista, devem constar nome, idade, peso, altura além de um pré-diagnóstico, que pode ser feito por médico especialista da rede pública de saúde. O número de cirurgiões dependerá do número de pessoas aptas a cirurgia.


Além do Hospital Infantil Varela Santiago e Femurn e Prefeitura de Currais Novos, a iniciativa do Rotary conta também com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal, por intermédio das respectivas secretarias de Saúde; Hotel Vila do Mar (que hospedará a equipe de médicos norte-americanos); Hospital Infantil Dr. Heriberto Bezerra, da UFRN. Médicos do Rio Grande do Norte, tais como os cirurgiões plásticos Marco Almeida e Asclepíades Oliveira também acompanharão as cirurgias feitas pela equipe médica dos Estados Unidos.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Prefeitura entrega novos equipamentos à alunos da rede municipal

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Educação entrega hoje, dia 04, à alunos da rede municipal de ensino, vários equipamentos e kits contendo materiais educativos.

São equipamentos que vão desde eletrônicos como computadores, TVs, DVDs, aparelhos de som, até materiais de uso coletivo e individual dos alunos.

Toda a rede municipal de ensino, incluindo creches e escolas, será beneficiada com novos parques infantis, materiais esportivos em geral, instrumentos musicais, jogos diversos e equipamentos para cozinhas como fogões industriais, liquidificadores, geladeiras, filtros entre outros.

No total, foram investidos mais de R$ 70.000,00 através de recursos próprios do município, no aparelhamento e modernização de salas de aula das nossas creches e escolas municipais.

A entrega destes materiais acontecerá logo mais às 16h30min e a primeira a ser beneficiada será a Creche Tia Coely, no bairro JK. À noite, será a vez da Escola Municipal de Nossa Senhora, no Centro.

A entrega nas demais unidades acontecerá ao longo da semana.

Secretários da Administração do país se encontram em Natal



Natal vai receber nos próximos dias 6 e 7 os secretários estaduais da Administração e dos Recursos Humanos de todo o país. Eles participam 69º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). A abertura do evento acontece às 9h desta quinta-feira (6), no hotel Pestana Natal, e vai contar com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, e do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, além o novo superintendente da Sudene, Paulo Fontana.


A capital potiguar volta a sediar o Consad depois de dois anos e seis meses, já que o último encontro aconteceu em 2005 quando foi realizado o 59º fórum. Dessa vez o encontro traz uma importância ainda maior por definir o planejamento estratégico do Consad para o período 2008/2010. Outro assunto em pauta no evento será a realização do 1º Congresso Consad de Gestão Pública que vai acontecer no mês de maio, em Brasília. “Para o evento foi assegurada uma metodologia dinâmica e participativa com atividades plenárias e em grupo para tornar os trabalhos mais produtivos”, garantiu o secretário anfitrião, Paulo César Medeiros.


Além de uma intensa programação de dois dias de evento o fórum vai ser marcado pela eleição da nova diretoria. A última eleição do conselho aconteceu durante o 68º do Consad, realizado capital federal, em março de 2007 e elegeu a diretoria para o anuênio 2007/2008. A atual diretoria do Consad é composta por: Geraldo de Vitto Júnior – secretário estadual da Administração de Mato Grosso e presidente do Consad, Ricardo de Oliveira – secretário estadual da Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo e Vice-Presidente do Consad e Paulo César Medeiros de Oliveira Júnior – secretário estadual da Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Norte e Vice-Presidente do Consad. Ao final de cada fórum, será elaborada e aprovada a carta de Natal contendo as deliberações dos representantes presentes.

Fonte: Assecom/RN

Atletas currais-novenses começam ano com vitórias

A equipe de atletismo da Prefeitura de Currais Novos iniciou as atividades de 2008 conquistando importantes resultados.Os atletas do projeto de Iniciação ao Atletismo participaram no último sábado, dia 01, do festival Sebastião Cunha, em Natal.


A competição, que foi realizada na pista de atletismo Magnólia Figueiredo, contou com a participação de atletas de todo o Estado do Rio Grande do Norte. Os atletas currais-novenses conquistaram 09 medalhas, sendo 08 de ouro e 01 de prata. “O resultado foi muito positivo. Esta foi a primeira competição do ano para os atletas que já vinham treinando desde fevereiro. Esperamos que durante o ano, mais resultados como este venham a enaltecer ainda mais o atletismo currais-novense, que é um dos melhores do nosso Estado”, disse José Ronaldo, um dos técnicos da equipe.



RESULTADOS DOS CURRAIS-NOVENSES:

MEDALHAS DE OURO: 08

EMILAYNE DAIANE – 100m RASOS MENOS

JORDANIA TRAJANO – LANÇAMENTO DO MARTELO MENOR

ALISSON ALLAN – LANÇAMENTO DO MARTELO MENOR

ALINE FABIANA – SALTO EM DISTÂNCIA – PRÉ MIRIM
60 METROS – PRÉ – MIRIM



FRANÇOISE MARYE – SALTO À ALTURA MENOR

ANDREZZA FERNANDES – 100m COM BARREIRAS MENOR

REBECA RODRIGUES – LANÇAMENTO DO MARTELO ADULTO



MEDALHA DE PRATA - 01

CARARINA DIAS – SALTO EM DISTÂNCIA

terça-feira, 4 de março de 2008

STF decide nesta quarta se país deve utilizar células-tronco em pesquisas


O Supremo Tribunal Federal (STF) fará amanhã (5) um julgamento histórico: decidirá se o país pode utilizar células-tronco embrionárias (extraídas de embriões congelados há mais de três anos e com a autorização dos pais) em pesquisas científicas.


O debate em torno da questão vem gerando polêmica desde que o ex-procurador geral da República Cláudio Fonteles questionou a constitucionalidade da Lei de Biossegurança com base no argumento de que se são embriões, têm, portanto, direito à vida.


Seja qual for a decisão tomada nesta quarta-feira pelos ministros do STF, a resposta à constitucionalidade do artigo 5º da Lei de Biossegurança, que permite o uso de células-tronco de embriões em pesquisas, deverá gerar polêmica.


Na opinião do presidente da Comissão de Bioética do Hospital das Clínicas de São Paulo, Cláudio Cohen, nem o começo e nem o fim da vida têm momentos exatos. Ao contrário, ambos são processos. Ele cita como exemplo a morte, que era determinada pela parada cardiorrespiratória do paciente, depois foi superada pelo conceito de morte cerebral e mais recentemente pelo de morte encefálica.


Para o bioeticista, a questão deve ser avaliada do ponto de vista da ciência. “A gente não pode parar o progresso da humanidade simplesmente porque há um valor que pode estar sendo questionado pela Igreja...não é que você está matando alguém, se essas células-tronco seriam jogadas fora e se, ao invés disso, forem feitas pesquisas, isso me parece bastante coerente”, afirma.


Segundo Cohen, falar de células-tronco não é o mesmo que falar de embrião. “Assim como eu posso dizer os gametas, o óvulo e o espermatozóide um dia podem se tornar um embrião e depois ser implantados no útero, é tudo um processo”, diz. Na opinião do médico, os ministros deverão votar pela continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias.


“Já existe uma norma da biossegurança que diz que esses óvulos que já foram fecundados há mais de três anos poderão ser utilizados. Na verdade, estão querendo voltar atrás, não é nem discutir o que vai ser feito daqui para a frente...então seria um retrocesso muito grande não permitir nem isso”, acrescenta.


Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 3 de março de 2008

Almir no Cactus Moto Fest


A população pediu e ele está de volta. Dois anos após sua apresentação apoteótica durante o IV Cactus Motofest, em 2006, volta a se apresentar em Currais Novos a grande estrela da Jovem Guarda e líder de uma das maiores bandas da época, Almir, ex-Fevers.

O artista está super feliz em poder voltar a Currais Novos e participar de mais um evento motociclístico, um público que ele aprendeu a gostar. Prova disso é que em seu último DVD, ele faz uma homenagem à todos os motociclistas do Brasil.

Almir estará se apresentando na noite de sábado, dia 15/03, às 22:00 h, no palco 1, na praça Cristo Rei.

Fonte: Dr Eugênio

Licitação para reforma da Praça Cristo Rei já tem data marcada


Uma boa notícia para a população que espera ansiosa a reforma do principal local de lazer da cidade.Foi publicado no último dia (28), no Diário Oficial do Município, a data que será realizada a licitação para a contratação de empresa de engenharia com o objetivo de realizar a reforma da Praça Cristo Rei.


A licitação, que foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Infra-estrutura, acontecerá no próximo dia 14, sexta feira às 14 horas, na sede da Comissão Permanente de Licitação – CPL, no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Finanças, que fica na Av. Cel. José Bezerra, nº 11, no Centro de Currais Novos.


Muito esperada pela população, a obra está orçada em mais de R$ 175.000,00, fruto de convênio com o Ministério do Turismo.

Um convite...

O Jornalista e Escritor Curraisnovense Gildo Dantas lançará em março, no Hotel Tungstênio, um Livro sobre a Mina Brejuí em que aborda com leitura agradável e rica em informações, aspectos da cidade de Currais Novos e enfatiza a importância das Minas de Scheelita no Desenvolvimento social e econômico das cidades do Seridó. Esse Livro é uma ótima referência para quem quer conhecer a história das Scheelita no Seridó.


Por Getson Luís

Currais Novos recebeu projeto do Idema

Foto:Maziltom Galvão

O município de Currais Novos recebeu na tarde do dia (29), através do IDEMA, o projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte.



Este projeto desenvolvido pelo Governo do Estado através do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em convênio com a Petrobrás, o Cefet-RN e FUNCERN, que tem como parceiros geólogos, professores e pesquisadores da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, permite a sinalização, através de placas, dos principais monumentos geológicos do nosso Estado.



A Mina Brejuí de Currais Novos e todo o seu complexo turístico recebeu este reconhecimento por sua geodiversidade como importante monumento natural do nosso Estado.



A placa do projeto, que traz informações históricas e científicas em português e inglês sobre a Mina Brejuí e sobre a scheelita, foi afixada na frente da entrada de um dos túneis da mineração.Na ocasião, representando o Prefeito Zé Lins, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geraldo Mozar, recebeu das mãos do representante do IDEMA, Márcio Sá, o importante reconhecimento.



Outros 15 pontos turísticos do Estado também estão recebendo as placas do projeto, que tem como objetivo, incentivar e desenvolver novos roteiros turísticos.

Prefeitura prorroga e concede parcelamento de alvará a mototaxistas



O prefeito de Currais Novos Zé Lins recebeu na manhã do dia (29) uma comissão formada por representantes dos mototaxistas da cidade.O encontro teve por objetivo anunciar mais uma importante ação que a prefeitura realiza em favor da classe. Trata-se do Projeto de Lei que concede parcelamento do alvará 2008 para a atividade de mototaxista e prorroga seus vencimentos.


A iniciativa permitirá aos mototaxistas efetuarem os pagamentos do alvará 2008 em até três parcelas de igual valor. Os vencimentos também foram prorrogados. A nova data de vencimento da parcela única e da primeira parcela será o dia 08 de março, e as demais parcelas vencíveis em 31 de março e 30 de abril de 2008.



“Esta atitude vem contribuir com a nossa categoria, que há muitos anos vinha enfrentando dificuldades pela falta de organização e regulamentação da profissão de mototaxista”, disse Edivaldo Coelho dos Santos, Presidente da Cooperativa dos Taxis, Mototaxis, Caminhonetas e Caminhões do município de Currais Novos.



Na atual administração o trabalho de mototaxista foi regulamentado, passando a ser obrigado o uso de placas vermelhas e o cadastramento do profissional que presta este importante serviço à população.



“Mesmo pesando um pouco nos nossos bolsos, fomos a favor da regulamentação da nossa profissão, pois do jeito que estava, na clandestinidade, não podia mais continuar. E essa parceria da Prefeitura e a Cooperativa tem sido de grande importância para que todos os avanços em relação a nossa categoria viessem a acontecer. O Prefeito Zé Lins tem sido bastante sensível e atendido todas as nossas reivindicações. Reivindicações essas que contribuíram para a melhoria das condições de trabalho da categoria”, relatou Edivaldo.



Em Currais Novos são 579 mototaxistas credenciados pela Cooperativa e autorizados pela Prefeitura a prestarem o serviço de transporte de passageiros.O trabalho de organização junto a categoria em Currais Novos está sendo tão bem sucedido, que outros municípios da região como Acari, Lagoa Nova, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó e até mesmo Caicó estão fazendo o mesmo trabalho, tomando por base o que foi feito aqui.

Guias turísticos visitaram Currais Novos

Foto: CnagitosUm grupo de 25 guias profissionais de turismo da cidade do Natal visita durante todo o dia de hoje, a cidade de Currais Novos. O objetivo da vinda dos guias é conhecer a cidade e visitar todos os pontos turísticos da cidade, com a finalidade de se criar e desenvolver novos roteiros para visitação turística.

Os profissionais, que fazem parte do Sindicato de Guias de Turismo do Rio Grande do Norte, visitaram as minas Barra Verde e o complexo turístico da Brejuí. Outras localidades que o grupo conheceu foram o povoado do Totoró e seus sítios arqueológicos e a comunidade dos Negros do Riacho.

O grupo pernoitou em Currais Novos e seguiu na manhã seguinte para outros municípios. À noite foi oferecido um jantar para os profissionais, ocasião em que foram apresentados ao Prefeito Zé Lins.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Celso Cruz, a visita desses profissionais foi importante, pois possibilitou ao município receber posteriormente turistas vindos de outras cidades, estados e países. “Já foi mais que provado que o turismo é uma grande ferramenta de incremento da nossa economia. Seja turismo ecológico, cultural, religiosos, gastronômico, de eventos ou de aventura.

Para o Secretário de Turismo do municipio Celso Cruz a vinda destes profissinais para a cidade foi muito importante, pois possibilita ao município receber posteriormente turistas vindos de outras cidades, estados e países."Temos uma cultura e uma religião marcantes. Temos até uma das sete maravilhas do Estado, os Apertados. Por tudo isso, considero Currais Novos uma cidade de grande potencial turístico”, disse Celso.

A vinda destes profissionais do turismo contou com o apoio e parceria da Prefeitura de Currais Novos e do SEBRAE, através do projeto Roteiro Turístico do Seridó.