sábado, 22 de setembro de 2007

Mercado Público será reformado

A partir da última segunda-feira(17/09), iníciou uma das mais importantes obras da atual administração: a reforma e a ampliação do Mercado Público Nerival Araújo.

Orçada em mais de 222 mil reais, a obra contemplará a substituição de velhos equipamentos por outros novos e mais modernos, como no caso das câmaras frigoríficas, onde apenas uma, das duas existentes, vem funcionando atualmente. Porém, de maneira bastante precária. Ambas serão totalmente recuperadas, passando a funcionar dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização.

Na parte física, todo prédio passará por uma ampla reforma. Desde o piso, passando por colunas, até o telhado. Os banheiros, que estão bastante danificados pela ação do tempo e também pela ação de vândalos, terão suas peças e louças substituídas. Outro ponto que também passará por reformas será os balcões de atendimento, onde hoje as carnes e peixes ficam expostos em bancadas de alvenaria, cujas estruturas se encontram bastantes avariadas.

Construído em 1984, na administração do então prefeito José Dantas, o Mercado Público Nerival Araújo nunca havia passado por uma reforma. São quase 20 anos de esquecimento e que agora, com o apoio do Governo Federal, numa parceria com a prefeitura municipal, passará a oferecer aos comerciantes melhores condições de trabalho. Já a população, ganhará um equipamento da mais alta qualidade, funcionando dentro dos padrões exigidos por lei.

É mais uma importante obra que a prefeitura irá realizar com o objetivo de resgatar a qualidade dos serviços públicos, fazendo valer cada centavo arrecadado. Com a ampliação desses serviços, a prefeitura está oferecendo à população, um atendimento digno e de melhor qualidade, evidenciando o cuidado com o bem-estar da nossa população.

Fonte: Assecom

I Prefeitura em Ação
















Neste sábado(22/09), a partir das 8h, a Prefeitura de Currais Novos realizou a I Prefeitura em Ação, para marcar a reinauguração do Posto de Saúde Dr. Celso Matias, do bairro Santa Maria Gorete.

O Posto passou por uma grande reforma, com a troca do piso e parte de sua estrutura recuperada, além de receber uma nova pintura e novos equipamentos.

A ação ofereceu consultas médicas em várias especialidades como: cardiologia, otorrino, ginecologia, pediatria, atendimento odontológico, exames laboratoriais, coleta de material para exames preventivos, aplicação de flúor, além de apresentações de teatro educativas e distribuição de 36 tipos de medicamentos básicos prescritos.

Para a secretária municipal de saúde, Elaine Bezerra, o objetivo da Ação é aumentar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir a demanda reprimida. "O importante é otimizar o serviço do SUS, conseguindo atingir mais pessoas, facilitando com a ida até o bairro", disse.

Para dona de casa Anuzia Maria, hoje era dia de fazer um check-up. "Vou aproveitar para fazer exame de sangue e um preventivo, e assim fica mais fácil", disse; Já para a dona Eva Maria a Ação a possibilitou de levar seus filhos ao pediatra. "Eu moro aqui vizinho e aproveitei para consultar minhas crianças", falou.

Todos os meses um bairro receberá a Prefeitura em Ação. O próximo da lista será o Gilberto Pinheiro.

Grupo Português visita Currais Novos

O Prefeito Zé Lins e o vice Vilton Cunha receberam nesta sexta-feira (21/09), no Gabinete Oficial da Prefeitura, a visita de um grupo de seis empresários portugueses do setor imobiliário.
Os empresários estão conhecendo a região, principalmente Currais Novos, Lagoa Nova e Acari, na intenção de fazerem grandes investimentos no setor.

“Em princípio estamos estudando a possibilidade de construir alguns condomínios residenciais, principalmente, na área do açude Gargalheiras, que foi um local que nos deixou bastante entusiasmados com a grande beleza do local”, disse um dos investidores.
O Grupo não descartou a possibilidade de um investimento maior, como a construção de um hotel. “Realmente acreditamos na potencialidade turística da região e não descartamos essa possibilidade”, concluiu.

Para o Prefeito Zé Lins, investimentos como esse são de grande importância para esses municípios. “O que depender de mim farei o possível para viabilizar esses investimentos. Irei manter contatos com os colegas prefeitos para que juntos possamos somar esforços no sentido cooperar com o Grupo”, disse Zé Lins.

Depois da reunião, o Grupo seguiu para um almoço na residência do Prefeito, aonde conversaram sobre a futura parceria.

PSB Realiza convenção

















Membros do Partido Socialista Brasileiro(PSB) realizaram nesta sexta-feira(21/09), na Casa de Cultura, um congresso com a participação de filiados e convidados.Entre os assuntos tratados, foi eleita a nova diretoria para os próximos dois anos, e tem como presidente o Prefeito Zé Lins.

Também foi anunciado a composição da chapa para o pleito de prefeito 2008, em Currais Novos. A parceria que deu certo em 2004 continua. Zé Lins e Vilton encabeçarão a chapa, na coligação PSB e PR. "Essa é uma noite muito especial para mim, um dos motivos é por ser aqui nesta casa onde morei e convivi com a minha família, principalmente meu pai Gilberto Lins e o meu avô Tomaz Salustino". E falou do acidente: "Passei por o momento dificil, mas se Deus quis que eu vivesse, é porque Ele quer que eu continue trabalhando por uma Currais Novos ainda melhor", concluiu.

O vice-prefeito Vilton Cunha falou da importância da união dos partidos que compõem a coligação. "É muito importante que os partidos permaneçam unidos para Currais Novos avançar mais quatro anos". Opinião também defendida pelo o presidente da Câmara Izinho Brandão: "Eu aprendi fazer campanha unindo grupos para atingir objetivos", disse Izinho. Para o vereador Eugênio Lins agora é a hora de apoiar quem quer vê o desenvolvimento de Currais Novos. "Tenho muito orgulho de apoiar esse grupo, nesse sentimento de união e luta", disse.

Durante o congresso alguns participantes fizeram questão de dar depoimentos. Entre eles, ex-candidato a prefeito de Carnaúba do Dantas, Sergio: "A gente vê a modernidade chegando a Currais Novos, e isso é reflexo de uma luta diária"; Outra que fez questão de falar foi Herbênia: Fui muito discriminada mas estou aqui firme e forte, eu posso até ser pequena no tamanho, mas calei a boca de muitos grandes por ai";

A comunidade rural também esteve representada por Dedé do Bujão, da comunidade Pedra Preta: "Hoje o homem do campo está sendo tratado com respeito e responsabilidade", disse. O secretário de agricultura Geraldo Mozar acrescentou os avanços na zona rural e lembrou que apesar da escassez de recursos a operação pipa continua atendendo todas as comunidades. Geraldo lembrou também do fim do atestado de pobreza que dificultava, ainda mais, o acesso principalmente das pessoas que vinham dos sítios: "Eles vinham com todo o sacrifício de sua comunidade e para fazer um exame ainda tinha que ir a delegacia para provar que eram pobres", lembra. Geraldo lembrou ainda o papel da oposição: "Nunca na história de Currais Novos existiu uma oposição tão injusta e Zé sabe enfrentar isso com dignidade e competência, concluiu.

Outro que falou foi o ex-secretário de saúde André Gustavo, e também citou o fim do atestado de probreza."Eles conseguiram infringir um direito constitucional que é a igualdade de tratamento pelo o Sistema Único de Saúde". André também falou dos avanços alcançados na área de saúde. "Ninguém pode negar as melhorias no programa Saúde da Família, no trabalho do Caps, no atendimento odontológico, no Ceo, no transporte dessas pessoas para fazer tratamentos, e muitos outros", e agradeceu a confiança depositada nele, na passagem pela secretária. Aliás confiança reconhecida em público pelo o prefeito Zé Lins a André, Gileno e Alisson.

No congresso o PSB obteve a filiação de vários novo membros.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vem ai a II Semana de Ciência e Tecnologia

Vários representantes de instituições envolvidas na organização da II Semana Potiguar de Ciência e Tecnologia 2007, que acontecerá do dia 01 a 07 de outubro, estiveram reunidas nesta quarta-feira (19/07) para fazer o lançamento e a apresentação da programação formatada para Currais Novos. Essa é a XVII edição nacional, e vem direcionada com a preocupação do meio ambiente e terá como tema "Terra". No Rio Grande do Norte essa é o segundo ano que acontece, e é coordenado pelo o Governo do Estado, através da FAPERN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte). Currais Novos é uma das quatro cidades pólos do Estado que terá uma programação específica. Ainda acontecerá em Natal, Mossoró e Caicó.

A intenção do evento é envolver o máximo de órgãos em todos os segmentos da sociedade para aproximar a ciência e a tecnologia ao cotidiano da população. Para Hélder Macedo, coordenador do curso de turismo da Faculdade do Seridó(FAS) e um dos organizadores, esse é o momento de disseminar a ciência. “Temos que mostrar que a ciência e tecnologia não são tão distantes do dia-dia das pessoas”, disse.

A idéia é envolver principalmente entidades como as escolas. A secretária municipal de educação, Paula Francinete, reiterou a participação das escolas municipais e o apoio do executivo na realização da Semana, e falou da importância da participação dos educadores. “Nós como educadores não podemos ficar de fora, a educação é a porta de entrada para temas como esses”, falou.

Já Edilma Dantas, Diretora da 9ª Dired, uma das organizadoras da II Semana, em Currais Novos o sucesso do evento dependerá da participação ativa de todos os órgãos e da imprensa. “A programação foi composta com muito trabalho, mas temos que dividir as responsabilidades e formamos um cordão”, disse.

A abertura acontecerá, às 18h, na praça Tomaz Salustino, com apresentações culturais e em seguida, uma caminhada pela a Sobrevivência da Terra, com chegada na FAS, onde haverá uma exposição fotográfica, com o tema “Terra”. Durante a programação também acontecerão palestras, exposições, Mostras, audiência pública, mini-cursos, teatro, apresentações culturais, entre outros.

Fórum discutirá educação inclusiva

Currais Novos se prepara para o I Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que acontecerá, no Colégio Única Objetivo, nos dias 25 e 26 de setembro.
No dia 25, o Fórum terá uma programação com atividades internas. Já no dia 26, o encontro será aberto aos delegados e observadores de instituições participantes, das sete cidades circunvizinhas que utilizam os serviços em Currais Novos: Acari, São Vicente, Florania, Tenente Laurentino, Lagoa Nova e Cerro Corá.
De acordo, com Walter Antero, presidente do COMADE (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências), criado há um ano, o objetivo do Fórum é conhecer os problemas, as dificuldades, os avanços alcançados e ouvir as sugestões dos delegados.
Outra meta do encontro é discutir o Plano Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência. Currais Novos, que já é referência no Estado em políticas de inclusão, é o primeiro município potiguar a formatar um plano neste sentido.
Segundo Walter, Currais Novos é um dos poucos municípios a ter um Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e tornou-se Pólo no Estado de 44 municípios de Educação Inclusiva, e em novembro, realiza o III curso de Educação Inclusiva, uma parceria do Ministério da Educação e Secretaria Municipal de Educação.