A governadora Wilma de Faria (PSB) inaugura amanhã, às 10h, o Centro de Tecnologia da Aqüicultura. A solenidade contará com a presença dos ministros Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e Altemir Gregolin, da Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca. Localizado à margem direita do Rio Ceará Mirim, no município de Extremoz, o CTA já funciona há três meses, em caráter experimental, realizando pesquisas voltadas para a estruturação das cadeias produtivas e o incremento da produção sustentável de camarões, peixes, ostras e algas.
O CTA foi criado para dotar a aqüicultura nacional e, em particular, a carcinicultura, de uma base de conhecimento científico e tecnológico adequado ao seu contínuo desenvolvimento. A implementação do CTA ocorreu após convênio entre o governo do Estado, o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) da Presidência da República e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que juntos investiram cerca de R$ 2,3 milhões para viabilizar o centro de pesquisa.
O centro tecnológico dispõe de viveiros de pesquisa, laboratório de análise de água e setor de treinamento, em Extremoz, e um laboratório de larvicultura localizado no Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFRN, na Praia de Areia Preta, em Natal. Mesmo antes da inauguração, os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e da UFRN já desenvolvem estudos sobre o uso de macroalgas de ostras no tratamento de efluentes, o que, além de contribuir para a despoluição dos rios, permitiria ao mesmo tempo o cultivo de ostras e camarão, reduzindo os custos de produção das duas espécies. Entre as pesquisas que serão realizadas no local está a que pretende avaliar alternativas para a produção de biodiesel a partir de microalgas.
Fonte: O Mossoroense