quinta-feira, 13 de março de 2008

Prefeito Zé Lins visita obra do novo abatedouro



Fotos:Maziltom Galvão

O Prefeito de Currais Novos, Zé Lins, visitou hoje pela manhã, a obra do novo abatedouro municipal.O prefeito estava acompanhado do engenheiro da Prefeitura, Magnus Dantas e do engenheiro da empresa responsável pela obra, Gleidson Maia, que na ocasião, mostrou como vai o andamento dos trabalhos.

Segundo Gleidson, a obra está em ritmo acelerado e dentro do prazo estipulado. O engenheiro explicou que a obra será concluída no prazo máximo de cinqüenta dias.O novo abatedouro, que substituirá o antigo que funciona há décadas em desacordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Agricultura, está sendo construído às margens da BR 427, no km 03, em local devidamente aprovado pelos órgãos fiscalizadores competentes.

Com uma nova estrutura e equipamentos de última geração, o novo abatedouro terá capacidade para abater 40 animais/dia, mais que o dobro da capacidade do atual abatedouro. Além disso, estará apto ao abate de bovinos, caprinos e suínos, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério e pelos órgãos de vigilância sanitária.

O projeto do novo abatedouro também incluiu a construção de uma pequena estação de tratamento dos desejos, hoje jogados na rede de esgotos. A obra está orçada em quase R$ 300.000,00 e terá recursos do Ministério da Agricultura, com a contra-partida de quase 50% da Prefeitura Municipal.

Professores são homenageados pela SEMEC


Fotos:Maziltom Galvão

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou ontem, dia 12, o II Prêmio Professor Alfabetizador. A professora Fátima Aprígio, da Escola de Nossa Senhora, que alcançou 90% dos seus alunos alfabetizados, conquistou o 3º lugar.

A segunda colocada foi a professora Maria Odete Medeiros, da Escola Francisco Rosa, alcançando 95%.O primeiro lugar foi conquistado por Adelita Maria Bezerra, da escola Ausônio Araújo, que atingiu o melhor índice, chegando a 96% dos resultados.

As três professoras ganharam, respectivamente, um aparelho DVD, uma TV de 20 polegadas e um computador.O Prêmio Professor Alfabetizador foi criador pela atual administração para dar merecido reconhecimento ao trabalho docente de boa qualidade na alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental.

O prêmio tem o objetivo de desenvolver uma política de alfabetização para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de ensino.

Ainda durante o evento de ontem, aconteceu o lançamento da terceira edição do projeto, que será desenvolvido em 2008, quando os vencedores ganharão um note book, uma TV de 29 polegadas e uma TV de 20 polegadas.

Barragem Santo André é concluída

Mais uma barragem submersa é concluída pela atual administração. Desta vez na comunidade de Santo André, distante 30 km de Currais Novos.Essa é a nona comunidade rural a receber esta obra que é considerada a maior obra hídrica já realizada na zona rural do município.

As barragens, que estão sendo feitas pela Prefeitura em parceria com a Emater e Governo do Estado, têm a participação direta da comunidade, através de mutirões que são feitos pelos próprios trabalhadores das localidades beneficiadas.O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geraldo Mozar, esteve hoje pessoalmente na comunidade de Santo André, acompanhando a conclusão da obra.

Segundo Mozar, já na próxima semana, a Prefeitura continuará a construção de mais barragens. A próxima comunidade a ser atendida será a de Santana.

Ao todo serão construídas mais de 40 barragens submersas, que prometem transformar a vida do homem do campo, beneficiando centenas de famílias.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Prefeitura entrega prêmio Professor Alfabetizador

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Educação, entregará hoje, o II Prêmio Professor Alfabetizador.

Este prêmio visa dar merecido reconhecimento ao trabalho docente de boa qualidade na alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental. O prêmio tem o objetivo de desenvolver uma política de alfabetização para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal.

O evento irá acontecer no Salão Nobre do Palácio Prefeito Raul Macedo, a partir das 19h30min. Na ocasião, também acontecerá o lançamento do III Prêmio Professor Alfabetizador, edição 2008.

Para a Secretária Municipal de Educação, Paula Francinete, “com essa premiação todos ganham: os alunos alfabetizados, o professor alfabetizador e a cidade com cidadãos mais bem informados com possibilidades de um futuro melhor”, comentou Paula.

Wilma viaja para buscar recursos para a saúde do RN

O secretário Adelmaro Cavalcanti acompanhou a governadora Wilma de Faria, em viagem a Brasília, na última terça-feira (11).Onde na quarta, os dois participam de uma audiência com o ministro José Gomes Temporão.

Wilma de Faria e Adelmaro Cavalcanti vão pedir ao ministro aumento do repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Rio Grande do Norte, apoio na implantação do Samu nas regiões do Seridó e Oeste, além de ampliação de recursos para o tratamento de renais crônicos e a instalação de Pronto-Atendimentos em municípios pólo.

"Os municípios precisam ter maiores condições de fazer o primeiro atendimento à população e realizar procedimentos de pequena e média complexidade", defende Adelmaro. A audiência com o ministro está marcada para as 16h, mas o secretário Adelmaro Cavalcanti também se reunirá com outros secretários e coordenadores do Ministério da Saúde durante toda a quarta-feira.

Fonte: Assessoria de imprensa

terça-feira, 11 de março de 2008

Prefeitura renova convênio



A Prefeitura de Currais Novos renovou convênio com a associação das entidades usuárias do Canal Comunitário e Universitário de Currais Novos, a TV COM.

O convênio tem por objetivo a cooperação mútua e o apoio cultural na divulgação institucional das ações de caráter administrativo da Prefeitura.

De acordo com o convênio, caberá a TV COM promover e divulgar, através de publicidade, atos administrativos, dos programas, das obras, dos serviços e das campanhas dos órgãos da administração pública municipal de Currais Novos, que seja de interesse coletivo e tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social.

Ainda de acordo com o documento, fica proibida a promoção de pessoas, de autoridades ou de servidores públicos municipais, enquanto que a obrigação da Prefeitura Municipal de Currais Novos é a de repassar a entidade, contrapartida sob a forma de apoio/incentivo cultural.

A cerimônia de renovação aconteceu hoje pela manhã, no Gabinete Oficial da Prefeitura e contou com a presença da direção da instituição.

Prefeitura em Ação realiza 1400 atendimentos

O último domingo, (09/03), foi de trabalho para dezenas de pessoas. Para comemorar o Dia Nacional da Ação Voluntária, a Prefeitura de Currais Novos e a Fundação Bradesco realizaram mais uma edição do PREFEITURA EM AÇÃO.

Médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, auxiliares, cabeleireiros, manicuras e artistas participaram voluntariamente do evento que foi realizado na Policlínica da cidade durante todo o dia.

A população participou de atividades esportivas, educativas, recreativas e principalmente atendimento médico em várias especialidades, inclusive odontológico. Foram disponibilizados exames clínicos e laboratoriais, inclusive com distribuição de medicamentos receitados.

NÚMEROS DO PREFEITURA EM AÇÃO DO DIA NACIONAL DA AÇÃO VOLUNTÁRIA

Consultas Médicas: ......................................................... 324
Atendimentos odontológicos: ......................................... 179
Medicamentos Distribuídos: ........................................... 1484
Exames laboratoriais realizados; .................................... 227
Verificações de Pressão: .................................................. 225
Aplicações de flúor: ......................................................... 500
Coleta de material para preventivo: ................................. 11
Raio X .............................................................................. 25

TOTAL DE ATENDIMENTOS ..................................... 1491

segunda-feira, 10 de março de 2008

Prefeitura e Fundação Bradesco promovem o Dia Nacional do Voluntário







Durante todo o dia do último domingo (09), a Policlínica recebeu a população currais-novense para a realização do Dia Nacional do Voluntário e a primeira edição do ano do Programa Prefeitura em Ação.

Foi a primeira vez que a Fundação Bradesco realizou um evento em uma cidade do interior, “Entramos em contato com os responsáveis pela instituição no estado, e lançamos a idéia, queríamos um evento completo que tivesse uma boa visibilidade dentro da cidade, e escolhemos o Prefeitura em Ação” disse o Gerente de Pessoa Jurídica, da Agência do Bradesco em Currais Novos, Hugo George.

O evento contou com a participação de mais de 90 voluntários, distribuídos na área da saúde e Assistência social. Foram mais de 08 guichês para atendimento ao público, entre eles, cadastro para doadores de sangue, oficinas de desenho, pintura e educativas para a criançada, além de atendimento de manicure, pedicure e corte de cabelo, entre outros serviços oferecidos à população.

Na saúde foram realizados atendimentos médicos em várias áreas como: odontologia, ginecologia, clínico geral, entre outras, como também, distribuídos mais de 70 tipos de medicamentos, entre eles, controlados e injetáveis.

Os voluntários que atuaram no atendimento ao público e na assistência dentro dos consultórios, elevou a importância da ação voluntária para a sociedade em geral. “ Só em você estar ajudando, aumenta o incentivo a outras pessoas para participarem também, nós que estamos hoje sendo voluntários, estamos sendo exemplo para outras pessoas” disse a instrutora em educação, Francisca Araújo, de 25 anos, que participou pela primeira vez de um trabalho beneficente.

Jovens entre 18 a 25 anos se engajaram no Dia Nacional do Voluntário, entre eles o grupo Adoleart do Peti, comandado pelo instrutor Borges Potiguar, que tomou conta da criançada com a arte em pintura no rosto.

Para o Prefeito Zé Lins, o convite da Fundação Bradesco foi extremamente importante. " Aceitamos o convite de braços abertos, é um dia de ação, de mobilização, de incentivar as pessoas ao trabalho voluntário para que possamos todos juntos formar uma sociedade melhor” lembrou.

O dia que além da presença dos currais novenses pode contar também com a participação de vários visitantes, como a moradora da cidade de Aracati/CE, Fátima Soares, que está pela primeira vez na cidade, e foi contemplar o projeto.”Gostei muito do atendimento, dos médicos e de todos que me receberam tão bem, Currais novos tem um povo precioso” disse

As milhares de pessoas que estiveram no evento puderam curtir um domingo de muito lazer e assistir a apresentações de danças folclóricas como o grupo de capoeira, com direito a uma "jingada" do prefeito Zé Lins, além do humor dos mamulengos, entre outras atividades.

Também estiveram prestigiando o Dia do Voluntário o vice-prefeito Vilton Cunha, a primeira dama Ângela Lins, o chefe de gabinete Ivanaldo Barros, e os Secretários municipais, entre eles o de Agricultura Geraldo Mozar. Para Elaine Bezerra, Secretária da Saúde o dia foi de muito esforço e solidariedade.”Esse é momento muito importante, ajuda a suprir as necessidades, podendo assim melhorar o auto-atendimento igualitário para todos”concluiu.