sábado, 6 de outubro de 2007

Getson Luís cobra melhor gerenciamento da Caern


Getson Luís coordenador do meio ambiente em Currais Novos lamentou a ausência de um representante do Ministério Público e solicitou a inclusão do açude público do DNOCS para complementar o abastecimento de água na cidade. “Algumas pessoas têm a idéia de que era jogado o esgoto do hospital dentro do açude público do DNOCS, o que não acontece mais, e foi feito uma análise da água e não foi encontrado nenhum material pesado”, disse.

Getson acha inconcebível continuar contaminando o Gargalheiras e reclamou da falta de gerenciamento com o uso da água. “O anormal aqui na nossa região é não chover, por isso que tem que se tomar medidas visando o futuro”.

Ele lamentou, o que chamou de desserviço de alguns órgãos de imprensa. “ Não vejo nenhuma dessas pessoas plantando uma árvore”, concluiu.

Representante do IGARN alerta para as consequências do aquecimento global no Semi-árido


A representante do IGARN(Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte) Cybelle Frazão, realizou uma palestra e mostrou os efeitos provocados pelo o homem. Agrotóxicos, esgotos, desmatamento, ocupação desordenada do solo, destruição das matas ciliares, são só alguns exemplos, “Enquanto o homem não se conscientizar do seu papel e das suas ações, as coisas não vão mudar”.

Cybelle acha que uma das alternativas é o investimento em educação, e lembrou: “No Brasil os dois lugares mais afetados com o aquecimento global serão a Amazônia e o Semi-árido”.

Químico da Caern esclarece dúvidas na Audiência Pública


José Afonso foi questionado sobre a qualidade da água que está chegando às torneiras das residências, já que foi constatado por uma análise da pesquisa do mestrando Thiago Mesquita, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que a água estaria imprópria para o consumo. O técnico garantiu que a Caern tem um controle rigoroso neste sentido. “A água pode ser pouca, mas eu garanto que é de boa qualidade”.

Jesus de Miúdo, de Acari, um defensor do Gargalheiras, cobrou uma atenção maior do órgão no tratamento dos esgotos que acabam sendo jogados no reservatório, a exemplo das duas lagoas de tratamento de Currais Novos, que estão saturadas. “Reconhecer que a água está contaminada já é um avanço, mas se não tratar os esgotos, o problema vai continuar. A Caern diz que a água é de boa qualidade, mas devido a grande quantidade de produtos químicos que são colocados, ninguém tem coragem de consumir”, reclama.

José Afonso lembrou que serão construídas mais uma lagoa facultativa, duas de maturação e uma estação elevatória. Embora a medida exija urgência, Jesus de Miúdo lembrou que na vinda da Assembléia Itinerante, o então candidato Robson Faria visitou as lagoas e prometeu que a construção começaria em duas semanas, faz 16 meses, desde então, nada foi feito. “Eu lamento a ausência de um representante do Legislativo e do DNOCS aqui, mas sabe porque não sai, porque não é ano eleitoral, mas espero que toda essa discussão aqui seja botado em prática”, disseram os vereadores José Gentil e Isaías Cabral, de Acari.

Eugênio Lamenta a ausência de representante da Assembléia na Audiência


O propositor da Audiência, Eugênio Lins(foto), lamentou a ausência de um representante da Assembléia Legislativa, apenas o Deputado Vivaldo Costa, justificou a ausência. “Mandamos um convite, mas ninguém veio, mas aqui precisamos dar uma solução ao abastecimento de água em Currais Novos, temos que nos unir e trabalhar para que a adutora seja construída o mais rápido possível”, disse.

Além da escassez, os consumidores de Currais Novos e Acari, também reclamam da contaminação da água. “Nós temos uma água escassa e de má qualidade, é preciso encontrar alternativas urgentes para suprir a falta de água do Dourado e reivindicar dos gestores ações definitivas”, disse Vilton Cunha.

Currais Novos e Acari discutem problemática da água


Em uma Audiência Pública realizada nesta sexta-feira(06/10), proposta pelo Vereador Eugênio Lins(PSB), de Currais Novos, foi promovido um grande debate sobre a problemática do abastecimento e da qualidade da água no município de Currais Novos. O açude Dourado que abastece a cidade está em estado crítico.

Basta São Pedro fechar as torneiras lá em cima, que a velha problemática volta à tona em Currais Novos. A intenção da Audiência, que teve a participação de vereadores de Acari, uma vez que Barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, que abastece a cidade fica naquele município vizinho, também participaram representantes de órgãos municipal e estadual e sociedade civil, para discutir medidas e propostas que resolvessem a situação. “Currais Novos vive um colapso”, disse Wilton Dias, Coordenador Geral da Secretaria Municipal de Infra-estrutura e presidente da colônia de pescadores.

Entre os presentes na audiência, estavam o químico da Caern, representando o Governo do Estado, José Afonso; Cybelle Frazão, do IGARN(Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte); a Presidente da Câmara de Acari, Marineide Dantas; representante da Caern local, Assis Pinheiro; o Prefeito em exercício Vilton Cunha; e Edilma Dantas, da 9ª Dired, já que o evento estava dentro da Programação da Semana da Ciência e Tecnologia; entre outros.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Água e Luz na zona rural


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento convida todos os presidentes e representantes das Associações Rurais do município de Currais Novos, para participarem de uma importante reunião a ser realizada na próxima segunda-feira(08/10), às 08h, na sede da Secretaria de Agricultura, onde serão tratados os seguintes assuntos:
· Abastecimento de água na Zona Rural, através da Operação Pipa;
· Complementação do Programa “Luz para Todos”.

O Secretário de Agricultura, Geraldo Mozar, pede a todos os presidentes de associações rurais para trazerem para a reunião, o nome e o CPF das pessoas que ainda não foram contempladas com a eletrificação rural.

Participarão da reunião autoridades do Poder Executivo e uma equipe do Exército Brasileiro, que coordena a Operação Pipa em nosso município. A presença de todos os presidentes e representantes das associações rurais será de grande importância.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Canteiros da José Milanês ganha novo visual


Dando continuidade ao curso “Arte em Canteiros” da Prefeitura de Currais Novos, nessa segunda etapa, é a vez dos dois canteiros da rua José Milanês sofrer uma verdadeira transformação.

Na primeira etapa, o curso profissionalizou 20 pessoas e mudou a paisagem dos canteiros da rua Dona Germana. “Além da gente profissionalizar esses jovens, também tornamos Currais Novos, uma cidade muito mais bonita”, disse o paisagista responsável Jerônimo Alves.

Para Suélio Brasileiro, que trabalha na José Milanês, o projeto engrandece valoriza a cidade. “A idéia é louvável e ecologicamente correta, vai deixar a nossa cidade muito mais bela”, disse.

No curso, os alunos aprendem noções de plantio, mudas, aguação, além de estética. Os próprios alunos ajudam no trabalho de recuperação dos canteiros. A idéia é que todos os bairros sejam contemplados.

A prefeitura entra com curso e todo o material. Nessa segunda etapa, a equipe tem 40 pessoas envolvidas, algumas já profissionalizadas na primeira fase.

Os canteiros da Avenida Dr Sílvio Bezerra de Melo serão os próximos a receber novo visual.

Fonte: Cnagitos

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Vereador Eugênio Lins propõe Audiência Pública para debater a questão da água em Currais Novos


Currais Novos é uma das quatro cidades pólos do Rio Grande do Norte, que está promovendo a II Semana de Ciência e Tecnologia. Uma das linhas de abordagem do evento é a problemática ambiental.

Aproveitando essa onda de discursão, o Vereador Eugênio Lins propôs uma Audiência Pública, para discutir, nesta sexta-feira(05/10), a questão da água em Currais Novos. O objetivo da Audiência que terá como tema “Qualidade, Saneamento e Abastecimento de Água no Município de Currais Novos”, será provocar um amplo debate sobre a questão do abastecimento e da qualidade desse líquido precioso.

Representantes da Câmara Municipal de Acari foram convidados, uma vez que o reservatório que abastece atualmente a cidade fica naquele município. Na Audiência também acontecerão palestras com Paula Ângela, Gerente de Qualidade do Meio Ambiente da CAERN; e Cibele Frazão, Coordenadora de Gestão do IGARN (Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte).

A Audiência começará Às 9:30h, no Auditório da Escola Humberto Gama.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Contorno Viário Sai do Papel

O Prefeito em Exercício de Currais Novos, Vilton Cunha, recebeu na manhã de hoje, 01, a visita da equipe técnica da construtora ATP, empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes - DNIT, para a construção do contorno viário da cidade.

Segundo o engenheiro da empresa, Jarbas Torres, o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental - EVTEA, já foi iniciado e deverá ficar pronto em no máximo 45 dias. “Na verdade esse estudo é um conjunto de outros estudos que são desenvolvidos para a avaliação dos benefícios sociais e econômicos de uma obra com esse porte”, disse Jarbas.

Para Vilton Cunha, essa é uma obra de grande importância, pois o trânsito de Currais Novos começa a ficar saturado em algumas ruas. “Essa obra diminuirá os riscos de acidente, já freqüentes nas entradas do município; minimiza o barulho; retira o tráfego pesado das ruas, que causam buracos e danificam a rede de esgotos; e o deslocamento para quem passa de viagem, será mais rápido”, disse Vilton.

Jarbas afirmou que tão logo seja concluído o EVTEA, as obras de terraplanagem para a construção do contorno viário serão iniciadas. A estimativa é de que o novo trecho tenha 3,1 km de distância.

Campanha de Vacinação contra Aftosa


Começou nesta segunda-feira(01/10) etapa da campanha de vacinação contra aftosa. A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetalo do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte, comunica a todos os criadores de bovinos e bubalinos, que fique atento a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa/2007.

A campanha se estenderá até o dia 31 de outubro e não haverá prorrogação. Após vacinar os animais, os criadores deverão se dirigir ao escritório do IDIARN, EMATER, ou ainda a Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal de compra da vacina e CPF para fazer a declaração de vacinação dos seus rebanhos.

Todo animal em trânsito, deverá estar munido dos documentos exigidos por Lei e que, esta documentação só poderá ser emitida se o animal tiver sido vacinado.

PR recebe novas filiações





A executiva Municipal do PR (Partido da República), promoveu neste sábado (29), com boa participação do público, o primeiro Encontro Municipal do Partido.

O evento coordenado pelo vice prefeito Vilton Cunha, presidente local do partido, teve como destaque a presença do deputado federal João Maia, presidente estadual da legenda.Vilton cobrou de João Maia a continuidade do apoio em relação aos projetos para Currais Novos.

O Deputado assumiu, de público, o compromisso de continuar buscando novos investimentos para o município, e apoio irrestrito para os projetos já encaminhados como o Gasoduto Assú - Seridó, a construção da Via de contorno da cidade, BR que ligará Currais Novos a Paraíba via Frei Martinho, o programa de abastecimento de água, entre outros.


Segundo o vice prefeito Vilton, o evento do PR teve ainda o objetivo do fortalecimento da legenda visando as próximas eleições municipais, com a filiação de novos integrantes e de promover um grande debate aberto para o engrandecimento da democracia participativa no município.

De acordo com Geraldo Mozar até o sábado, o partido já tinha recebido 120 novas filiações. Entre os nomes de peso estão: Dr Eduardo Pontes, o ex-secretário de saúde André Gustavo e o ex-vereador Valdinho. O encontro também foi prestigiado pelos partidos que compõem a coligação “Avança Currais Novos”.

Arte em Canteiros: projeto recupera canteiros da cidade

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social está realizando um grande projeto de recuperação dos canteiros da cidade, onde os mesmos estão ganhando novas plantas e nova iluminação.

Nesta segunda, dia 01, a partir das 14 horas, o Projeto Arte em Canteiros, que já está em seu segundo módulo, irá recuperar o canteiro central da Rua José Milanês, no bairro Manoel Targino de Araújo.

Este curso, que está sendo ministrado pelo arquiteto Jerônimo Alves, ensina noções de paisagismo e de como lidar com as plantas, o período de agüação e como transportar corretamente as mudas.