sábado, 10 de maio de 2008

Prefeito Zé Lins anuncia atrações do Forronovos 2008

O Prefeito de Curais Novos, Zé Lins, anunciou hoje, em seu programa semanal, que vai ao ar aos sábados pelas rádios Sertaneja FM 95,1 e pela Currais Novos AM 920 Khz, às 7h:30min, as atrações do Forronovos 2008.

Considerado um dos maiores eventos juninos do interior do Estado, o Forronovos 2008, que acontecerá de 08 a 15 de junho, terá este ano grandes apresentações. Na quarta-feira, dia 11, se apresentará a Banda Cavalo de Pau. Na quinta-feira, dia 12, um grande show com um dos maiores ícones da música popular brasileira, Dominguinhos. Na sexta-feira, dia 13, teremos a banda Forró na Tora. E no sábado, dia 14, a banda Suingue do Forró. Vários artistas locais também terão seu espaço garantido, valorizando assim, nossos artistas locais.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Celso Cruz, está com quase tudo pronto para a realização do evento deste ano. “O Forronovos é uma de nossas maiores festas do nosso calendário de eventos. A festa acontecerá nos mesmos moldes dos anos anteriores com algumas novidades. Já temos confirmação de dezenas de quadrilhas matutas e estilizadas de várias regiões, inclusive de outros estados. E esperamos realizar um grande espetáculo”, disse Celso.

Além das atrações musicais, o Forronovos 2008 trará várias atrações como a tradicional Corrida da Fogueira, que no ano passado reuniu centenas de atletas de todo o Nordeste; a popular corrida de jegues e as apresentações das quadrilhas estilizadas e maturas da cidade e região.

Em sua 13ª edição, o Forronovos vem se aperfeiçoando, tornando-se a cada ano num concorrido Festival de Quadrilhas Juninas de grande repercussão, considerado um dos melhores do Nordeste, atraindo Grupos Culturais de diversas cidades do Rio Grande do Norte e dos Estados da Paraíba e Pernambuco.

Um evento que, além de promover a cultura popular, transformou-se num grande produto turístico, atraindo muitos turistas de diversas regiões, movimentando e aquecendo a economia local, nos mais diversos setores.

Como em anos anteriores, o evento contará com uma grande estrutura de palco, luz, som e arquibancada com capacidade para mais de 3 mil pessoas.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

DOMINGO – DIA 08
Abertura oficial do evento

TERÇA-FEIRA – DIA 10
Gilvan do Arcodeon e Chibata de Couro

QUARTA-FEIRA – DIA 11
Guerreiros do Forró
Banda Cavalo de Pau

QUINTA-FEIRA – DIA 12
Forrozão Deixe de Brincadeira
Dominguinhos

SEXTA-FEIRA – DIA 13
Banda Toalha Rendada
Forró na Tora

SÁBADO – DIA 14
Banda Sucessos do Forró
Banda Suingue do Forró

Açudes Públicos recebem alevinos

Os açudes Públicos Úrsula Medeiros, na comunidade São Sebastião; Açude do Catunda, na comunidade Pau Leite; e o Açude do Dourado, receberam na manhã de hoje, dia 08, mais de 82.000 mil alevinos de tilápia do nilo.

A doação faz parte do programa Peixe nos Açudes, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Currais Novos, DNOCS e Colônia de Pescadores do município.

Segundo Wilton Dias, presidente da colônia dos pescadores, “esta ação é de grande importância para essas comunidades, pois irá beneficiar centenas de famílias, que poderão usufruir da pesca nos próximos meses”, disse.

Ainda segundo Wilton, esta ação continuará acontecendo gradativamente, de acordo com a produção dos alevinos na estação de piscicultura do DNOCS, em Caicó. “Até o fim de julho, todos os açudes públicos do município de Currais Novos serão povoados com estes alevinos”, concluiu Wilton.

A tilápia tem características importantes como a facilidade de adquirir peso em pouco espaço de tempo, o valor nutricional e a garantia da comercialização no comércio local.

A maioria dos nutricionistas classifica a tilápia como um alimento de fácil acesso e baixo custo. Além de ser uma carne branca e saborosa, possui alto valor biológico que contém em sua composição proteínas e ácidos graxos.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Centro de Artesanato recebe visitantes









Na noite da última quinta-feira o Centro de Artesanato e praça de alimentação Governadora Wilma de Faria, recebeu os convidados para o lançamento das suas mais novas peças. A população foi conhecer de perto o trabalho feito pelos artesãos currais novenses .Em um coquetel especial, servido pela boa música brasileira, do Fabryzio e Chaguinha do Sax, as mães locais também foram homenageadas com sorteio de brindes, oferecidos pelo centro.



As peças são confeccionados por profissionais das 03 associações da cidade, os produtos variam de peças decorativas a confecções bordadas a mão. Produtos que encantam os clientes, por serem de alta qualidade e exclusivos.


Segundo a artesã Izabel Elvira, o centro valorizou muito os trabalhos produzidos no município, mas ela também se mostra crítica ao que diz respeito ao reconhecimento da população local.” Os currais novenses precisam valorizar ainda mais o nosso trabalho, o centro de artesanato foi criado para os artistas da terra, e precisa ser ainda mais apreciado pelos moradores da cidade, sou artesã há 20 anos e hoje o centro é um sonho realizado” disse, Izabel.


O centro de artesanato está esperando seus clientes para os dia das mães, estará aberto durante todo o dia de sábado, das 08 da manhã as 9 da noite

População de Currais Novos receberá obras no dia 30 de maio

Dia 30 de maio de 2008. Essa data ficará guardada na memória do povo currais-novense. Essa data foi escolhida pela Prefeitura para entregar a Currais Novos várias obras de grande importância para a população.


Serão inaugurados de uma só vez, os três novos conjuntos habitacionais, denominados Conjunto Ananília Salustino Soares (Dona Niná Salustino), no bairro Dr. Sílvio Bezerra de Mello; Conjunto Imaculada Conceição, no bairro Dr. José Bezerra (Promorar); e Conjunto Prefeito Gilberto Lins, no bairro Paizinho Maria. Ao todo serão entregues 437 moradias, que foram construídas numa parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, beneficiando cerca de 3000 pessoas. Outras 150 deverão ficar prontas até dezembro próximo e 109 serão entregues ainda no primeiro semestre de 2009. Essas últimas serão construídas para substituir casas de taipa na zona rural do município.


Outras obras de grande importância também serão entregues no próximo dia 30.


RODOVIÁRIA

A Rodoviária Engenheiro Elísio Galvão, que foi totalmente reformada e ampliada, foi equipada com rampas para possibilitar a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, o prédio, que foi construído no início da década de 80 e nunca havia passado por uma reforma, ganhou um restaurante no piso superior e teve toda sua parte hidráulica substituída, ganhando inclusive, chuveiros nos banheiros para um atendimento total aos seus usuários. A nova rodoviária, agora muito mais bonita, voltará a receber os visitantes de várias cidades do Estado e até mesmo de outras regiões, oferecendo um ambiente muito mais bonito e confortável para os turistas que vêm conhecer a terra de Sant’Ana.


MERCADO

O Centro de Abastecimento Nerival Araújo, conhecido como Mercado Público, também será entregue à população. Totalmente reformado e ampliado, o novo mercado recebeu equipamentos modernos, como é o caso das duas câmaras frigoríficas. Na parte física, todo prédio foi recuperado. Desde o piso, passando por colunas, até o telhado. Os banheiros, que estavam bastante danificados pela ação do tempo, tiveram suas peças e louças substituídas. Os balcões de atendimento também foram permutados por novas estruturas em granito, ganhando cada um, bacias em aço inox. A grande novidade ficou por conta da praça de alimentação, inexistente até então. Construído em 1984, na administração do então prefeito José Dantas, o Mercado Público Nerival Araújo também nunca havia passado por uma reforma.


ATERRO

O novo aterro controlado de resíduos sólidos que está sendo construído para substituir o antigo lixão da cidade, também será inaugurado no próximo dia 30.


O início da operacionalização do aterro irá por fim a quase 30 anos de desrespeito ao meio ambiente. Localizado a uma distância de aproximadamente 5 km do município, à margem esquerda da RN 047, em direção ao município de Lagoa Nova, o novo aterro tem uma área total de 23 hectares - 04 (quatro) vezes maior do que a área do atual lixão, que se encontra no Parque Industrial, na BR 427, que é inferior a 05 (cinco) hectares, terá uma vida útil e operacional que vem a ser superior a 30 anos, dependendo da sua operacionalização. A Prefeitura também não esqueceu daqueles que retiram do lixo, seu sustento. As Secretarias Municipais da Assistência Social e da Agricultura e Meio Ambiente vêm realizando um grande trabalho educativo e de conscientização. Já foi inclusive, criada uma associação para que os catadores possam se organizar e se preparar para a nova realidade que irão encontrar no novo aterro.


Lá, eles não serão mais catadores e sim agentes ambientais, pois irão trabalhar na implantação de um projeto piloto de coleta seletiva. Vão usar fardas, carroças padronizadas, além de equipamentos de segurança. “Esse novo equipamento trará grandes benefícios à população da cidade. A reivindicação pela retirada e extinção do antigo lixão é bastante antiga. Pela primeira vez, Currais Novos está adotando uma política séria em relação ao meio ambiente e é uma das únicas cidades no Estado a ter essa preocupação com o destino dos resíduos sólidos”, disse o prefeito Zé Lins.


NAMI

A Prefeitura de Currais Novos e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social também estarão entregando no próximo dia 30, o Núcleo de Assistência da Mulher e do Idoso – NAMI. Uma proposta inovadora que tem como objetivo oferecer um espaço humanizado para que mulheres e pessoas idosas sintam-se encorajadas, num local apropriado, para fazer suas denúncias. A Secretaria estadual entra na iniciativa com espaço físico, no caso de Currais Novos, uma sala na delegacia local. A prefeitura participa do programa com a oferta de assistente social, psicólogo e equipamentos.

Para esse mutirão de inaugurações, a Governadora Wilma de Faria e toda sua comitiva, confirmou presença em Currais Novos. Mas não pára por aí. Muito ainda está sendo feito, como é o caso do novo abatedouro público e do pórtico na entrada da cidade. Assim como a nova creche que será construída no Parque Dourado e do teatro municipal que em breve, deverão ter as ordens de serviço assinadas.

Todas essas importantes obras demonstram a preocupação da atual administração em oferecer a população de Currais Novos, melhores condições de vida. Resgatando a dignidade do seu povo, ampliando e aperfeiçoando os serviços prestados a população, por ações de fomento à geração de trabalho e renda, como também a criação de condições para atrair novos investimentos para resgatar e fortalecer o desenvolvimento, fazendo valer cada centavo arrecadado.




quinta-feira, 8 de maio de 2008

Centro de artesanato realiza coquetel especial


Na noite desta quinta-feira (08/05) o Centro de Artesanato e praça de alimentação Governadora Wilma de Faria, realiza um coquetel com música ao vivo. Na ocasião os expositores estarão lançando suas novas peças, levando ao público tudo que há de novo no mundo do artesanato local.


A noite também contará com uma atenção especial as mães de Currais Novos, já que no domingo (11/05) elas comemoram seu dia. Para abrilhantar ainda mais o evento, o coquetel contará com a presença de Chaguinha do Sax, que levará a boa música brasileira a todos os presentes.



Todos estão convidados a marcarem presença ao evento, que terá ínicio a partir das 18:30.

Prefeitura entrega primeiras unidades habitacionais

As 161 novas unidades habitacionais do novo conjunto habitacional do bairro Dr. Sílvio Bezerra de Melo estão prontas, a espera de seus moradores que, a partir de hoje, começam a ocupar suas novas residências.


As empresas Canteiros e AHB vencedoras das licitações realizadas pela CAERN e COSERN respectivamente, concluíram os trabalhos para implantação da rede de abastecimento de água e esgotos e da rede elétrica.


As primeiras famílias a se beneficiarem com as novas unidades são as 20 famílias que ficaram desabrigadas por causa das fortes chuvas caídas no mês de abril e que estavam, em caráter emergencial, abrigadas no ginásio de esportes Cortezão, no mesmo bairro.


Durante todo o dia de hoje, toda a equipe de assistentes sociais do município estarão à disposição destas famílias, para ajudá-las na mudança para as novas moradias.


Essas casas são um sonho antigo dos moradores daquele bairro, especialmente daqueles que viviam na famigerada favelinha. Esses aguardam ansiosamente há cerca de vinte anos, por uma moradia decente e somente agora, no maior projeto habitacional já realizado na história de Currais Novos, os barracos e casas de taipa saem de cena e dão lugar a uma moradia digna.


Até dezembro serão entregues pela atual administração quase 600 unidades habitacionais e outras 109 estarão em fase de construção, resolvendo o problema do déficit habitacional no município que já perdurava por quase uma década.

Prefeitura realiza leilão de carros usados

No próximo sábado, dia 10, a Prefeitura Municipal de Currais Novos realizará mais um leilão para a venda de veículos e máquinas usados de sua propriedade. Ao todo serão leiloados 06 lotes entre veículos leves, pesado e uma moto-niveladora.


Segundo o Secretário Municipal de Infra-Estrutura e Serviços Urbanos, José Francisco, o leilão se dará em virtude da comprovação de que os tais veículos estão, em sua maioria, gerando um alto custo de manutenção.


De acordo com o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal, que autorizou a venda dos bens, todo o dinheiro arrecadado com o leilão será destinado à compra de novos veículos, renovando a frota e reduzindo custos com manutenção, peças, serviços e combustível, visto que os veículos novos têm garantia de fábrica e não gastam tanto combustível quanto os antigos.


O leilão, que ficará sob a responsabilidade do leiloeiro público oficial Rui Bastos Guardiola, será realizado na Secretaria Municipal de Infra-estrutura, a partir das 9h e 30 min.


Este será o segundo leilão que a atual administração irá realizar. O primeiro aconteceu ainda em 2005, quando foram leiloados vários veículos e máquinas sucateados.


O dinheiro da venda desses veículos usados, que dentro em breve estará disponível nos cofres municipais, será utilizado na compra de novos veículos que serão de grande utilidade para a administração municipal, na prestação de serviços à comunidade.


RELAÇÃO DE BENS


01

Um veiculo tipo Parati 16V, ano/modelo 1998/1999, cor prata, combustível de uso gasolina, renavam 713002921, placa MXO-0572.

02

Um veículo tipo PARATI TOUR, ano/modelo 2002/2002, cor prata, combustível de uso gasolina, renavam 776885987, placa MXZ-1993.

03

Um veiculo tipo Ford Escort GL 1.6, ano/modelo 2002/2003, cor branca, combustível de uso álcool, renavam 797605100, placa MZD-7880.

04

Toyota/Fielder, categoria oficial, placa MYP-4418, renavam 863222676, chassi 9BR72ZEC268609343, ano/modelo 2005/2006, cor prata, completo, combustível de uso gasolina.

05

Um veículo Caminhão Caçamba tipo IMP/CHEVROLET, ano/modelo 1980/1980, cor laranja, combustível de uso gasolina, renavam 175253706, placa MXO-0943.

06

Uma Motoniveladora marca Caterpillar, ano 1974, modelo 120 série “B”, de fabricação nacional, motor a diesel, alternador 125 HP, lâmina de 3,60m, com bordas cortantes de aço DH-2, cabine aberta.

Estarão habilitados a participar do leilão, qualquer pessoa física ou jurídica, apresentando até 15 minutos antes de iniciar o leilão, cópias dos documentos pessoais e da empresa, devidamente autenticados.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Currais Novos sedia mais uma competição de atletismo

A cidade de Currais Novos sediará no próximo fim de semana, mais uma importante competição de atletismo. O II FESTIVAL DE ATLETISMO DO “PROJETO DE INICIAÇÃO AO ATLETISMO”, tem como proposta atender especialmente os atletas que estão iniciando no atletismo e desejam ingressar nesta modalidade esportiva.

A competição começará as 07h30min da manhã no Estádio Municipal Cel. José Bezerra e deve contar com a participação de cerca de 150 atletas de Currais Novos e cidades vizinhas como Cerro Corá, Lagoa Nova e Cruzeta, com atletas das categorias de Pré-mirim: 09 a 10 anos; Mirim: 11 aos 13 anos; e Infantil: 14 e 15 anos.

O Projeto de Iniciação ao Atletismo da Prefeitura de Currais Novos tem como objetivo oportunizar aos atletas de nossa cidade o direito de participar de eventos que vise à obtenção de lazer e saúde como também a descoberta de novos talentos.

PROVAS DA COMPETIÇÃO:

PRE-MIRIM: 50m e 400m rasos (salto em distância);

MIRIM: 75m e 600m rasos, 1500m Marcha Atlética, Lançamento da Pelota;

INFANTIL: 75m e 1000m rasos, Lançamento do Disco.

CNBB quer arrecadar R$ 1 milhão para vítimas de enchentes no NE



Um milhão de reais. É o total que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNB) e a Cáritas Brasileira pretendem arrecadar com a Campanha SOS Nordeste para ajudar às famílias afetadas pelas enchentes deste ano. São mais de 700 mil famílias nordestinas que passam por dificuldades por causa das fortes precipitações que caem desde março na região. Só no Ceará, 316.925 pessoas já foram afetadas pelas chuvas em 48 municípios, segundo o boletim de ontem da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Estado.



A campanha, que ficará aberta até o dia 10 de julho próximo, foi anunciada ontem, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja (CPMMI), pela assessora técnica da Cáritas Regional do Ceará, Patrícia Amorim, e pelo bispo diocesano de Limoeiro do Norte, dom José Häring, responsável pelas Pastorais Sociais no Regional Nordeste I da CNBB. Ela disse que, numa primeira fase, a campanha vai prestar socorro imediato junto com a Defesa Civil. "Vamos verificar como estão as famílias, fazer um diagnóstico para saber as reais necessidades e fortalecer as comissões municipais".



Patrícia Amorim informou que a segunda fase da campanha de solidariedade ao povo nordestino será para a reconstrução do que foi perdido. "As casas destruídas são de responsabilidade do poder público, mas vamos reconstruir as alternativas de convivência com o semi-árido como as cisternas e poços, os meios produtivos (lavouras, criação de animais) e o monitoramento da aplicação dos recursos públicos. Saber como serão aplicados".



A terceira e última fase da campanha vai ser para as ações preventivas como a preservação das bacias hídricas. "Nós trabalhamos em articulação com equipes de outros órgãos e a intenção é que as comunidades (afetadas pelas enchentes) tenham acesso à vida digna. Essa é a perspectiva da Campanha", completa Patrícia Amorim.



Solidariedade

O bispo diocesano de Limoeiro do Norte, dom José Häring, disse que a idéia da campanha surgiu durante a 46ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Itaici (SP). Segundo ele, todos os religiosos presentes ficaram tocados pela situação difícil nas estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Lembrou que foi redigida uma nota de solidariedade e os bispos convocaram a sociedade para se empenhar em favor das famílias que perderam parentes, suas moradias, plantios e rebanhos

terça-feira, 6 de maio de 2008

Blog Tudo sobre Politica ultrapassa os 10 mil acessos

O Blog Tudo Sobre Política ultrapassa os seus 10 mil acessos. Um veículo com menos de um ano, vem desenvolvendo sua importante função de deixar os seridoenses bem informados sobre o cenário político potiguar.

Os blogs são um novo meio de comunicação, aderido entre várias empresas e pessoas já que é um veiculo prático, e totalmente democrático. Esses veículos são a sensação do momento e dispõem de um espaço onde o leitor pode expressar sua opinião a respeito do conteúdo publicado, e como qualquer outro veículo respeitando, eticamente, a sua linha editorial.

O Blog Tudo Sobre Política, é atualizado duas vezes ao dia, informando o que anda acontecendo em Currais Novos e em todo Estado. Seguindo uma linha de nunca denegrir nome de ninguém, a missão do TSP é a mesma de qualquer veiculo de comunicação, é deixar seus eleitores por dentro de tudo que está acontecendo no meio político.


Todos que compõem o “Tudo Sobre Política” ficam sempre felizes com a quantidade de acessos diários, sendo inclusive, fonte de informação para blogs da região. O TSP recebe sempre a interação de leitores de todo Estado e agradece imensamente o carinho de todos, pelos os acessos.


Vem ai a festa de um ano!!!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

REFIS 2008: contribuintes em atraso tem até o fim deste mês

Com o objetivo de promover a regularização de débitos fiscais municipais provenientes de ISS, IPTU e Alvará de Licença para Localização e Funcionamento dos cidadãos currais-novenses, a prefeitura de Currais Novos lança o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS 2008.

Com o REFIS os contribuintes que estão em atraso com os tributos municipais poderão parcelar débitos em até 30 parcelas e ter redução de juros e multas que chegam a 100%.

A consolidação dos débitos obedecerá aos seguintes percentuais de redução nos valores de acréscimos legais, combinado com o número de parcelas:

I - de 100% (CEM POR CENTO) e recolhimento do saldo em parcela única, ou em até 05 (CINCO) parcelas;

II - de 80% (OITENTA POR CENTO) e recolhimento do saldo em até 10 (DEZ) parcelas mensais;

III - de 50% (CINQÜENTA POR CENTO) e recolhimento do saldo em até 20 (VINTE) parcelas mensais;

IV - sem redução nos juros e nas multas, se o recolhimento for efetuado em até 30 (TRINTA) parcelas.

Criado pela atual administração em 2005, o programa vem sendo reeditado a cada ano devido à grande procura dos contribuintes.

Para aderir ao programa, o contribuinte, deverá preencher e assinar o requerimento padrão disponibilizado na Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento. Os documentos necessários para a adesão são:

· Carteira de Identidade (cópia autenticada);

· CPF (cópia autenticada);

· Ato constitutivo e de última alteração da pessoa jurídica, a fim de comprovação de responsável pela representação (cópia autenticada);

· Comprovação de protocolo de pedido de desistência de ação judicial referente aos débitos a serem incluídos, assim como do pagamento de despesas e custas judiciais respectivas (quando for o caso);

· Comprovação do recolhimento da única ou primeira parcela.

O secretário de finanças José Pajeú ressalta que estar adimplente com os tributos municipais é essencial para qualquer empreendedor que queira viabilizar seus negócios. Ele lembra ainda que, ao aderir ao REFIS, o contribuinte poderá retirar Certidão Positiva com Efeito de Negativa, desde que se mantenha adimplente com o parcelamento e demais obrigações tributárias exigidas na forma da legislação vigente. “O contribuinte ganha em dobro, pois é através dos impostos pagos pela população como o IPTU, por exemplo, que o município tem condições de oferecer as contrapartidas exigidas por lei para a realização de obras de infra-estrutura urbana, como a construção do novo abatedouro, onde o município está entrando com cerca de 50% do valor da obra. Precisamos deixar isso claro para a população, principalmente porque esse dinheiro dos impostos volta em forma de investimento e melhorias para toda a comunidade”, disse Pajeú.

O contribuinte que estiver em atraso terá até o próximo dia 30 de maio para pagar a cota única ou a primeira parcela se assim preferir. O BOX da Secretaria de Municipal de Finanças funciona diariamente das 07h às 19h, na Central do Cidadão.

Prefeito Zé Lins vai representar sua categoria em Minas Gerais


O Prefeito da cidade de Currais Novos e presidente da FEMURN, Zé Lins (PSB), viajou às 11h, deste domingo, para a cidade de Belo Horizonte/MG.

Na oportunidade Zé Lins, estará representando todos os Prefeitos do Rio Grande do Norte, em um encontro Nacional de Prefeitos.

O seu retorno estar previsto para nesta quarta feira(07/05). Durante o periodo da viagem estará assumindo a Prefeitura, interinamente, o Vice-Prefeito Vilton Cunha (PR).