sábado, 12 de janeiro de 2008

Centro de Artesanato é um sucesso




O Centro de Artesanato e praça de alimentação Governadora Wilma de Faria em pouco tempo de funcionamento, pode- se dizer que virou um dos pólos de venda das artes locais. Funcionando durante toda a semana, o Centro já atraiu vários turistas e curiosos para conhecer além da cultura curraisnovense, um dos cartões postais do municipio.


O espaço que vem atraindo dezenas de turistas de outras cidades e até de outros estados, como Recife, Ceará, Minas Gerais entre outros. Contém uma grande diversidade de produtos feitos pelos artesãos da cidade. Os produtos vão de panos de prato até artigos de decoração muito bem trabalhados com muito requinte e bom gosto. Os artistas produzem suas obras, entregam nas associações, e de lá as peças são encaminhadas para o Centro, onde passam por uma avaliação feita pela Coordenadora de turismo, Socorro Góis, para serem apresentadas ao público.


O Centro de Artesanato só recebe peças dos artesãos curraisnovenses, é uma exclusividade para eles apresentarem as obras, onde muitas veses os lugares usados antigamente não lhes davam tanta visibilidade para venderem os produtos.Os turistas nunca saem sem comprar alguma coisa, os produtos mais procurados pelos visitantes são as camisetas que estampam o nome da cidade, ou algum lugar turístico como os Apertados ou a Mina Brejui, por exemplo.



O espaço que tem horário de funcionamento das 09 até as 21. Já recebeu uma comitiva de Portugueses, os Prefeitos lusitanos vinheram conhecer a cidade em convite do Prefeito Zé Lins, e aproveitaram para conhecer o Centro, onde ficaram encantados com a diversidade e a beleza das peças. Outro grupo foi o de alemães, em visita ao estado vinheram a Currais Novos apreciar suas belezas e o mais novo pólo de artesanato da região.


"O Centro de artesanato é um grande sucesso, o contato com o público está ótimo" disse a funcionária do local, Ednalva da Silva.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Prefeitura recupera gramado

O Potyguar de Currais Novos e o ABC Futebol Club já poderão contar amanhã com uma boa estrutura para a primeira partida que será realizada pelo Campeonato Estadual de Futebol, no Estádio Municipal Cel. José Bezerra.

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Infra-estrutura, realizou uma ampla reforma nas instalações elétrica e hidráulica do estádio. O gramado, que foi totalmente recuperado, também recebeu uma bomba centrifuga para irrigação.

O Cel. José Bezerra, que foi totalmente reformado no início da atual administração, passando por uma pintura e restauração da parte física, tem capacidade para receber 1500 pessoas sentadas.

TRE anuncia que mais de 40 mil potiguares podem disputar eleições

Cerca de quarenta mil eleitores se filiaram a um dos 27 partidos políticos registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) em 2007. Os dados foram atualizados no dia 8 de janeiro.O número de filiados em todo o país chegou, em novembro de 2007, a 12.398.639, em um total de 127.218.165 de eleitores, de acordo com dados do próprio TSE.
Dentre os grandes partidos, o Partido da República (PR) lidera no Estado com 4.664 filiados em 2007, seguido do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 3.436.

Natal tem o maior número de filiados com 1.793, seguido de Mossoró com 1.025, Guamaré 882, Caraúbas 591, João Câmara 579, Parnamirim 559, Caicó 558, Macau 534 e São Gonçalo do Amarante 518. O Rio Grande do Norte possui 2.124.934 eleitores.A maior legenda do Brasil ainda é o PMDB com 2.096. 121, pouco mais de 1,6% do total de eleitores. Em segundo lugar está o Partido Progressista (PP), que tem 1.279.311 filiados, seguidos do PSDB, com 1.196.881, do PT, com 1.156.247, e do Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 1.020.309.
Fonte: O Mossoroense

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Currais Novos marca presença na FIART





Produtos como os bordados, licores, o artesanato mineral, as esculturas de madeira de Luzia Dantas e a cerâmica dos Negros do Riacho representarão Currais Novos na 13ª Feira Internacional de Artesanato (FIART).

Além do Grupo Teatral do PETI, que participará do Concurso de Danças Folclóricas e Contemporâneas, dezenas de artesãos que integram as várias associações vinculadas ao Centro de Artesanato do município, também participarão da Feira Internacional.

A FIART 2008, que acontecerá no Centro de Convenções em Natal de 18 a 27 de janeiro, é o mais importante evento do gênero no calendário promocional do Rio Grande do Norte, reunindo o que há de melhor do artesanato. Tradicionalmente reúne stands de várias cidades do Rio Grande do Norte e de todos os estados brasileiros, além de países como Peru, Bolívia, Argentina, Itália, Quênia, Egito e Indonésia.

A Fiart potiguar é considerada uma das mais completas do Brasil, com quase 400 stands, mais de 1300 expositores e mais de 10.000 artesãos. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas visitem a feira este ano.

Além da comercialização de produtos, a Fiart trará apresentações de tribos indígenas; o IV Salão do Artesanato Potiguar; o IV Festival de Danças Folclóricas, buscando o engrandecimento desta arte e estimulando para que ela sempre exista e que busque novos adeptos; a Mostra da Cachaça Artesanal, que reúne produtores de cachaça de alambique dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; e a Mostra Nacional de Mamulengos Chico Daniel - o homenageado do ano.

Haverá ainda desfile de moda artesanal, apresentações folclóricas como quadrilhas juninas fora de época e shows com artistas potiguares. O salão também disponibilizará um espaço para a realização de rodada de negócios e palestras reunindo produtores e compradores em grande escala.

Amigos fazem campanha para Gercino


Todos os comunicadores da cidade, e em especial os amigos do réporter esportivo Gercino Arquilino estão em prol para ajudá-lo. Ele que sofreu um AVC no dia de natal, foi submetido a uma cirurgia de urgência, e ainda se encontra em um estado delicado. O réporter se encontra internado no Hospital Walfredo Gurgel em Natal, onde está sendo acompanhado por uma junta médica, que avalia a progressão do seu estado de saúde e a possibilidade de uma nova cirurgia.

A comunicação de Currais Novos se vê sensibilizada por um dos cronistas esportivos mais atuantes do estado. A família busca ajuda, já que a situação de Gercino não é tão simples, a mesma não tem condições de arcar com todas as despesas, os veículos de mídia da cidade estão juntos para tentarem amenizar o caso do amigo comunicador.


Um meio encontrado foi através de uma conta bancária, onde as pessoas poderão fazer suas doações. Na agência do Banco do Brasil nº 0361-1, conta corrente: 8301800-4. A mídia currais-novense se encontra em união para juntos ajudarem este profissional tão conceituado em Currais Novos.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Secretaria de Saúde Intensifica ações contra a dengue

Foto: Maziltom Galvão


A Secretaria Municipal de Saúde continua o trabalho de combate a dengue na cidade.O orgão esta tomando uma série de medidas que buscam a não proliferação da doença no município, uma das ações tomadas é a visita dos carros fumacê nas ruas, como também as visitas as residências pelos agentes endêmicos aos moradores, para que haja uma orientação maior, já que os principais focos da doença pode ser evitados com alguns cuidados domésticos.

"A população currais-novense precisa se concientizar e cooperar com o trabalho da equipe de saúde, para que juntos possamos combater com mais seriedade a doença" disse a Secretária de Saúde, Elaine Bezerra.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma farpinha....

O ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu provocou o presidente do Congresso Nacional, Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Em entrevista à Revista Piauí, Dirceu lembrou o fato de o peemedebista ter duas rádios e deu a entender que a imprensa nacional estaria sendo benevolente com o potiguar. "Ele já trocou o guarda-roupa e deve estar arrumando os dentes, e isso vai dar um trabalho danado. Esse Garibaldi tem duas rádios. E fica por isso mesmo", declarou.

Ao tomar conhecimento da entrevista, o senador Garibaldi Filho reagiu de forma enérgica. Ele disse ao Portal Terra que José Dirceu estava agindo movido pelo ódio. "Eu não tenho talento para gaiatice e para o humorismo, mas existem pessoas como José Dirceu, que estão tão possuídos pelo ódio e pelo ressentimento que confundem humor com gaiatice. Eu sou um homem bem-humorado e não será o Dirceu que irá tirar o meu humor", disse. O senador também lembrou de que o petista deveria se preocupar com seus problemas na Justiça.

Fonte: O Mossoroense

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Prefeitura declara guerra a Dengue


A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará inicio esta semana a um pacote de medidas para o controle de doenças endêmicas, principalmente a dengue.

O objetivo principal é fechar o cerco contra o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Elaine Bezerra, será adotada em Currais Novos um conjunto de medidas. “Serão diversas ações, que terão início a partir desta segunda-feira, dia 07, começando com a chegada de dois carros fumacê”, disse Elaine.

A equipe de endemias do município estará intensificando o trabalho de visitas, orientado a população para não deixarem lixo e outros materiais que possam acumular água, facilitando assim, a proliferação do mosquito.

Outras Secretarias também estão envolvidas no trabalho de combate à dengue. “A Secretaria Municipal de Infra-estrutura também irá intensificar o trabalho de coleta de lixo e de material que, infelizmente, ainda são jogados em terrenos baldios, facilitando a proliferação de insetos, como muriçocas e também o mosquito da dengue”, relata José Francisco, secretário desta pasta.

A ação, que será realizada em todos os bairros do município, se prolongará até o fim de janeiro.



Lula tenta frear alta dos juros


Além da óbvia necessidade de compensar a perda de R$ 38 bilhões, uma bolada respeitável no Orçamento de qualquer país do mundo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o "pacote da CPMF" para frear uma articulação que ganhava força no Banco Central: elevação da taxa básica de juros, a Selic.

No final de 2007, houve recrudescimento da crônica tensão entre a Fazenda e o BC. A primeira, chefiada por Guido Mantega, preocupava-se menos com o comportamento futuro da inflação. Já a turma de Henrique Meirelles começava a falar em novo endurecimento da política monetária com medo de forte reajuste nos preços em 2008.

Lula não gostou da conversa. Aumento de juros poderia quebrar expectativas positivas do empresariado, reduzir investimento e diminuir a meta de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) na casa dos 5% anuais. O presidente se lembrou de que, ao longo do cinco anos de governo, a direção do BC o contrariou algumas vezes.

Conservador na economia, Lula procura proteger a independência formal do BC. Publicamente, defende a política monetária. Quem acompanha os bastidores do governo sabe, porém, que o presidente pressiona Meirelles em conversas reservadas. Mais: Lula incentivou políticas de expansão do crédito quando o BC fazia exatamente o contrário.

Para tentar evitar alta dos juros, o presidente quis acabar logo com a incerteza sobre a substituição da CPMF. O BC aguardava essa solução para dosar sua política.

Em reunião com Lula na quinta-feira, Meirelles reconheceu que o pacote de medidas para compensar a perda da CPMF contribuiria para evitar nova subida dos juros. Se houver uma grande crise mundial, é óbvio que isso mudará de figura.

Gente graúda do mercado financeiro, por exemplo, considerou engenhosa a solução que Mantega adotou para compensar a CPMF. O aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) elevará o custo das operações de crédito e isso deverá diminuir a expansão da tomada de empréstimos no país. Um dos efeitos será menor pressão inflacionária. A alta do IOF pesará mais sobre o crédito do que pesava a CPMF.

Por ora, portanto, parece mesmo afastada a possibilidade de alta da Selic, que está em 11,25% ao ano. O período de manutenção da taxa nesse patamar dependerá do comportamento da economia do mundo e do Brasil ao longo de 2008.

Lula e Mantega apostam num cenário mais positivo. Analistas do mercado financeiro avaliam que, na melhor das hipóteses, o BC reduzirá a Selic em 0,25 ponto percentual por três vezes em 2008. O presidente e seu ministro da Fazenda acham que deram uma contribuição nesse sentido ao editar o "pacote da CPMF".

Fonte: O Diário de Natal