sexta-feira, 4 de julho de 2008

Lançada a Festa de Sant’Ana 2008 em Natal






Em uma noite de muita festa, foi dado o ponta pé inicial, nesta quarta-feira(02/07), na AABB, na capital do Estado, da Festa da Padroeira de Currais Novos, que esse ano comemora 200 anos. Centenas de currais-novenses participaram do lançamento, que teve a participação de varias autoridades, entre elas, o pároco Welson Rodrigues, o diretor da CDL Manoel Filho, o prefeito Zé Lins, e os candidatos a vice-prefeito Vilton Cunha e Milena Galvão.


O padre Welson falou dos dois centenários da festa e lembrou nomes que marcaram a história dessa tradicional festa religiosa, entre elas, o Monsenhor Ausônio e Monsenhor Paulo Herôncio e o saudoso padre Cortez. O pároco lembrou também do Capitão Cipriano Lopes Galvão, o grande responsável pelo o início de toda essa história. “Cipriano iniciou essa festa na região”, encerrou o pároco, convidando todos os currais-novenses para participar da festa deste ano.


Para o prefeito Zé Lins esse ano a tradição de uma grande festa será mantida. “Não tenho dúvidas que será uma grande festa, abençoada por Sant’Ana”, falou.


A princesa do Seridó também recebeu um presente especial. O músico natalense Carlo Zens, que definiu a cidade como “muita artística com grandes valores culturais”, foi seduzido, e em passagem pela cidade, compôs diante do Cristo Redentor, uma bela música, que leva o nome da cidade. “Senti-me inspirado nas idas e vindas a Currais Novos, a emoção falou mais alto”, afirmou Zens. À noite foi animada ao som da banda Mistura Fina e Carlos Zens. Os presentes também se emocionaram com a apresentação do grupo teatral Adoleart, do PETI.


No próximo domingo será a vez de Currais Novos, o lançamento acontecerá, no salão nobre da Prefeitura, logo após a missa.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Ao menos 88 senadores e deputados disputam eleições

Pelo menos 88 congressistas dividirão, de julho a outubro, os trabalhos no Congresso com suas campanhas a prefeito ou a vice-prefeito. Com o encerramento das convenções dos partidos no país, foi constatado que dos 513 deputados, 79 concorrerão a prefeito e seis a vice.No Senado, só 3 dos 81 senadores disputarão. Em comparação com 2004, a variação é pequena. Naquele ano, 85 deputados e cinco senadores disputaram as eleições.


O PT é recordista em número de congressistas candidatos (17), e a Bahia é onde haverá a maior concentração de deputados em busca de votos para prefeito e vice: dez. Entre eles, estão Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) e Márcio Marinho (PR). No Congresso, são adversários, mas no palanque baiano se tornarão aliados, ACM Neto é candidato a prefeito e Marinho é seu vice.


Há cidades em que quase toda a bancada entrou na disputa, caso de São Luís (MA), onde seis deputados concorrem: Cléber Verde (PRB), Flávio Dino (PC do B), Gastão Vieira (PMDB), Pedro Fernandes (PTB), Pinto Itamaraty (PSDB) e Waldir Maranhão (PP).


No Rio, cinco congressistas estão na disputa: o senador Marcelo Crivella (PRB) e os deputados Solange Amaral (DEM), Chico Alencar (PSOL), Fernando Gabeira (PV) e Filipe Pereira (PSC). Em Porto Alegre, 3 dos 4 parlamentares candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar nas pesquisas atrás do prefeito José Fogaça (PMDB): Maria do Rosário (PT), Manuela D'Ávila (PC do B) e Luciana Genro (PSOL). Disputa também Onyx Lorenzoni (DEM).


Se em alguns Estados há muitos concorrentes, como no Rio e em São Paulo (9), em Mato Grosso do Sul nenhum congressista quer a prefeitura.No Rio Grande do Sul são 8; no Maranhão, 7; em Pernambuco e Minas Gerais, 5 cada.


Os congressistas têm a vantagem de manter todos os benefícios do cargo, já que não são obrigados a se licenciar para concorrer. Só a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), candidata em Macapá, se afastou. As TVs Câmara e Senado continuarão transmitindo os discursos em plenário ao vivo.


Fonte: Folha Online