sexta-feira, 21 de março de 2008

Trabalho de recuperação da fachada do cemitério continua

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social está dando continuidade ao curso Arte em Mosaicos.

Esta semana, uma nova turma iniciou a recuperação da última parede da lateral esquerda do Cemitério Público de Sant’Ana.

No local serão inseridas figuras e imagens sacras, através da arte em mosaicos e posteriormente, uma iluminação especial, dará um charme especial ao local que passou a ser um dos pontos turístico mais visitados da cidade.

Em 2006, toda a fachada frontal e da lateral direita do cemitério foi reformada, ganhando um visual diferente, nunca antes visto pelos currais-novenses. Figuras, que representam a via-crúcis de Jesus Cristo, numa séria de 14 quadros que representam as principais cenas da Paixão de Cristo foram trabalhadas por alunos e artesãos do primeiro curso de arte em mosaicos, realizado pela Prefeitura de Currais Novos.

Funcionários municipais compraram peixe mais barato

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, adquiriu mais de 4 mil quilos de peixe, do tipo corvina “A”.

Mais de 1200 funcionários públicos municipais puderam comprar o tradicional peixe da Semana Santa a preço de custo e o valor será descontado no contra-cheque do mês de abril.

Cada servidor teve direito a adquirir até 20 kg, ao preço de R$ 6,44.

Secretário anuncia REFIS 2008

O Secretário Municipal de Finanças, José Pajeú, anunciou no último sábado(15/03), durante o programa Bate Papo com o Prefeito, que vai ao ar pela Rádio Sertaneja FM e pela Rádio Currais Novos, que o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS 2008 está pronto.

O REFIS tem como objetivo promover a regularização de débitos fiscais municipais provenientes de ISS, IPTU e Alvará de Licença para Localização e Funcionamento. Com o REFIS os contribuintes que estão em atraso com os tributos municipais poderão parcelar débitos em até 30 parcelas e ter redução de juros e multas que chegam a 100%.

A consolidação dos débitos obedecerá aos seguintes percentuais de redução nos valores de acréscimos legais, combinado com o número de parcelas:
I - de 100% (CEM POR CENTO) e recolhimento do saldo em parcela única, ou em até 05 (CINCO) parcelas, com o pagamento da 1ª parcela até 30 de maio de 2008.
II - de 80% (OITENTA POR CENTO) e recolhimento do saldo em até 10 (DEZ) parcelas mensais;
III - de 50% (CINQÜENTA POR CENTO) e recolhimento do saldo em até 20 (VINTE) parcelas mensais;
IV - sem redução nos juros e nas multas, se o recolhimento for efetuado em até 30 (TRINTA) parcelas.

O Projeto de Lei que reedita o REFIS 2008 foi enviado à Câmara Municipal na semana passada, onde foi aprovado por unanimidade e foi sancionada hoje pela manhã, sob o número de Lei 1.835, de 17 de março de 2008.

Criado pela atual administração em 2005, o programa vem sendo reeditado a cada ano devido à grande procura dos contribuintes. Para aderir ao programa, o contribuinte, deverá preencher e assinar o requerimento padrão disponibilizado na Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento. Os documentos necessários para a adesão são:
· Carteira de Identidade (cópia autenticada);
· CPF (cópia autenticada);
· Ato constitutivo e de última alteração da pessoa jurídica, a fim de comprovação de responsável pela representação (cópia autenticada);
· comprovação de protocolo de pedido de desistência de ação judicial referente aos débitos a serem incluídos, assim como do pagamento de despesas e custas judiciais respectivas (quando for o caso);
· comprovação do recolhimento da única ou primeira parcela.

O secretário de finanças José Pajeú ressaltou que estar adimplente com os tributos municipais é essencial para qualquer empreendedor que queira viabilizar seus negócios. Ele lembra ainda que, ao aderir ao REFIS, o contribuinte poderá retirar Certidão Positiva com Efeito de Negativa, desde que se mantenha adimplente com o parcelamento e demais obrigações tributárias exigidas na forma da legislação vigente. “O contribuinte ganha em dobro, pois é através dos impostos pagos pela população como o IPTU, por exemplo, que o município tem condições de oferecer as contrapartidas exigidas por lei para a realização de obras de infra-estrutura urbana, como a construção do novo abatedouro, onde o município está entrando com cerca de 50% do valor da obra. Precisamos deixar isso claro para a população, principalmente porque esse dinheiro dos impostos volta em forma de investimento e melhorias para toda a comunidade”, disse Pajeú.

Prefeitura apoia a Escola Familiar Agrícola

Fonte: Cnagitos
Já está em funcionamento, na comunidade Trangola, município de Currais Novos, o Centro de Formação da Escola Familiar Agrícola por Alternância do Trangola (CEFFAT).

O nome é grande, mas a idéia é fantástica e consiste na formação em técnico agrícola, no caso da unidade de Currais Novos, de filhos de agricultores com ensino médio completo. O objetivo principal é capacitar os jovens para desenvolver em suas próprias comunidades projetos que possam alavancar o desenvolvimento, e por conseqüência, incentivar a sua permanência no campo.

A unidade de Currais Novos está em funcionamento desde o dia 10 de março, e tem 65 alunos matriculados, divididos em duas turmas que se revezarão a cada 15 dias, em sistema integral. A primeira turma tem 35 alunos, 10 do município de Currais Novos e 25 de Lagoa Nova. A segunda turma que começará as aulas na próxima segunda-feira (24/03) terá mais 30 alunos, sendo filhos de agricultores do município de Currais Novos, São Vicente e Cerro Cora.

O curso terá 2.130 horas/aulas mais 700 horas de estágio, com disciplinas em diversas áreas como agropecuária, agricultura, pecuária, avicultura, caprinocultura, suinocultura, apicultura, além de irrigação, mecanização do campo, drenagem, entre outros. Os professores serão técnicos da Emater, do Banco do Nordeste, das Secretarias Estadual e Municipal e homens do campo da região com projetos bem sucedidos, como é o caso do menino John Lenon, ganhador dos últimos prêmios na área de caprinocultura, que ensinará como fazer sucesso com a criação de caprinos.

Para a coordenadora da Escola Ivete Bráz, todos os alunos estão entusiasmado e já pensando em implantar projetos em suas comunidades. “Eu estudava na cidade, mas não tinha nenhuma perspectiva para a minha fazenda, agora eu tenho”, disse Fernando, um dos alunos matriculados.
Ivete informou que vários parceiros estão apoiando o projeto com doações de alimentos e com a disponibilidade de técnicos e que isso está sendo de suma importância, porque é devido a eles que a escola começou a funcionar. “Nós estamos recebendo o apoio da Emater, Ceasa, Seara, Conab, Prefeitura Municipal, ainda falta muita coisa, mas tenho certeza que a escola será um sucesso e mudará a vida das comunidades rurais", disse.

A Escola Familiar Agrícola existe no Brasil dede 1960, mas só chegou ao RN em 2007. A primeira escola foi implantada em Mato Grande, no município de Touros. Currais Novos recebeu a segunda e terceira unidades, a da comunidade Trangola, e uma outra na comunidade do Povoado Cruz, de Economia Solidária, que trabalhará a agro-indústria já bem desenvolvida na comunidade. Na Cruz terá 40 alunos, que em breve começarão as aulas.

Chuvas traz alegria ao seridoense

Fonte: Cnagitos.com

As chuvas que vêm caindo nos últimos dias estão sendo suficiente para resolver o problema de abastecimento de água no Município de Currais Novos.

O principal reservatório que abastece a cidade, o açude Dourado, está, de acordo com informações do Chefe da Unidade da Caern, Assis Santos, com 80% da sua capacidade, faltando pouco mais de um metro para a sua sangria, uma situação bem diferente de um mês atrás, que estava totalmente vazio.



O Dourado tem uma capacidade de mais 10 milhões de metros cúbicos, e a última vez que sangrou foi em 1994. Assis Costa informou que a partir da próxima quarta-feira(26/03), Currais Novos já volta a ser abastecida pelo reservatório.



Já a população do Povoado Cruz, 19 km de Currais Novos, comemorou muito na madrugada desta quinta-feira(20/03), quando o reservatório que abastece a comunidade sangrou. O Açude da Cruz, como é conhecido, tem uma capacidade 3.600 mil metros cúbico, e a última vez que tinha sangrado foi no ano de 2000.

Segundo informações dos moradores do povoado, há quase dois anos a comunidade era abastecida com carros pipas. A pouca água que entrou, com as pouquíssims chuvas, ano passado, estava contaminada e imprópria para consumo. “Essas chuvas são uma riqueza para nós”, comemora “Seu” Estessel Pereira.



De acordo com os registros de "Seu" Estessel, do dia 16 até a última quinta-feira(20/03), foram registrados 249 mm de chuva no Povoado. “Serão mais cinco anos sem se preocupar com falta de água aqui”, vibra o seridoense.

A previsão é otimista com a continuação das chuvas em todo Seridó.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Lula diz "Não vou abrir mão das MPs"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última terça-feira (18) , em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), onde deu início a obras de urbanização e saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que não se sente sob ameaça do Congresso.


Lula foi categórico ao avisar que não pretende abrir mão da edição de medidas provisórias mecanismo que parlamentares contestam. “Qualquer deputado e qualquer senador sabe que é humanamente impossível você governar se não tiver medida provisória. Porque o tempo e a agilidade com que as coisas precisam acontecer muitas vezes são mais rápidos do que o tempo das discussões democráticas que são necessárias acontecerem no Congresso.


O presidente reagiu à mobilização de parlamentares de oposição, que articulam trancamento da pauta de votações por causa do excesso de MPs. “Primeiro, não tem ameaça. Eu acho que o Congresso tem de trabalhar de uma forma que se sinta bem. A medida provisória, quando foi instituída, na Constituinte de 88, ela veio porque todos nós estávamos cansados de decreto-lei.”


Lula aproveitou para ironizar opositores e exumou a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que o Senado sepultou em dezembro, ao garantir que vai superar a falta do imposto do cheque. “Se Deus quiser, a economia vai continuar crescendo este ano”, disse ao povo da Vila Popular, nos arredores de Campo Grande, que foi aplaudir o presidente e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), a quem alguns aclamaram como a sucessora de Lula na Presidência.


“Vocês sabem que no final do ano teve um grupo de pessoas lá no Senado que teve uma imaginação, eu diria, extraordinária”, ele prosseguiu. “Resolveram tirar a CPMF do governo. Isso significou menos R$ 120 bilhões para o governo até 2010, dos quais R$ 40 bilhões eram para a saúde.” O presidente contou à sua platéia e à sua maneira como os senadores rivais teriam tramado. “As pessoas diziam assim: ‘Nós não vamos deixar passar porque imagina se esse Lula tiver R$ 120 bilhões até 2010. Ele vai querer eleger o seu sucessor”.

terça-feira, 18 de março de 2008

Prefeitura realiza limpeza no Dourado



A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Serviços Urbanos, está realizando o trabalho de limpeza no açude Dourado.Durante todo o dia de hoje, vários funcionários e máquinas estiveram naquele reservatório que abastece o município, realizando o trabalho de manutenção e limpeza da área próxima ao sangradouro.

Várias árvores e o acúmulo de lixo e areia poderiam prejudicar o escoamento da água da chuva que está a se acumular e que ainda é esperada pelos currais-novenses.As recentes chuvas deixaram a população animada com a possibilidade de o açude vir a sangrar ainda este ano. Com as chuvas dos últimos dias, o Dourado já recebeu mais de quatro metros d’água e está próximo de atingir 40% de sua capacidade.

O açude estava praticamente seco e a Caern não estava mais retirando água do mesmo, já há alguns meses. A cidade estava dependendo apenas da água que vem do Gargalheiras e isso vinha dificultando muito o abastecimento urbano. Segundo funcionários da Caern, o bombeamento já pode ser reiniciado, pois o nível da água já se encontra a mais de um metro acima da comporta. Isso deverá acontecer já nos próximos dias.

ADUTORA

A nova adutora que está sendo construída pelo Governo do Estado, no trecho de Gargalheiras à Currais Novos, deverá ficar pronta já em abril e deverá duplicar a vazão do bombeamento d’água, minimizando os transtornos do abastecimento irregular dos últimos meses.

As obras de limpeza da área do sangradouro do Dourado deverão ser concluídas amanhã.

Secretário anuncia construção de casas

O Secretário Municipal de Infra-estrutura e Serviços Urbanos, José Francisco, anunciou no último sábado, dia 15, o início da construção das 79 unidades habitacionais que foram relocadas do bairro Sílvio Bezerra de Melo para o bairro José Bezerra por falta de espaço.

Essas novas unidades já contarão com o novo sistema de tratamento de efluentes através de sistema de biodigestor, que irá fazer o aproveitamento dos resíduos sólidos, que serão tratados e servirão para adubo, e os líquidos, que depois de serem devidamente tratados, serão reutilizados para determinados fins, como irrigação de fruteiras.

Com essas 79, serão 189 novas moradias que serão entregues à população somente no bairro José Bezerra.O prazo dado pela construtora responsável pela obra foi de que em 90 dias as novas moradias estarão prontas para serem entregues aos beneficiários.

Maiores informações nas Secretarias Municipais de Infra-estrutura e de Assistência Social, nos respectivos fones: 3405-2728 e 3405-2724.

domingo, 16 de março de 2008

O blog Tudo Sobre Política tem o caráter democrático, principalmente quando recebe comentários inteligentes, que só engrandece o debate político na nossa querida Currais Novos. Por isso, iremos publicar o comentário do nosso leitor Volney Liberato.

" Por quê o Senador Garibaldi Alves Filho está se preocupando tanto com as eleições municipais deste ano aqui em Currais Novos? No passado, que eu me lembre, o PMDB estadual nunca se preocupou com isso; aindas mais que nem eles, os "proprietários" do partido vinham aqui, e se não vinham, não mandavam nem uma "ana" para os "seus" candidatos. Dr. Gilberto Lins sabia disso, Zé Lins sabe e Medeiros idem.

O PMDB de Currais Novos tem que partir sozinho e independente para o pleito que se aproxima, pois caso contrário, ele murchará em seus próprios domínios.
O PMDB de Currais Novos não deve nada a Henrique Alves e nem a Garibaldi. Deve sim, a seus filiados e simpatizantes, que são o próprio partido".