sexta-feira, 23 de maio de 2008

Currais Novos realizará II Semana da Inclusão

Respeitar as pessoas com deficiência é aceitar as suas diferenças. A valorização das pessoas com deficiências, essa é a intenção da II Semana da Inclusão, que acontecerá dos dias 25 a 30 de maio, em Currais Novos.


O evento que é promovido pelo COMADE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), terá uma extensa programação e debaterá as políticas públicas para melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência. A Semana terá também a II Caminhada da Inclusão e a I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.


Várias instituições estão envolvidas na realização do evento, entre elas: 9ª Dired, Secretarias Municipais de Educação e Ação Social, Paróquias de Sant’Ana e Imaculada, Conceição, APAE, ACDF, ASPORBERN, CAPS, entre outras.


A programação da II Semana da Inclusão será dividida por pólos.


Pólo 01 – (Centro de Cridélia Bezerra) – Bairro Paizinho Maria : IVP, Socorro Amaral, Salustiano Medeiros e Centro de Saúde;


Pólo 02 – (Asporbern/Caps/Tristão de Barros/9ª Dired) – Bairro Centro: Grupo Nova Vida, CCT, EJM, Capitão Mor Galvão, Escola Nossa Senhora, Escola Humberto Gama, Francsico Rosa, AABB Comunidade, JUFRA, Pastoral da Familiar, Germinar, RCC, OFS, Abrigo dos idosos e Ministério Público;


Pólo 03 – (APAE e ACDF) – Bairro JK e Parque Dourado: Escola Ausônio Araújo, Secretaria de saúde, Grupo Vida Nova, Castelo Branco, Peti, Francisco Leônis, Escolas Silvio Bezerra, Ester Galvão, Gilson Firmino, Creche Edinólia Melo, CAIC, FUNDAC, CRAS, Casa das Famílias, Hopsital Regional Padre João Maria, Unimed, Creche JK, ACC, Pastoral Familiar, CEJA, CCI, Logos, Colégio Presbiteriano, CEFET, UFRN;


Pólo 04 – (Lions Club/APADEVIS/APASS) – Bairro Manoel Salustino e Sílvio Bezerra de Melo: Cive, Objetivo, Escolas Manoel Salustino(Mina Brejuí), Creche Criança Mundo da criança, Loja Maçônica e Faculdade do Seridó.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Divulgada a programação da Exponovos 2008





Na manhã desta terça-feira (21), o Prefeito Zé Lins recebeu a imprensa para o lançamento da XI Exponovos. O evento que acontece de 19 a 22 de junho, que este ano traz grandes novidades, e promete bater todos os recordes.


Entre as novidades deste ano, a Exposição de agropecuária trará datas diferentes do Forronovos e a parceria de instituições como CDL e Sebrae. Serão promovidos cinco eventos paralelos, inclusive com a volta do torneio leiteiro, que há dois anos, não acontecia devido as irregularidades das chuvas. Nesta edição acontecerá a V FECIS (Feira do Comercio, Indústria e Serviço), com a presença de 30 participantes; A outra novidade será a praça de alimentação, com o I Caprinosabor, festival gastronômico com pratos a base de carne de caprino. Na praça também terá a comercialização de queijos, coordenado pelo o CEFET.



A Emater, outra parceira do evento, realizará no dia 21, um Seminário sobre Tecnologia de Barragens Submersas, com expectativa de 300 participantes de toda região.No sábado, é a vez de um dos momentos mais esperados: a realização do Leilão de Bovinos. Na última edição, a Exponovos recebeu cerca de 2500 animais, a expectativa para esse ano é que a capacidade do Parque de Exposições, que é de 3500 seja totalmente lotada.



Para os organizadores, o evento será um dos maiores da região, para Ricardo Valério, coordenador de comunicação e evento da Secretaria Estadual da Agricultura, a expectativa é que a Exponovos 2008, baterá todos os recordes de participação e de negócios. “Ano passado foi negociado em torno de R$ 1,4 milhão, para essa edição, a meta é atingir R$ 2 milhões”, disse.



A comissão ainda não informou as atrações que animaram o evento.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Trekking Mandacaru de Regularidade já tem data marcada



Fotos: Maziltom Galvão

O I Circuito Mandacaru de Trekking de Regularidade que será disputado ao longo de 2008, terá sua primeira de três etapas disputadas no próximo dia 31 de maio, durante as festividades do VI Festival de Inverno da cidade de Cerro Corá.


Depois do grande sucesso das duas provas realizadas em 2007, o 51º Grupo Escoteiro Mandacaru da cidade de Currais Novos ganhou um reforço de peso para a realização do circuito. O Clube Excursionista Cotiguara, que tem em sua equipe, pessoal capacitado e com vasta experiência na realização de eventos desta natureza.


A primeira etapa do I Circuito Mandacaru de Trekking de Regularidade será disputada em terreno que envolve desde serras a trechos urbanos, num percurso cheio de obstáculos. São quase 15 km de prova, passando por estradas vicinais, rios, açudes, casas abandonadas e ruas da cidade

.

Para quem participou das provas disputadas no ano passado, terá como novidade este ano as planilhas. Segundo o Diretor de Prova, o advogado João Gustavo Guimarães, boa parte do percurso desta primeira etapa será orientada por bússola. “Tomamos esta decisão pelo fato de alguns trechos do terreno oferecer níveis de dificuldade na navegação que consideramos elevado. A orientação por bússola facilitará essa navegação, reduzindo o risco de equipes se perderem durante a prova”, esclarece José Ferreira, responsável pela planilha.


Assim como aconteceu nas provas do ano passado, o I Circuito Mandacaru de Trekking de Regularidade promete muitas emoções para quem gosta de uma boa aventura. Os participantes terão a oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre orientação, senso de companheirismo e liderança, enfrentando grandes desafios numa emocionante aventura.


O Evento, que tem como objetivo promover a prática dos esportes de aventura, bem como incentivar a prática do ecoturismo na Região, acontecerá no próximo dia 31 de maio e terá largada prevista para as 15h. “Essa é outra novidade. As provas do ano passada foram disputadas todas à noite. Este ano resolvemos inovar. As equipes largarão no fim da tarde e terão o privilégio de observar toda a riqueza natural do local. É um cenário belíssimo e tenho certeza que os participantes ficarão encantados”, disse João Gustavo, diretor de prova.


O I Circuito Mandacaru de Trekking de Regularidade tem o apoio da Prefeitura de Cerro Corá, Prefeitura de Currais Novos, do Sebrae/RN, da Mandacaru Materiais Esportivos, dos Programas Esporte e Ação da Band Natal, Motores em Ação, da TV Jangadeiro/CE, da Sidys TV a Cabo e do site esportivo Webventure.


As equipes já podem acessar o site do evento, www.circuitomandacaru.com.br, e ter acesso ao regulamento da prova, além das fichas de inscrição e médica.

Prefeito Zé Lins será recebido amanhã pelo Ministro da Educação

O Prefeito de Currais Novos e Presidente da Federação dos Municípios do RN, Zé Lins, que retornaria de Brasília na última segunda-feira(19), foi convidado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, para uma importante reunião.


Zé Lins, que na ocasião estará representando a Confederação Nacional dos Municípios, será recebido pelo ministro na manhã de terça-feira (20), e deverá retornar ao Estado na próxima quarta-feira, dia 21, aonde participará ao lado de vários empresários e dirigentes de instituições currais-novenses, de uma coletiva com a imprensa para tratar da programação da Exponovos, que este ano irá acontecer de 20 a 22 de junho.


Na audiência com o Ministro da Educação, Zé Lins tratará sobre temas relacionados ao FUNDEB e ao Financiamento do Transporte Escolar, além de outros assuntos.


Na tarde de última segunda-feira, Zé Lins participou de várias reuniões, entre as quais com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; e com a Ministra do Turismo, Marta Suplicy. O objetivo das visitas foi entregar vários projetos que o prefeito deseja implementar no município até dezembro.


Um dos desses projetos, se refere a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, e um Pronto Atendimento 24 horas. A obra, segundo o Prefeito Zé Lins, será construída ao lado da Policlínica e tem como principal objetivo, desafogar o atendimento emergencial do Hospital Regional, que já está no seu limite.


Outro importante projeto apresentado por Zé Lins, se refere a urbanização do bairro Paizinho Maria, com a conclusão do pórtico da entrada e a construção de um grande calçadão e praças. Uma obra que trará grande benefícios aos moradores daquele bairro e embelezará a entrada da cidade.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Assessoria da Prefeitura recorre ao TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), deu parecer desfavorável à aprovação das contas relativas ao exercício de 2005, do Prefeito de Currais Novos, José Lins.

De acordo com informações de Manoel Lopes, assessor jurídico da Prefeitura, o motivo da não aprovação, foi o envio da documentação incompleta, mas segundo ele, não caracteriza lesão.

A assessoria entrará com recurso de reexame, na próxima quarta-feira(21), para corrigir a documentação.

De acordo com o assessor, Currais Novos ainda tem uma outra pendência nas contas do exercício de 2000, da gestão do então prefeito Geraldo Gomes, pelo descumprimento do artigo 169, da Constituição Federal, e os artigos 19, 20, e 72 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Eugênio preocupado com o desemprego provocado pela MP 415


Preocupado com a situação de dezenas de pessoas que perderam o emprego devido a proibição da Medida Provisória 415, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos às margens das BRs, o vereador Eugênio Lins(PSB) impetrou um requerimento dirigido ao Presidente do Senado Federal Garibaldi Alves, solicitando agilidade na apreciação do Projeto de Lei, pelo Senado, que libera a venda de bebida no perímetro urbano.


No Projeto de Lei, já aprovado na Câmara dos Deputados, no último dia 23 de abril, libera a venda no perímetro urbano e prevê ainda que não será mais proibida a venda de bebidas alcoólicas nos perímetros urbanos próximos às rodovias federais: a proibição se dará nas áreas rurais próximas a essas rodovias.


Embora a MP não tenha surtido o efeito esperado, as regras para motorista ficaram mais exigentes. A partir de agora, se o motorista cometer “tragédia no trânsito, dirigir após beber, atropelar alguém na faixa de pedestre” é preso em flagrante. Para dirigir agora, é preciso revelar zero teor de álcool no organismo e não 0,6 miligramas. E a infração será gravíssima, punida com suspensão da carteira de habilitação e com multa.


Outra alteração nas regras, é a que estabelece que os crimes de trânsito serão julgados pela Justiça comum e não mais pelos juizados especiais.


“Minha preocupação é com os grandes números de desemprego causados por essa Medida Provisória”, lamenta Eugênio.


Após se apreciada no Senado, e se não acontecer nenhuma modificação, segue direto para a sanção do presidente Lula.

Prefeitura em Ação realiza mais de 13000 procedimentos

O último sábado(17/05), foi de muito trabalho para dezenas de pessoas que participaram de mais uma edição do Projeto "Ame Currais Novos – Abrace seu bairro".

Mais de 13.000 procedimentos foram oferecidos gratuitamente como: consultas médicas nas especialidades de clínico geral, pediatria, ginecologia, gastroenterologia e dermatologia; atendimentos odontológicos com exodontias, restaurações e aplicações tópicas de flúor; exames laboratoriais; distribuição de medicamentos básicos prescritos; verificação de pressão arterial; vacinação; além de atividades recreativas e esportivas para a criançada.

Médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, auxiliares, cabeleireiros, manicures e artistas participaram voluntariamente do evento que foi realizado na Policlínica da cidade durante todo o dia.

Durante todo o dia foram realizadas:

Consultas Médicas: ......................................................... 684

Atendimentos odontológicos: .......................................... 264

Receitas médicas ............................................................. 459

Medicamentos Distribuídos: ....................................... 10.013

Exames laboratoriais realizados; .................................... 152

Verificações de Pressão: ................................................. 190

Aplicações de flúor: ........................................................... 552

Escovas dentais distribuídas ............................................ 552

Cremes dentais distribuídos ............................................. 552

Coleta de material para preventivo: ................................... 19

Vacinas aplicadas ................................................................ 22

Distribuição de panfletos.................................................... 182

TOTAL DE ATENDIMENTOS ..................................... 13.182

A equipe de endemias também participou da ação, prestando esclarecimentos e orientando a população como ficar livre do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

Currais Novos: oitava melhor administrações do Estado

O Diário de Natal realizará no próximo dia 20 de junho, a premiação dos 40 Melhores Municípios do Rio Grande do Norte, projeto que elenca as cidades potiguares, que obtiveram melhores desempenhos no desenvolvimento sócio-econômico, revertido em qualidade de vida à população.

Currais Novos obteve uma excelente colocação, ficando em oitavo lugar, melhorando em uma posição em relação ao ano passado, dentre os 40 municípios analisados pelo Diário de Natal.

O projeto 40 Melhores Municípios do Rio Grande do Norte está em sua 6ª edição e é um trabalho resultado de uma pesquisa encomendada pelo Diário de Natal à empresa BGB Consultoria. Desde a 1ª edição, a classificação dos municípios é amparada em um cruzamento de dados e indicadores oficiais.

Este projeto visa incentivar o desenvolvimento das cidades, contribuindo com a melhoria das administrações municipais do RN, oferecendo merecido reconhecimento a aqueles municípios que vêm se destacando nos aspectos econômicos e sociais.

O levantamento estatístico inclui entre os dados analisados informações sobre instrumentos de gestão e aplicação de recursos, utilizando variáveis que traduzem o acesso da população a bens e serviços básicos.

A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá no centro de Convenções e contará com a presença da Governadora Wilma de Faria e de várias autoridades políticas do Estado.

O prefeito de Currais Novos e Presidente da Federação dos Municípios do RN, Zé Lins, já confirmou presença no evento. “Este reconhecimento é fruto do grande trabalho que vem sendo realizado por todos que a fazem a administração no nosso município”, disse Zé Lins.

O ranking dos dez primeiros municípios ficou assim:
1ª - Natal
2ª - Parnamirim
3ª - Mossoró
4ª - Caicó
5ª - Areia Branca
6ª - Macau
7ª - Alto do Rodrigues
8ª - Currais Novos
9ª - Extremoz
10ª - Açu

Currais Novos pode se orgulhar de não ter mais favela




Foram quase 20 anos de espera e esquecimento para os moradores da Favelinha no Bairro Sílvio Bezerra de Melo. Nesta segunda-feira(19/05), finalmente, esses moradores enterraram um passado de tristes lembranças, junto aos destroços dos simples barracos e casas de taipa, derrubados nesta manhã, pondo fim de uma vez por todas, a única favela do município.

A Prefeitura de Currais Novos, num momento considerado histórico pela assistência social do município, devolve a cerca de 50 famílias, o direito a uma moradia digna e descente.

O bairro Dr. Sílvio Bezerra de Melo foi um dos bairros contemplados na atual administração, com a construção de 161 novas moradias, no maior programa habitacional já realizado na história da cidade.

As casas, que fazem parte do Programa Carta de Crédito – Operação Coletiva, desenvolvido em parceria entre Governo Federal, através da Caixa Econômica e Prefeitura de Currais Novos, foram recentemente entregues a essas famílias, que estavam cadastradas e que estavam desabrigadas devido às fortes chuvas caídas no município nos últimos meses.

A inauguração oficial do novo Conjunto Habitacional Ananília Salustino Soares (Dona Niná Salustino) acontecerá no próximo dia 30 de maio e contará com a presença da Governadora Wilma de Faria, além de outras autoridades do Estado e do Município.

“Essa foi sem dúvida, uma das obras mais importantes da nossa administração. Sinto-me orgulhoso de estar à frente de uma equipe de profissionais dedicada e comprometida com a causa social. Mas o trabalho não pára. Vamos trabalhar ainda mais, sempre com o objetivo de buscar melhores condições de vida para a nossa população”, disse o Prefeito Zé Lins.

Ao todo serão entregues no próximo dia 30 de maio, 437 moradias, que foram construídas numa parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, beneficiando cerca de 3000 pessoas.

Outras 312 já começaram a ser construídas e deverão ficar prontas até dezembro próximo, totalizando 749 moradias e mais de 5200 pessoas beneficiadas.

domingo, 18 de maio de 2008

Prefeitura realizou mais uma importante ação

Neste sábado(17/05), a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizarou mais uma edição do Projeto "Ame Currais Novos – Abrace seu bairro".

Vários serviços foram oferecidos gratuitamente como: consultas médicas nas especialidades de clínico geral, pediatria, ginecologia, gastroenterologia e dermatologia; atendimentos odontológicos com exodontias, restaurações e aplicações tópicas de flúor; exames laboratoriais; distribuição de medicamentos básicos prescritos; verificação de pressão arterial; vacinação; além de atividades recreativas e esportivas para a criançada.

E para manter a prevenção e o combate a dengue, a equipe de endemias também participou da ação, prestando esclarecimentos e orientando a população como combater o mosquito Aedes Aegypti.

A ação aconteceu na Policlínica, das 8h às 17h.

Concurso visa despertar conscientização de alunos


Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção? Essa pergunta será o tema do 2º Concurso de Redações e Desenhos promovido entre alunos do ensino fundamental e médio dos municípios participantes do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, realizado pela da Controladoria-Geral da União (CGU).

Durante essa semana(14/05), membros da CGU estiveram novamente na cidade. Desta vez, para conversar com representantes da rede municipal, estadual e privada de ensino, sobre o concurso, que tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pelo controle social e promover a reflexão sobre o tema no ambiente escolar.

Em Currais Novos cerca de nove mil alunos devem participar do concurso, nas três categorias: desenho, destinada aos alunos do Pré à 4ª série; Redação, voltada aos estudantes da 5ª à 8ª séries; e Projetos, destinada aos alunos do ensino médio.

O Concurso de Redação e Desenhos será uma das ações da IV Semana de Educação para a Cidadania, que deverá acontecer em Currais Novos de 30 de junho à 04 de julho. A programação da Semana também foi amplamente discutida na reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença do Coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da CGU no Estado, Carlos Cavalcanti e da Promotora do Ministério Público Estadual, Mariana Barbalho.

A Semana de Educação para a Cidadania faz parte do Programa Nacional de Educação Fiscal e deverá trazer à Currais Novos dezenas de representantes dos 13 municípios que integram a AMSO – Associação dos Municípios do Seridó Oriental, além de instituições e população local, para discutir o aprimoramento e ampliação da consciência social, com ênfase para as questões fiscais.


Durante a IV Semana de Educação para a Cidadania serão realizadas simultaneamente várias atividades, como o programa Olho Vivo no Dinheiro Público; Seminário sobre Legislação Eleitoral; Concurso de Desenho e Redação; Palestras sobre Gestão Pública e Controle Social; entre outros.


A campanha tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, a partir de um diferencial, que é o incentivo a honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que possam contribuir para a formação do caráter.

Em Currais Novos, diversas ações vêm sendo desenvolvidas como a formação do Grupo de Participação Política do Adolescente e Orçamento Público, através do projeto Vereador Mirim.