sábado, 5 de abril de 2008

Presidente Lula garante recursos para desabrigados do RN





A governadora Wilma de Faria vai a Brasília na próxima segunda-feira (7) para uma reunião emergencial, às 9h, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar dos prejuízos causados pelas enchentes no Rio Grande do Norte.


Wilma apresentará ao presidente o relatório geral (com fotos) da situação do Estado em relação ao número de desabrigados e aos danos materiais causados às cidades.

Na tarde de ontem, enquanto visitava vítimas das chuvas no Vale do Açu, Wilma recebeu um telefonema do presidente da República, que anunciou a edição de uma Medida Provisória em favor dos estados nordestinos castigados pelos temporais. O governo federal vai liberar R$ 500 milhões para serem usados no resgate dos moradores, na prestação de atendimentos em saúde e na recuperação da infra-estrutura danificada.

A governadora Wilma de Faria visitou na tarde de ontem sete abrigos nas cidades de Itajá, Ipanguaçu, Assu e Carnaubais, no Vale do Açu, um dos locais mais castigados pelas enchentes no Estado. Ela acompanhou de perto o trabalho da força-tarefa do governo em socorro às vítimas dos últimos temporais. Acompanharam Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, e os secretários Adalberto Carvalho (Infra-Estrutura), Fátima Morais (Articulação com os Municípios) e Fabian Saraiva (Trabalho e Assistência Social).

A governadora estará na região do Apodi, onde também verá as ações emergenciais prestadas à população atingida pelas chuvas.


Municípios e Famílias assistidas até o momento:

Vale do Açu
Ipanguaçu - 400 famílias
Itajá - 30 famílias
Carnaubais - 100 famílias
Assu - 200 famílias
Vale do Apodi
Apodi - 1.050 famílias
Lucrécia - 30 famílias
Felipe Guerra - 300 famílias


Fonte: Jornal O Mossoroense



sexta-feira, 4 de abril de 2008

Chuva causa transtornos em Currais Novos



Depois dos estragos causados pelas últimas chuvas, a Prefeitura de Currais Novos tem se empenhado ao máximo na realização de obras emergenciais, com o objetivo de socorrer a população, em algumas áreas consideradas de risco.

Nesses locais a Prefeitura, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil local, está providenciando a retirada, em caráter emergencial, de famílias que foram desabrigadas ou que estão em locais que oferecem risco.

No último dia (02/04) quarta-feira, o Prefeito Zé Lins decretou estado de calamidade pública no município, devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas caídas nos últimos dias.De janeiro pra cá, o acumulado das chuvas no município de Currais Novos já ultrapassa os 850 mm em algumas localidades.

Esse grande volume de chuvas tem causado grandes transtornos em todo o município. Na cidade várias ruas estão alagadas, o que causou estragos em calçamentos e trechos asfaltados, danificando a rede de esgotos e galerias pluviais. Vários casas e prédios públicos foram danificados, inclusive o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, que teve parte do telhado danificado.

O rio São Bento, que recebe as águas do açude Dourado, continua com seu volume alto e poderá invadir algumas casas e prédios comerciais, caso continue chovendo forte e a sangria do Dourado aumente de intensidade. Outro que começa a preocupar autoridades e população é o rio Totoró. Este recebe água do açude público Totoró de Baixo, mais conhecido como Açude do Governo, que pode transbordar nas próximas entre os próximos dias.

“Caso isso ocorra, várias casas que foram construídas de forma irregular, dentro do leito do rio, serão invadidas pelas águas deste reservatório”, disse José Francisco, Secretário Municipal de Infra-estrutura e Serviços Urbanos.

Guda, como é mais conhecido, está percorrendo várias ruas e locais onde a chuva causou mais estragos. “Estou visitando vários locais e deixando o Prefeito a par de tudo. Zé Lins me pediu para ouvir a população e, na medida do possível, resolver os todos os problemas.

Na zona rural, as comunidades do Catunda, Caibreira, São Rafael e Boa Vista se encontram isoladas, devido a cheia de alguns rios e pelas estradas danificadas pelas fortes chuvas. Máquinas e pessoal da Prefeitura estão sendo enviadas a estas localidades com o objetivo de realizar consertos emergenciais em estradas e açudes que ameaçam arrombar.

O decreto de Calamidade Pública em Currais Novos tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado até o fim do período de chuvas.

Currais Novos é referência do combate a dengue


A cidade de Currais Novos tem feito o dever de casa, no que se refere ao combate ao mosquito Aedes Aegypti e tem sido referência no Estado.

Na manhã da última quinta-feira dia (03/04), o Secretário Estadual de Saúde Adelmaro Cavalcanti, disse em entrevista a uma emissora de televisão da capital, que “todos os municípios do Estado deveriam fazer o que Curais Novos tem feito para combater a dengue. Mobilizando toda a sociedade, Currais Novos conseguiu deixar o 4º lugar, indo para 19º, em números de casos de dengue no Estado”, disse o secretário.

“Todo o trabalho de mobilização que estamos fazendo é de grande importância para conscientizarmos a população de que esta luta é de todos. Estamos orientando a população, visitando casa por casa e a sociedade civil organizada tem sido fundamental nessa grande luta”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Elaine Bezerra.

Outro setor que tem contribuído com a mobilização é o da imprensa. Todos os veículos de comunicação da cidade, principalmente as rádios e a TV a Cabo, tem exercido papel fundamental na divulgação da campanha.

A Secretária Elaine lembra ainda que a Prefeitura, através do Laboratório da Policlínica, está equipado com o único Contador de Plaquetas Automático que realiza exames gratuitos do município. “Estamos disponibilizando um profissional bioquímico, que está de plantão de segunda à sábado, realizando exames de contagem de plaquetas em todos os pacientes suspeitos de dengue referenciados pelo Hospital Regional de Currais Novos”, disse Elaine.


A Secretária desmente a informação veiculada no cadernos DN Seridó, do Diário de Natal, na edição da última quarta-feira, dia 02, de que não está sendo realizado o trabalho de notificação dos casos. “As notificações continuam sendo realizadas diariamente. E todas são encaminhadas, através do Sistema de Informação de Notificação Compulsória, para a Regional de Saúde, para a base Estadual e Federal.

No que diz respeito ao hospital Regional de Currais Novos, existe a necessidade de que todos os pacientes suspeitos, que passam pelo plantão e internados, sejam notificados, já que todos os serviços de saúde devem ter um serviço organizado para notificar os casos de Notificação Compulsória”, argumenta Elaine.

A Prefeitura de Currais Novos, em parceria com as secretarias municipais, vem empreendendo todos os esforços nas ações de combate e controle da dengue. Prova deste esforço é que, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mesmo todo o país vivendo um momento crítico em relação a dengue, nosso município deixa a 4ª colocação, para chegar a 19ª posição no ranking de casos de dengue.


“Porém, cabe a cada profissional de saúde, ao atenderem um caso suspeito de dengue, não deixarem o paciente evoluir para óbito, como disse o Epidemiologista Dr. Alexandre Menezes, em reunião com os médicos na AMSO, na semana passada”, concluiu Elaine.

MOBILIZAÇÃO

Pela manhã desta sexta-feira uma grande mobilização foi realizada no município. A partir das 8h da manhã, todas as escolas do município e as dezenas de parceiros da campanha, além da Prefeitura com e todas as secretarias irão para as ruas sensibilizar a população sobre os cuidados para prevenir a dengue.

Agentes de saúde, médicos, enfermeiros, empresários e centenas de voluntários participarão da mobilização fazendo panfletagem, conscientizando e orientando a população, visitando casas e ruas, em todos os bairros da cidade.

A mobilização tem como tema “AME CURRAIS NOVOS – ABRACE SEU BAIRRO” e pretende atingir principalmente os bairros onde o índice de casos de dengue tem sido maiores.

Qualquer instituição, grupo ou empresário que queira contribuir de alguma forma com a ação, deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Colabore com as equipes. Receba-os bem. Vamos ajudar nossa cidade a erradicar este grave problema. Afinal, combater a dengue é um dever de todos.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Catorze municípios do RN já decretaram estado de calamidade


Catorze municípios do Rio Grande do Norte já decretaram situação de emergência e estado de calamidade por causa das chuvas: São Bento do Trairi, São José do Campestre, Severiano Melo, Japi, Jaçanã, São Tomé, Espírito Santo, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Coronel Ezequiel, Tenente Laurentino Cruz, Jucurutu, Patu e Apodi.


O relatório premilinar da Coordenadoria da Defesa Civil do governo do estado aponta que os principais danos causados pelas enxurradas foram as residências, calçamento de ruas, pavimentação, bueiros, estradas vicinais e açudes. Os prejuízos, segundo o governo, estão estimados em R$ 9,6 milhões.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda, os decretos servem para que o governo federal possa avaliar os danos e liberar com mais rapidez os recursos necessários à recuperação dos estragos. ``Chega um evento como esse, não tem como abrir licitação'', explica o secretário.

Além da Sejuc, estão envolvidos no amparo aos municípios as secretarias de Segurança Pública (Sesed), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de saúde (Sesap), educação (SECD) e assistência social (Sethas), além de Corpo de Bombeiros, Caern, Cosern, Forças Armadas e comissões municipais de Defesa Civil.

A Sejuc informou que está aguardando a da documentação necessária à homologação do decreto estadual para o preenchimento da avaliação dos danos para remeter à Secretaria Nacional da Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional.



Fonte: O Diário de Natal

segunda-feira, 31 de março de 2008

Açude Gargalheiras está sangrando

Foto:Blog do Ismael


Depois de muita espera, a última vez foi em 2004, a barragem Marechal Dutra, conhecida por Gargalheiras, em Acari, sangrou na manhã desta segunda-feira(31/03). Durante todo o final de semana, milhares de pessoas passaram na barragem para verificar o nível da água, que subia vagarosamente. Faltando apenas alguns centímetros a torcida era grande pelo transbordamento, que caprichosamente, só aconteceu nesta manhã.



No final de semana, uma chuva fina, coroada com névoa nas serras, embelezaram ainda mais o cenário que já é deslumbrante por natureza. Centenas de pessoas fizeram vigília, até que as primeiras gotas de água, ultrapassaram a parede do sangradouro do reservatório. Muita comemoração, com direito a fogos de artifícios e tudo mais fizeram parte desse momento tão esperado e histórico.


Gargalheiras tem uma capacidade de 40 milhões de metros cúbicos e abastece as cidades de Acari e parte de Currais Novos. Também é responsável por centenas de postos de trabalho, principalmente nas áreas de pesca e turismo. No final de semana, uma chuva fina, coroada com névoa nas serras, embelezaram ainda mais o cenário que já é deslumbrante por natureza.


Centenas de pessoas fizeram vigília, até que as primeiras gotas de água, ultrapassaram a parede do sangradouro do reservatório. Muita comemoração, com direito a fogos de artifícios e tudo mais fizeram parte desse momento tão esperado e histórico.


Fonte: CN Agitos.com

Aprovação de Lula chega a 55% e atinge recorde Datafolha


Dias depois da aprovação recorde apontada por pesquisa da CNI/Ibope, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a receber uma boa notícia nesta segunda-feira: um novo recorde na aprovação de seu governo, dessa vez apurado pelo instituto Datafolha.


Segundo a pesquisa, feita entre os dias 25 e 27 de março e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 55 por cento dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom, aumento de cinco pontos percentuais em relação ao último levantamento do Datafolha, realizado no final de novembro.


Ainda de acordo com o levantamento, 33 por cento dos entrevistados consideram a gestão do petista regular, contra 35 por cento que tinham essa opinião em novembro. A pesquisa mostrou ainda que 11 por cento consideram a gestão federal ruim ou péssima, queda de três pontos percentuais na comparação com novembro.


O Datafolha ouviu 4.044 pessoas em 24 Estados do país mais o Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Na última quinta-feira outro levantamento sobre a popularidade do presidente, feito pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), apontou a avaliação ótima ou boa de Lula em 58 por cento, maior patamar apurado pelo instituto desde início do primeiro mandato de Lula em 2003.

Fonte: Estadão