sexta-feira, 4 de abril de 2008

Currais Novos é referência do combate a dengue


A cidade de Currais Novos tem feito o dever de casa, no que se refere ao combate ao mosquito Aedes Aegypti e tem sido referência no Estado.

Na manhã da última quinta-feira dia (03/04), o Secretário Estadual de Saúde Adelmaro Cavalcanti, disse em entrevista a uma emissora de televisão da capital, que “todos os municípios do Estado deveriam fazer o que Curais Novos tem feito para combater a dengue. Mobilizando toda a sociedade, Currais Novos conseguiu deixar o 4º lugar, indo para 19º, em números de casos de dengue no Estado”, disse o secretário.

“Todo o trabalho de mobilização que estamos fazendo é de grande importância para conscientizarmos a população de que esta luta é de todos. Estamos orientando a população, visitando casa por casa e a sociedade civil organizada tem sido fundamental nessa grande luta”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Elaine Bezerra.

Outro setor que tem contribuído com a mobilização é o da imprensa. Todos os veículos de comunicação da cidade, principalmente as rádios e a TV a Cabo, tem exercido papel fundamental na divulgação da campanha.

A Secretária Elaine lembra ainda que a Prefeitura, através do Laboratório da Policlínica, está equipado com o único Contador de Plaquetas Automático que realiza exames gratuitos do município. “Estamos disponibilizando um profissional bioquímico, que está de plantão de segunda à sábado, realizando exames de contagem de plaquetas em todos os pacientes suspeitos de dengue referenciados pelo Hospital Regional de Currais Novos”, disse Elaine.


A Secretária desmente a informação veiculada no cadernos DN Seridó, do Diário de Natal, na edição da última quarta-feira, dia 02, de que não está sendo realizado o trabalho de notificação dos casos. “As notificações continuam sendo realizadas diariamente. E todas são encaminhadas, através do Sistema de Informação de Notificação Compulsória, para a Regional de Saúde, para a base Estadual e Federal.

No que diz respeito ao hospital Regional de Currais Novos, existe a necessidade de que todos os pacientes suspeitos, que passam pelo plantão e internados, sejam notificados, já que todos os serviços de saúde devem ter um serviço organizado para notificar os casos de Notificação Compulsória”, argumenta Elaine.

A Prefeitura de Currais Novos, em parceria com as secretarias municipais, vem empreendendo todos os esforços nas ações de combate e controle da dengue. Prova deste esforço é que, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mesmo todo o país vivendo um momento crítico em relação a dengue, nosso município deixa a 4ª colocação, para chegar a 19ª posição no ranking de casos de dengue.


“Porém, cabe a cada profissional de saúde, ao atenderem um caso suspeito de dengue, não deixarem o paciente evoluir para óbito, como disse o Epidemiologista Dr. Alexandre Menezes, em reunião com os médicos na AMSO, na semana passada”, concluiu Elaine.

MOBILIZAÇÃO

Pela manhã desta sexta-feira uma grande mobilização foi realizada no município. A partir das 8h da manhã, todas as escolas do município e as dezenas de parceiros da campanha, além da Prefeitura com e todas as secretarias irão para as ruas sensibilizar a população sobre os cuidados para prevenir a dengue.

Agentes de saúde, médicos, enfermeiros, empresários e centenas de voluntários participarão da mobilização fazendo panfletagem, conscientizando e orientando a população, visitando casas e ruas, em todos os bairros da cidade.

A mobilização tem como tema “AME CURRAIS NOVOS – ABRACE SEU BAIRRO” e pretende atingir principalmente os bairros onde o índice de casos de dengue tem sido maiores.

Qualquer instituição, grupo ou empresário que queira contribuir de alguma forma com a ação, deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Colabore com as equipes. Receba-os bem. Vamos ajudar nossa cidade a erradicar este grave problema. Afinal, combater a dengue é um dever de todos.

Nenhum comentário: