quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Presidente Nacional do PHS visita a cidade de Currais Novos


O presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, Izinho Brandão, esteve reunido na manhã desta quarta feira (27/02), com o Presidente Estadual do PHS no estado, o Deputado Estadual Arlindo Dantas, para tratar da visita do Presidente Nacional do partido Paulo Roberto Matos, que vem a terra da shelita tratar de assuntos políticos e o fortalecimento do partido na cidade.

A presidente do PHS local, a professora Aninha Brandão, vai reunir a imprensa de nossa região para uma coletiva com Paulo Roberto, neste sábado (01/03), no Tungstênio Hotel. Já foram confirmadas as presenças Deputado Estadual Arlindo Dantas, do Prefeito Zé Lins, do vice Vilton Cunha, dos vereadores Eugênio Lins, Cleto Filho (líder do prefeito na câmara), além do Secretario Estadual do Partido, Leandro Prudêncio, de Nagib (Presidente do Partido na cidade de Caicó), e filiados.


O presidente Nacional vai conceder entrevista a radio Currais Novos às 11:30 h, ao meio dia vai a radio 95 FM, às 12:30h, vai ser entrevistado no Programa TV Cidade, e às 13 h vai conceder uma coletiva para toda a imprensa de nossa região.

Já foi confirmado a presença do site CNagitos, da TV a cabo, TV Câmara, TV Com canal 40, Jornal A Noticia, Radio Ouro Branco, Radio Currais Novos, 95 FM, DN Seridó, do Blog Tudo Sobre Política e outros blogs da região.

Em seguida será servido um almoço de confraternização.

Comunidades são beneficiadas com Escola Agrícola



A comunidade do Povoado da Cruz, distante 18 km de Currais Novos, recebeu no último dia 24, a segunda Escola Família Agrícola do município.

A solenidade, que marcou o início das aulas, também teve como objetivo dar posse a diretoria da associação do referido Centro de Formação Familiar por alternância e respectivo Conselho Administrativo e Fiscal.

Participaram do evento o prefeito de Currais Novos, Zé Lins; o vice Vilton Cunha; o Secretário Estadual para Assuntos Fundiários e Reforma Agrária, Canidé de França; a Coordenadora do Projeto, Lucinete Costa; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geraldo Mozar; entre outras autoridades.

O Povoado da Cruz foi a segunda a receber o projeto. No sábado, dia 23, a comunidade do Trangola, que fica a 26 km do centro, também foi beneficiada com a Escola Família Agrícola. Lá outros importantes projetos também estão sendo implantados.

A comunidade Trangola irá receber em breve o Centro de Acolhimento e Convivências Humanas, onde irá funcionar a Escola Família Agrícola, que já teve sua aula inaugural e que está beneficiando inicialmente 60 alunos; o projeto do Horto Comunitário, que irá trabalhar e desenvolver as plantas nativas da região, tendo em vista o sério problema de desertificação da nossa região; o projeto de Criação de Cabras, que será desenvolvido em parceria com a APROC e que irá beneficiar inicialmente 20 famílias que criavam cabras na periferia de Currais Novos; e por fim será implantado, já nas próximas semanas, o Centro de Recuperação de Mulheres com Dependência Química, que será um centro único no Estado e que será desenvolvido pela Fundação Belo Amor que já desenvolve reconhecido trabalho na cidade de Caicó, porém apenas para homens.

Portanto, esses projetos, que estão sendo desenvolvidos numa parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara), e a Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, irão promover a educação e o desenvolvimento sustentável do campo através da formação dos jovens e de suas famílias.

Governadores do Nordeste discutem PAC, energia e Sudene



A governadora Wilma de Faria confirmou presença na 6ª Reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizada nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, no resort Starfish Ilha de Santa Luzia, na Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Durante o encontro, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do recém empossado presidente da Sudene, Paulo Fontana, os governadores nordestinos farão uma avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e discutirão temas como a apresentação da nova diretoria da Sudene e a implantação novas usinas de energia eólica.



Após a abertura oficial do encontro pelo presidente Lula, a ministra Dilma Roussef vai expor um balanço das ações do PAC no Nordeste e as metas do programa para os próximos anos. Somente para obras de saneamento básico e urbanização de favelas no Rio Grande do Norte, os investimentos do PAC somam R$ 649,2 milhões. O programa também inclui outras obras importantes para o Estado como a duplicação da BR-101, melhorias no terminal salineiro de Areia Branca, a implantação do sistema adutor do Alto Oeste e a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.



Em seguida, o ministro da Justiça fará uma exposição sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que prevê uma série de ações de enfrentamento à criminalidade no país. Entre elas a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.



Durante a reunião, será apresentada a nova diretoria da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Otimista em relação à recriação da Sudene, a governadora Wilma de Faria defende um diálogo permanente entre os governadores do Nordeste e o presidente da República, para a definição de recursos e de políticas de investimentos para o órgão. Outro assunto que será alvo da discussão é a adoção do Pacto Nacional para as melhorias das condições de vida das crianças do semi-árido, que será tratado pela representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirie.



Dois governadores farão intervenções durante o fórum: Wilma de Faria, que irá defender a implantação de usinas eólicas no Nordeste e o governador do Alagoas, Teotônio Vilela, que vai falar sobre o problema do endividamento rural nos estados nordestinos.


Fonte: Assecom/RN

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Currais Novos sedia a Iª Conferência Regional da Juventude






A Secretaria Estadual da Juventude – SEJUV, 9ª DIRED, Conselho Municipal de Juventude, Prefeitura de Currais Novos e instituições da sociedade civil promoveram ontem, dia 26, na Escola Poeta Celestino Alves de Currais Novos, antigo CAIC, a I Conferência Regional de Juventude. Jovens de mais de 16 cidades do seridó estiveram participando de debates e palestras em prol da criação de políticas públicas para a juventude. O evento que teve ínicio a partir das 08:30, contou com a participação do Grupo Teatral do Peti, que abriu o momento com uma apresentação artística.



A Conferência que acontece em todo o Brasil, está buscando a criação do Fórum Nacional da Juventude.Estiveram presentes no pólo Currais Novos, o vice-prefeito Vilton Cunha, representando o Prefeito Zé Lins que estava na cidade de Várzea/PB participando da reunião de gestores, a diretora da 9ª Dired Currais Novos Edilma Dantas, a Técnica Pedagógica da Codese ( Coordenadoria do Desenvolvimento Escolar) Maria Agélica Andrade, a Primeira Dama de Currais Novos Ângela Lins, o Presidente da Ong Tulipa Walter Antero, o Padre Cosmo representando a igreja católica, o Presidente da Câmara Municipal Izinho Brandão, o Vereador jovem de Acari Ismael Medeiros, e o Sub-Secretário Estadual da Juventude Marcos Aurélio.



Participaram da Conferência grupos de jovens, representantes de grêmio escolares, e de outros orgãos estudantis, alunos das redes municipais e estaduais de ensino, assim como estudantes universitários e professores.


A primeira vez que um evento em nível nacional toma o jovem como personagem principal, " É um momento importantissimo para a juventude brasileira, os joven mereçem uma atenção maior no cenário público nacional" disse o vice-prefeito Vilton Cunha, que ao discursar lembrou dos jovens que participam de atividades na cidade de Currais Novos, como o grupo do Peti que já foi reconhecido a nível estadual, e os atletas currais novenses que já trouxeram grandes conquistas para o município.


Para o vereador mais jovem da região Ismael Medeiros do (PR) Partido da República, a juventude deve agir hoje e não esperar o futuro."Falem, opinem, reclamem, gritem pelos seus direitos e façam a diferença hoje, não vamos esperar o futuro chegar para cobrar tudo o que tem que ser feito" Izmael que no momento lançou a revista do Fórum Nacional da Juventude, realizado em Acari, no ano de 2006, também falou da falta de interesse do poder público para com os jovens das cidades do interior.



O momento é uma reivindicação histórica dos jovens de todo o país, que sempre foram protagonistas de temas como drogas, alcoolismo, violência, preconceitos e outros. A juventude quer mudar o cenário do seu próprio espaço."Existe uma grande nescessidade de construir politicas públicas para os jovens, saúde, educação, assistência social e o trabalho, precisamos transformar tanta informação teórica em prática" disse o Presidente da Ong Tulipa Walter Antero.


A Técnica pedagógica da Codese(Coordenadoria do Desenvolvimento Escolar) Maria Angélica Andrade, coordenadora dos cursinhos pré- vestibulares de Natal, anunciou que algumas cidades do Seridó receberão aulas de cursinhos renomados da Capital, uma parceria entre as 16 Direds e a Secretaria Estadual de Educação.


Ao falar da importância do evento e da sua dimensão, o Sub-Secretário Estadual da Juventude Marcos Aurélio, citou a valorização dos jovens para o governo atual, da importância da escola na vida da moçada, lembrou algums dados revelados em estudos feitos pela sua secretaria sobre como anda o ensino estadual, e declarou que os jovens não gostam da escola que encontram. "A cada 10 jovens, 7 não estão em um banco escolar," citou. Lembrou também os programas de iniciação ao trabalho, como o Agente Jovem, Talento Jovem, o Jovem Empreendedor e Jovem Cidadão. Que levam a juventude a conquista do 1º emprego, " Mais hoje o nosso foco será a educação, tudo se tranforma menos a escola pública, é o momento de unir a sociedade, definir quais são as dificuldades do jovem seridoense" disse o Sub-Secretário.



Ao término do evento, os jovens presentes puderam protestar sobre seus direitos, questões como o transporte escolar, a pequena demanda de cursos superiores na região, a falta de emprego, e de vagas para cursos profissionalizantes, e o baixo nível do ensino público. Para Francisco de Assis Araújo, Presidente da Fatern (Federação Estadual dos Trabalhadores Rurais), o evento já é um grande passo."Começaram a pensar diferente, hoje temos liberdade de falar, antes eram decisões fechadas entre eles, sem saber realmente as dificuldades que tínhamos" falou.



Durante a tarde, os jovens foram divididos em sub-grupos para elaborar propostas que irão ser apresentadas ao Governo do Estado. No evento também foram feitas as eleições para a escolha de delegados que irão representar a região do Seridó. Cada delegado participará da Conferência Estadual que acontecerá de 28 a 30 de março em Natal.

COMAD realiza fórum antidrogas


Foto: Maziltom Galvão


O Conselho Municipal Antidrogas – COMAD, em parceria com a Prefeitura de Currais Novos realiza durante todo o dia de hoje, o I Fórum Municipal Antidrogas.


Com o tema “VAMOS CONSTRUIR O PROGRAMA MUNICIPAL SOBRE DROGAS”, o evento reuni várias autoridade como João Maria Mendoça, Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, órgão que é vinculado a Secretaria Estadual de Segurança Pública; Erick Dias, Assessor de Comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública; Walmary Costa, capitão da 3ª CIP de Currais Novos; Paulo Pessoa, Coordenador do CAPsAD/Natal; e Walter Antero, Presidente do Conselho Municipal Antidrogras.


O vice prefeito Vilton Cunha abriu oficialmente o Fórum que acontece no auditório da Escola Municipal Professor Humberto Gama.O evento tem como objetivo socializar conhecimentos e construir um programa municipal antidrogas, formalizando desta forma o sistema municipal de prevenção.


A iniciativa, segundo Walter Antero, é norteada pela crença de que o encaminhamento das questões de interesse social só será efetivo com a aliança entre as ações do Poder Público e o empenho de cada pessoa, instituição e comunidade como um todo. “Acreditamos estar, dessa forma, contribuindo para a construção de uma cultura de vida em nosso município”, disse Walter.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Clemilton Silva visita prefeito Zé Lins


A convite da CDL o renomado palestrante Clemilton Silva está em Currais Novos para realizar uma importante palestra motivacional.


Clemilton vem à cidade pela primeira vez e se encantou com a cidade. Hoje pela manhã, ele foi recebido pelo prefeito Zé Lins e numa conversa rápida, Zé Lins falou das várias ações que vem realizando no município.


Clemilton é palestrante e facilitador nas áreas de marketing, motivação e excelência na qualidade pessoal e profissional. Tem prestado um relevante serviços junto aos associados das CDLs e de várias empresas nos estados do Maranhão, Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.


A palestra de Clemilton acontecerá na próxima quinta-feira, dia 28, a partir das 19 horas, no Aero Clube de Currais Novos.


Maiores informações, na sede da CDL, no fone: 3431-2816.

Cactus Moto Fest terá 18 atrações


O Cactus Moto Fest 2008 terá a maior agenda de shows de sua história. Na sua sexta edição, o evento trará para Currais Novos 18 atrações, que se apresentarão em dois grandes palcos montados na Praça Cristo Rei (palco 1) e no largo do Tungstênio Hotel (palco 2).


A expectativa da organização é de que cerca 2200 motociclistas de todo o país visitem Currais Novos nos dias 13, 14, 15 e 16 de março, na maior festa do motociclismo do estado e a segunda maior do Norte/Nordeste.


Todos os hotéis, motéis e pousadas da região, além de inúmeras residências já foram reservadas, alguns deles ainda no ano passado.


A organização do evento disponibilizou no site oficial do Cactus Moto Club (www.cactusmc.com.br) informações sobre opções de hospedagens, além de informações adicionais sobre o evento.


PROGRAMAÇÃO

PALCO PRINCIPAL

QUINTA-FEIRA 13/03:

20:00 h – Jubileu Filho e amigos – Música Instrumental

21:30 h – Otávio Santiago e Banda Chamego Quente



SEXTA-FEIRA 14/03:

18:00 h – Banda Almanaará 19:00 – Hastes de Sol

20:00 h – The Vibes (Natal) 21:00 – Rogério Lopes e Banda

22:00 h – On the Rocks (Caruaru) 23:00 – Saulo e Daniel e Banda

24:00 h – Max e Banda (Gravação do II DVD)




SÁBADO 15/03:

17:00 h – Vitrola ( Natal)

19:00 – Apresentação do Peti

20:30 h – Uskaravelho (Natal)

21:00 – Gilvan do Arcodeon

Forró Chibata de Couro

24:00 - Toalha Rendada


23:00 h – Almir (ex-Fevers)

01:00 h – Banda Feras



SEXTA E SÁBADO: TENDA ELETRÔNICA

21:00 h – DJ Rom e DJ Rômulo da Rádio CN Agitos (lançamento da rádio)

23:00 h – DJ Foster (Natal)



SÁBADO 15/03:

08:00 h – Tradicional Café da manhã na YAMAHA



DOMINGO 16/03:

07:30 h – Café da manhã no posto SIDYS (saída pra Natal).

Comunidades são beneficiadas com Escola Agrícola

Foto:Blog Tá na Boca do Povo


Promover a educação e o desenvolvimento sustentável do campo através da formação dos jovens e suas famílias. Este é o objetivo da Associação Potiguar das Escolas Familiares Agrícolas do RN – APEFA que, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara), e da Prefeitura Municipal de Currais Novos, através das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, implantaram duas escolas na zona rural do município.


As comunidades que primeiro foram beneficiadas com ação, foram o Povoado do Trangola e o Povoado da Cruz.


No último sábado e domingo (23 e 24), a APEFA realizou o II Seminário das Escolas Famílias Agrícolas do RN.


Na ocasião acontecerão, nas duas comunidades, as aulas inaugurais da Escola Família Agrícola, além do ato de posse da primeira diretoria da associação dos referidos Centros de Formação Familiar por alternância e respectivos Conselhos Administrativos e Fiscais.


A formação familiar por alternância funciona da seguinte forma: os alunos estudam por um período de 15 dias e ficam por mais 15 em casa, colocando em prática o que aprenderam em sala de aula.


A formação técnica de jovens e adultos agricultores familiares foi uma grande conquista das duas comunidades. Serão 120 alunos beneficiados, sendo 60 do Trangola, com o Curso Profissionalizante Economia Solidária; e outros 60 alunos da Cruz, com o Curso de Técnico Agrícola