A Secretaria Estadual da Juventude – SEJUV, 9ª DIRED, Conselho Municipal de Juventude, Prefeitura de Currais Novos e instituições da sociedade civil promoveram ontem, dia 26, na Escola Poeta Celestino Alves de Currais Novos, antigo CAIC, a I Conferência Regional de Juventude. Jovens de mais de 16 cidades do seridó estiveram participando de debates e palestras em prol da criação de políticas públicas para a juventude. O evento que teve ínicio a partir das 08:30, contou com a participação do Grupo Teatral do Peti, que abriu o momento com uma apresentação artística.
A Conferência que acontece em todo o Brasil, está buscando a criação do Fórum Nacional da Juventude.Estiveram presentes no pólo Currais Novos, o vice-prefeito Vilton Cunha, representando o Prefeito Zé Lins que estava na cidade de Várzea/PB participando da reunião de gestores, a diretora da 9ª Dired Currais Novos Edilma Dantas, a Técnica Pedagógica da Codese ( Coordenadoria do Desenvolvimento Escolar) Maria Agélica Andrade, a Primeira Dama de Currais Novos Ângela Lins, o Presidente da Ong Tulipa Walter Antero, o Padre Cosmo representando a igreja católica, o Presidente da Câmara Municipal Izinho Brandão, o Vereador jovem de Acari Ismael Medeiros, e o Sub-Secretário Estadual da Juventude Marcos Aurélio.
Participaram da Conferência grupos de jovens, representantes de grêmio escolares, e de outros orgãos estudantis, alunos das redes municipais e estaduais de ensino, assim como estudantes universitários e professores.
A primeira vez que um evento em nível nacional toma o jovem como personagem principal, " É um momento importantissimo para a juventude brasileira, os joven mereçem uma atenção maior no cenário público nacional" disse o vice-prefeito Vilton Cunha, que ao discursar lembrou dos jovens que participam de atividades na cidade de Currais Novos, como o grupo do Peti que já foi reconhecido a nível estadual, e os atletas currais novenses que já trouxeram grandes conquistas para o município.
Para o vereador mais jovem da região Ismael Medeiros do (PR) Partido da República, a juventude deve agir hoje e não esperar o futuro."Falem, opinem, reclamem, gritem pelos seus direitos e façam a diferença hoje, não vamos esperar o futuro chegar para cobrar tudo o que tem que ser feito" Izmael que no momento lançou a revista do Fórum Nacional da Juventude, realizado em Acari, no ano de 2006, também falou da falta de interesse do poder público para com os jovens das cidades do interior.
O momento é uma reivindicação histórica dos jovens de todo o país, que sempre foram protagonistas de temas como drogas, alcoolismo, violência, preconceitos e outros. A juventude quer mudar o cenário do seu próprio espaço."Existe uma grande nescessidade de construir politicas públicas para os jovens, saúde, educação, assistência social e o trabalho, precisamos transformar tanta informação teórica em prática" disse o Presidente da Ong Tulipa Walter Antero.
A Técnica pedagógica da Codese(Coordenadoria do Desenvolvimento Escolar) Maria Angélica Andrade, coordenadora dos cursinhos pré- vestibulares de Natal, anunciou que algumas cidades do Seridó receberão aulas de cursinhos renomados da Capital, uma parceria entre as 16 Direds e a Secretaria Estadual de Educação.
Ao falar da importância do evento e da sua dimensão, o Sub-Secretário Estadual da Juventude Marcos Aurélio, citou a valorização dos jovens para o governo atual, da importância da escola na vida da moçada, lembrou algums dados revelados em estudos feitos pela sua secretaria sobre como anda o ensino estadual, e declarou que os jovens não gostam da escola que encontram. "A cada 10 jovens, 7 não estão em um banco escolar," citou. Lembrou também os programas de iniciação ao trabalho, como o Agente Jovem, Talento Jovem, o Jovem Empreendedor e Jovem Cidadão. Que levam a juventude a conquista do 1º emprego, " Mais hoje o nosso foco será a educação, tudo se tranforma menos a escola pública, é o momento de unir a sociedade, definir quais são as dificuldades do jovem seridoense" disse o Sub-Secretário.
Ao término do evento, os jovens presentes puderam protestar sobre seus direitos, questões como o transporte escolar, a pequena demanda de cursos superiores na região, a falta de emprego, e de vagas para cursos profissionalizantes, e o baixo nível do ensino público. Para Francisco de Assis Araújo, Presidente da Fatern (Federação Estadual dos Trabalhadores Rurais), o evento já é um grande passo."Começaram a pensar diferente, hoje temos liberdade de falar, antes eram decisões fechadas entre eles, sem saber realmente as dificuldades que tínhamos" falou.
Durante a tarde, os jovens foram divididos em sub-grupos para elaborar propostas que irão ser apresentadas ao Governo do Estado. No evento também foram feitas as eleições para a escolha de delegados que irão representar a região do Seridó. Cada delegado participará da Conferência Estadual que acontecerá de 28 a 30 de março em Natal.