quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Governadores do Nordeste discutem PAC, energia e Sudene



A governadora Wilma de Faria confirmou presença na 6ª Reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizada nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, no resort Starfish Ilha de Santa Luzia, na Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Durante o encontro, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do recém empossado presidente da Sudene, Paulo Fontana, os governadores nordestinos farão uma avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e discutirão temas como a apresentação da nova diretoria da Sudene e a implantação novas usinas de energia eólica.



Após a abertura oficial do encontro pelo presidente Lula, a ministra Dilma Roussef vai expor um balanço das ações do PAC no Nordeste e as metas do programa para os próximos anos. Somente para obras de saneamento básico e urbanização de favelas no Rio Grande do Norte, os investimentos do PAC somam R$ 649,2 milhões. O programa também inclui outras obras importantes para o Estado como a duplicação da BR-101, melhorias no terminal salineiro de Areia Branca, a implantação do sistema adutor do Alto Oeste e a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.



Em seguida, o ministro da Justiça fará uma exposição sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que prevê uma série de ações de enfrentamento à criminalidade no país. Entre elas a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.



Durante a reunião, será apresentada a nova diretoria da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Otimista em relação à recriação da Sudene, a governadora Wilma de Faria defende um diálogo permanente entre os governadores do Nordeste e o presidente da República, para a definição de recursos e de políticas de investimentos para o órgão. Outro assunto que será alvo da discussão é a adoção do Pacto Nacional para as melhorias das condições de vida das crianças do semi-árido, que será tratado pela representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirie.



Dois governadores farão intervenções durante o fórum: Wilma de Faria, que irá defender a implantação de usinas eólicas no Nordeste e o governador do Alagoas, Teotônio Vilela, que vai falar sobre o problema do endividamento rural nos estados nordestinos.


Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: