sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Festa de emancipação Politica de Lagoa Nova supera expectativas



Na última quarta-feira dia (02/01), uma verdadeira multidão marcou presença na tradicional festa de Emacipação Politica de Lagoa Nova, este ano festejando seus 45 anos. Um público estimado em 20 mil pessoas, a população e os visitantes foram conferir os shows das bandas Collo de Menina, Solterões do Forró e Pegada Nova.


O Prefeito da cidade Erivan Costa, recebeu alguns politicos da região, entre eles o Deputado Federal João Maia, o Prefeito de Currais Novos Zé Lins e o seu vice Vilton Cunha, o presidente da Câmara Municipal Izinho Brandão e demais vereadores da cidade de Lagoa Nova.


A festa foi até as seis da manhã, com um público ainda marcante. O atual gestor Erivan Costa falou a platéia a alegria de está realizando mais uma ano desta grande festa. " É uma satisfação muito grande está vivendo mais um ano desta festa tão bonita, Lagoa Nova está de parabéns por receber este grande público"


Os visitantes foram dos quatro cantos do Seridó e região, como também alguns turistas da Paraíba. A festa sem dúvida ficará na história de todos os lagoanovenses.

Prefeitura prepara novo aterro sanitário

Nesta sexta-feira dia (04/01) a Prefeitura Municipal de Currais Novos entregará a última licença para funcionamento do aterro controlado de resíduos sólidos que está sendo construído para substituir o antigo lixão da cidade.

Após isso, faltará apenas a ordem de funcionamento por parte do Idema. A previsão é de que na primeira quinzena de fevereiro comece a operacionalização do aterro, pondo fim a décadas de desrespeito ao meio ambiente.

Para o prefeito Zé Lins, o novo aterro controlado de Currais Novos é uma obra de grande importância para a cidade. “Não podemos mais tolerar e conviver com esse lixão, que há décadas vem causando vários transtornos, principalmente, para os moradores daquela área", disse o prefeito.

Outra importante iniciativa diz respeito aos catadores do antigo lixão. A Prefeitura, através das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Agricultura e Meio Ambiente, vem realizando um grande trabalho educativo e de conscientização. Já foi inclusive, criada uma associação para que os catadores possam se organizar e se preparar para a nova realidade que irão encontrar no novo aterro.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geraldo Mozar, “lá, eles não serão mais catadores e sim agentes ambientais, pois eles irão trabalhar na implantação de um projeto piloto de coleta seletiva. Vão usar fardas, carroças padronizadas, além de equipamentos de segurança”, explicou Geraldo.

O novo aterro para depósito dos resíduos sólidos do município fica localizado a uma distância de aproximadamente 5 km do município, à margem esquerda da RN 047, em direção ao município de Lagoa Nova.

A área total do novo aterro é de 23 hectares - 04 (quatro) vezes maior do que a área do atual lixão, que se encontra no Parque Industrial, na BR 427, e que é inferior a 05 (cinco) hectares.

A vida útil e operacional do novo aterro vem a ser superior a 30 anos. “É claro que isso dependerá da operacionalização do mesmo, mas, com certeza, o novo aterro deverá prover as necessidades do município por muitos anos”, disse Geraldo Mozar.

O novo aterro trará grandes benefícios à população da cidade. A reivindicação pela retirada e extinção do antigo lixão é bastante antiga. “Pela primeira vez, Currais Novos está adotando uma política séria em relação ao meio ambiente. Currais Novos é uma das únicas cidades no Estado a ter essa preocupação com o destino dos resíduos sólidos”, disse o prefeito.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Zé Lins é aprovado com índice de 81%, diz a pesquisa da consult


Na edição deste domingo dia (31/12) do jornal O Poti, foi divulgada uma pesquisa da Consult que relata o índice de aprovação da atual gestão. Com um memorável índice de 81% de aprovação o Prefeito Zé Lins obteve este resultado mostrado em um dos orgão mais conceituados em fonte de pesquisa popular. Para a população curraisnovense a atual administração tem se preocupado com as necessidades do município.

Balanço geral do ano divulga grandes números


O ano de 2007 ficou marcado pela a entrega de várias obras pela a atual administração, com conquistas importantes para Currais Novos. Em um balanço realizado pela Prefeitura foram divulgados alguns números e estipulado as metas para 2008. O ano foi marcado por grandes programas sociais, a exemplo do Programa Prefeitura em Ação. Foram mais de 46 mil pessoas atendidas pelo programa, com mais de 124 mil consultas e atendimentos médicos, 38 mil remédios prescritos e distribuídos, e 105 mil exames realizados. Além de postos de saúde reformados e a aquisição de novos equipamentos.

Na área de habitação, foram mais de 400 casas construídas, e mais de 300 reformas. A educação também foi um dos focos principais do ano. Foram 10 creches reformadas, e a construção da creche do Promorar, 06 escolas totalmente reformadas e ampliadas, inclusive com adaptação para alunos especiais. Um ensino de qualidade, reconhecido com a conquista do Selo Unicef.

Em infra-estrutura, foram pavimentadas mais de 11 ruas, grandes obras realizadas e outras ainda estão sendo concluídas, como a reforma do Mercado Público, reforma da rodoviária, e a construção do Centro de Artesanato Governadora Wilma de Faria, e do novo Abatedouro da cidade, como também a construção do Pórtico Turístico, no bairro Paizinho Maria.

Nas finanças os funcionários receberam seus salários rigorosamente em dia, como também a modernização com a aquisição de novos computadores para as secretarias. Na agricultura foram recuperadas mais de 328 km de estradas vicinais, a eletrificação de 98 comunidades rurais, chegando a quase 100% no município. Em parceria com o Governo Federal expandiu o Programa Fome Zero, além da parceria com o Exército Brasileiro, que proporcionou a continuação da operação Pipa, atendendo a 4.958 pessoas.

A atual administração fechou o ano com grandes números, e espera-se outras realizações para 2008, a conclusão da reforma da rodoviaria, do novo mercado e a reforma tão esperada da Praça Cristo Rei. Uma das melhores notícia para esse ano, foi o anúncio da construção do Teatro Municipal.

Uma grande queima de fogos recepciona 2008


A prefeitura de Currais Novos promoveu uma bela festa de Reveillon. A chegada do Ano Novo foi recepcionada com um grande show pirotécnico, no centro da cidade.

Como acontece todos os anos, uma multidão acompanhou a primeira missa de 2008, na Matriz de Sant’Ana e aproveitou para agradecer as conquistas de 2007 e renovar as esperanças para o ano vindouro.

Em seguida, todos brindaram a chegada de 2008 com muita festa entre as praças Cristo Rei e Tomaz Salustino, com os shows das bandas Toalha Rendada, Baba de Moça e a música eletrônica do DJ Peter.

Fonte: www.cnagitos.com

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Totoró é o grande produtor de melão do Seridó




Fotos: Currais Novos em Foco


Na comunidade do Totoró em Currais Novos, está sendo desenvolvido um grande projeto que além de embelezar o local, se tornou um pólo de produção que está servindo de referência para todo o seridó. Trata-se de uma plantação de verduras e de melão. O idealizador do plano chama se Francinaldo, com sua iniciativa e por meio de um empréstimo realizado no Banco do Nordeste seguida da orientação da Emater, ele pode conquistar o seu pão de cada dia.


Não tendo muitas condições de irrigação já que a região vive um forte período de estiagem, ele aderiu a um novo meio de irrigar sua colheita. Agora com esse novo sistema de gotejamento, nós conseguimos triplicar a produção e economizar a água do açude, Graças a Deus, primeiramente, e ao Banco do Nordeste que acreditou em mim", disse Francinaldo.


Uma idéia que surgiu sem perceber a dimensão que poderia tomar o seu pequeno sonho,seu Francinaldo já é o maior produtor de verduras e de melão do seridó.Com uma produção que chega a arrecadar 21 mil quilos de melão por hectare.


A ação realizada pelo seu Francinaldo gerou empregos para mais de 30 famílias que transformaram essa região em um verdadeiro oásis em pleno semi-árido. A produção cresceu tanto, que seu Francinaldo no primeiro ano de trabalho conseguiu o dinheiro de quitar o empréstimo, que teria carência de 3 anos para começar a pagar, e mais 7 anos para liquidar o débito. "Quando o gerente do BNB veio nos visitar eu até brinquei com ele e perguntei se ele já queria receber o empréstimo logo", disse o produtor.