Nesta sexta-feira dia (04/01) a Prefeitura Municipal de Currais Novos entregará a última licença para funcionamento do aterro controlado de resíduos sólidos que está sendo construído para substituir o antigo lixão da cidade.
Após isso, faltará apenas a ordem de funcionamento por parte do Idema. A previsão é de que na primeira quinzena de fevereiro comece a operacionalização do aterro, pondo fim a décadas de desrespeito ao meio ambiente.
Para o prefeito Zé Lins, o novo aterro controlado de Currais Novos é uma obra de grande importância para a cidade. “Não podemos mais tolerar e conviver com esse lixão, que há décadas vem causando vários transtornos, principalmente, para os moradores daquela área", disse o prefeito.
Outra importante iniciativa diz respeito aos catadores do antigo lixão. A Prefeitura, através das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Agricultura e Meio Ambiente, vem realizando um grande trabalho educativo e de conscientização. Já foi inclusive, criada uma associação para que os catadores possam se organizar e se preparar para a nova realidade que irão encontrar no novo aterro.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geraldo Mozar, “lá, eles não serão mais catadores e sim agentes ambientais, pois eles irão trabalhar na implantação de um projeto piloto de coleta seletiva. Vão usar fardas, carroças padronizadas, além de equipamentos de segurança”, explicou Geraldo.
O novo aterro para depósito dos resíduos sólidos do município fica localizado a uma distância de aproximadamente 5 km do município, à margem esquerda da RN 047, em direção ao município de Lagoa Nova.
A área total do novo aterro é de 23 hectares - 04 (quatro) vezes maior do que a área do atual lixão, que se encontra no Parque Industrial, na BR 427, e que é inferior a 05 (cinco) hectares.
A vida útil e operacional do novo aterro vem a ser superior a 30 anos. “É claro que isso dependerá da operacionalização do mesmo, mas, com certeza, o novo aterro deverá prover as necessidades do município por muitos anos”, disse Geraldo Mozar.
O novo aterro trará grandes benefícios à população da cidade. A reivindicação pela retirada e extinção do antigo lixão é bastante antiga. “Pela primeira vez, Currais Novos está adotando uma política séria em relação ao meio ambiente. Currais Novos é uma das únicas cidades no Estado a ter essa preocupação com o destino dos resíduos sólidos”, disse o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário