quarta-feira, 14 de maio de 2008

FCJBG comemora VI Semana Nacional de Museus

O Museu Histórico de Currais Novos também comemora VI Semana Nacional de Museus. A Fundação Cultural José Bezerra Gomes está com uma programação especial alusiva a Semana Nacional de Museus que é comemorada de 12 a 18 de maio.

Com o tema “Museu e Cidadania: a educação patrimonial em foco”, a Fundação realizará diversas atividades e terá visitações programadas das instituições de ensino da rede pública e privada da cidade de Currais Novos e de cidades vizinhas.

Centenas de peças do acervo histórico da cidade, além de peças artesanais utilizando material reciclado, estarão expostas ao público. O Presidente da Fundação, João Antônio, explica que hoje em dia os museus não são somente áreas de exposição de peças raras e antigas. “O museu é muito mais que isso. É um local para fóruns de debates, que discutem os mais variados temas. É uma extensão da sala de aula, com a função de educar e de resgatar a consciência histórica das pessoas", afirma João.

Nesta quarta-feira(14/05), durante toda a manhã, aconteceu apresentação do Cordel do Pau Quebrado, com a participação de Júnior Caçarola. À noite e amanhã, a partir das 19h, haverá apresentação do Grupo Caçuá de Mamulengos.

Na quinta-feira(15/05), a partir das 19h, a Fundação Cultural também realizará, no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, palestra sobre o tema “Museu e Cidadania: a educação patrimonial em foco”, com Ms. Maria da Conceição Guilherme Coelho.

Promovida desde 2003 pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museus (ABM), a Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Currais Novos de cara nova







Obras muito importantes estarão sendo entregues a população no próximo dia 30/08(sexta-feira). As novas obras são sonhos antigos da população. Como o Mercado Publico, que nunca havia sido reformado, e hoje ganhou toda uma estrutura nova, com uma maio higiene e segurança para os trabalhadores, bancadas novas, rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais, e uma lojinha de artesanato .


A obra da ampliação da Rodoviária, que também nunca havia passado por uma reforma, hoje está totalmente reformada e ampliada para seus usuários e visitantes.Com um restaurante, rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais, parte hidráulica e elétrica totalmente trocada, e uma nova estrutura adepta e de qualidade para embelezar ainda mais a cidade.



Os conjuntos habitacionais que darão a população a oportunidade do grande sonho da casa própria, como o Conjunto Ananília Salustino Soares (Dona Niná Salustino), no bairro Dr. Sílvio Bezerra de Mello; Conjunto Imaculada Conceição, no bairro Dr. José Bezerra (Promorar); e Conjunto Prefeito Gilberto Lins, no bairro Paizinho Maria. Ao todo serão entregues 437 moradias, que foram construídas numa parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, beneficiando cerca de 3000 pessoas. Outras 150 deverão ficar prontas até dezembro próximo e 109 serão entregues ainda no primeiro semestre de 2009.


São obras que marcarão o progresso do município,como também o novo aterro sanitário, que tratará a partir de agora do lixo respeitando o meio ambiente, substituindo assim o antigo lixão da cidade. O novo aterro está localizado a 5 km da cidade, terá uma vida útil de 30 anos. Para quem tira seu sustento do local, os catadores irão encontrar uma forma melhor de trabalhar, está sendo criada uma associação para que eles possam se organizar e continuar trabalhando, de uma forma mais humana.


A Prefeitura de Currais Novos também trouxe para a população, o NAMI (Núcleo de Assistência da Mulher e do Idoso), que tratará casos de desrespeito a mulher e dará uma atenção maior ao idoso currais novense, para que os mesmos se sintam a vontade e adeptos a denunciarem casos de agressão, ou qualquer tipo de violência.


Obras significativas ainda estão para serem entregues, como a reforma da praça Cristo Rei, o cartão postal do município, que terá todo o seu piso trocado sendo totalmente restaurada.O novo abatedouro também é uma realidade para o município, uma estrutura nova, com equipamentos de última geração, dando assim uma maior qualidade aos seus serviços.


Assim Currais Novos caminha para uma cidade que oferecerá ainda mais, uma melhor qualidade de vida para a população, que escolhe a “capital da sheelita” para viver.

Currais Novos recebe Encontro regional sobre controle interno e administração municipal







De 13 a 15 de maio(08), Currais novos recebe o Encontro Regional sobre Controle Interno e Administração Municipal. Realizado pelo TCE/RN (Tribunal de Contas do Estado),e também pela Escola de contas Severino Lopes de Oliveira, em parceria com a Prefeitura Municipal,e a AMSO ( Associação dos Municípios do Seridó Ocidental) pelo seu Presidente e também Prefeito de Acari Juarez Bezerra. O encontro busca um fortalecimento ao controle interno das gestões atuais.


Várias autoridades da cidade estiveram presentes no primeiro dia do evento, o Prefeito em exercício Vilton Cunha, que assumiu a Prefeitura devido o Prefeito Zé Lins está cumprindo agenda na capital, o Presidente do legislativo Izinho Brandão, e o vereador Eugênio Lins, que foi o autor do requerimento que trouxe o encontro para Currais Novos, abrangendo também a Instrução Processual: procedimentos formais.


Para o Professor Laércio S. de Oliveira dirigente da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, o encontro é muito positivo: “A finalidade deste encontro é aperfeiçoar e capacitar ainda mais os gestores para suas funções públicas” disse. Para o Prefeito em exercício Vilton Cunha, o encontro traz para Currais Novos informações para uma maior capacitação da gestão. “ Temos que ter cuidado, podemos ser leigos também em algumas coisas, e é isso que nos ensina a importância e o respeito do controle interno da gestão, para que o gestor não saia prejudicado, com alguma falta de informação” disse


O evento realizado no auditório da Escola Municipal Professor Humberto Gama, estaveram presentes o Diretor Geral da Escola de Contas, Laércio Segundo de Oliveira; Gildemir Araújo, Chefe da CGU, Regional RN; Carlos José Cavalcanti, Coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da CGU; Alexandre Caminha, Secretário do TCU/RN; o Prefeito de Currais Novos em exercício, Vilton Cunha; o Prefeito de Acari e Presidente da AMSO, Juarez Bezerra; entre outras autoridades.


O Encontro Regional sobre Controle Interno e Administração Municipal, teve inicio na manhã de hoje terça-feira(13), no auditório da Escola M. Professor Humberto Gama. O evento termina na próxima quinta-feira (15/08).

Zé Lins em reunião com a Governadora


O Prefeito de Currais Novos e Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Zé Lins, viajou à capital do Estado, na manhã da última segunda-feira(12/08) a convite da Governadora Vilma de Faria para participar, ao lado de colegas prefeitos, de uma importante reunião para discutir estratégias de uma grande ação contra a dengue no Estado. A reunião acontece depois de a Governadora decretar estado de emergência por causa do avanço da doença no RN. A reunião aconteceu no auditório da Emater, no Centro Administrativo, às 15h.


Na manhã da terça-feira(13/08), o Prefeito Zé Lins estará participando de uma entrevista no BOM DIA RN, nos estúdios da Intertv Cabugi. Zé Lins falará sobre a reunião com a Governadora e a expectativa dos colegas prefeitos, em relação aos efeitos do decreto de emergência.


Zé Lins deverá relatar os avanços conseguidos na prevenção e no combate a dengue em Currais Novos e claro, discutir outros assuntos.


O BOM DIA RN vai ao ar a partir das 6h:30min.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Atletas currais-novenses vencem estadual

Mais uma vez os atletas da equipe do Projeto de Iniciação ao Atletismo da Prefeitura Municipal de Currais Novos/AABB se dão bem e faturam o Campeonato Estadual de Adultos, na categoria Feminino e Geral, trazendo ainda o vice campeonato com a equipe masculina.

A competição foi realizada no último final de semana, na pista de atletismo Magnólia Figueiredo, no Caic Esportivo do bairro Lagoa Nova, em Natal. A competição serviu como seletiva para o Norte Nordeste de Adultos que será realizado em Recife/PE.

O destaque da competição foi o currais-novense Francisco Francimário, que foi considerado o melhor atleta da competição. Os atletas Emilayne Daiane e Joandson de Araújo também se destacaram vencendo as provas de salto em distância e de 3.000m com obstáculos.

Emilayne, de apenas 15 anos, vem conquistando resultados importantes em todas as provas do cenário estadual. Joandson é bolsista patrocinado pela Prefeitura de Currais Novos e também venceu todas as provas de 3.000m com obstáculos no ano de 2008, realizadas no estado do Rio Grande do Norte.

Segundo o Professor Ronaldo Costa, técnico da equipe, os atletas do projeto vêm tendo uma grande atuação, pois a delegação com idade entre 15 e 19 anos, vêm superando equipes com atletas muito mais experientes. “Nossos atletas são, acima de tudo, guerreiros e batalhadores. Estamos muito felizes com isso. Afinal, ser campeão de uma categoria adulta é motivo de muita alegria para um projeto desenvolvido com crianças e jovens”, disse Ronaldo.

Os atletas do Projeto de Iniciação ao Atletismo conquistaram no total 27 medalhas sendo 11 de ouro, 10 de prata e 06 de bronze.

O quadro de medalhas ficou assim:

OURO – EMILAYNE DAIANE (01) – Salto em Distância, JOANDSON DE ARAÚJO (01) 3.000m com Obstáculos, FRANCIMÁRIO ARAÚJO (01) – Lançamento do Martelo, ANDREZA TERTULIANO (01) – 100m com Barreiras, RANILCE SOUZA (01) – 20km de Marcha Atlética, KLETON DENNIS (01) – 4x100m rasos, ANTONIO CARLOS (01) – 4x100m rasos, DIOGO HENRIQUE (01) – 4x100m rasos, JOABSON KELLY (03) – 100m, 200m e 4x100m rasos.

PRATA: MOHANA SILVA (02) 1500m rasos e 4x100m rasos, SUERDA SILVA (01) 4x400m rasos, ANDREZA TERTULIANO (01) 4X400m rasos, EMILAYNE DAIANE (01) – 4x400m rasos, PERSEVALDO SABINO (01) – 400m com Barreiras, KLEYTON DENNIS (01) – 200m rasos, EMANUEL PEREIRA (01) – Lançamento do Dardo, TATHYANE REBECA (01) Lançamento do Martelo.

BRONZE: EMILAYNE DAIANE (01) – 200m rasos, SUERDA SILVA (01) – 5.000m rasos, ANTONIO CARLOS (02) – 100m e 200m rasos, ANDREZZA FERNANDES (01) – Salto em Distância, MOHANA RALYNE (01) – 800m rasos, JAMERSON RODRIGUES (01) Decatlo.

CONVOCAÇÃO

Com todos esses bons resultados conquistados pela equipe do Projeto de Iniciação ao Atletismo de Currais Novos, no campeonato estadual de atletismo, um número muito significativo de atletas foram convocados para uma competição interestadual na categoria de adulto.

Currais Novos conseguiu integrar 10 de seus atletas na seleção do Rio Grande do Norte, para participar do Troféu Norte Nordeste de Atletismo Juvenil, que será disputado dias 06, 07 e 08 de junho, em Recife/PE.

Os seguintes atletas foram convocados:

ATLETA

PROVAS

1.

ANGÉLICA DE ARAÚJO

Salto Em Distância, Salto Triplo, 4x100m, 4x400m.

2.

JOADSON DE ARAÚJO

3.000m com Obstáculos, 5.000m, 10.000m

3.

EMANUEL PEREIRA

Lançamento do Dardo

4.

EMILAYNE DAIANNE

Salto em Distância, 100m, 4X100m.

5.

FRANCIMARIO ARAÚJO

Lançamento do Martelo

6.

RANILCE SOUZA

20 KM de Marcha Atlética

7.

JOABDSON KELLY

Salto em distância, 100m e 4x100m

8.

JOSILÂNDIA PEREIRA

Arremesso do Peso e Lançamento do Disco

9.

THATYANE REBECA

Lançamento do Martelo

10.

DAMIANA SALES

3.000m rasos e 3.000m com Obstáculos

11.

RONALDO COSTA

Técnico da Delegação