quarta-feira, 14 de maio de 2008

FCJBG comemora VI Semana Nacional de Museus

O Museu Histórico de Currais Novos também comemora VI Semana Nacional de Museus. A Fundação Cultural José Bezerra Gomes está com uma programação especial alusiva a Semana Nacional de Museus que é comemorada de 12 a 18 de maio.

Com o tema “Museu e Cidadania: a educação patrimonial em foco”, a Fundação realizará diversas atividades e terá visitações programadas das instituições de ensino da rede pública e privada da cidade de Currais Novos e de cidades vizinhas.

Centenas de peças do acervo histórico da cidade, além de peças artesanais utilizando material reciclado, estarão expostas ao público. O Presidente da Fundação, João Antônio, explica que hoje em dia os museus não são somente áreas de exposição de peças raras e antigas. “O museu é muito mais que isso. É um local para fóruns de debates, que discutem os mais variados temas. É uma extensão da sala de aula, com a função de educar e de resgatar a consciência histórica das pessoas", afirma João.

Nesta quarta-feira(14/05), durante toda a manhã, aconteceu apresentação do Cordel do Pau Quebrado, com a participação de Júnior Caçarola. À noite e amanhã, a partir das 19h, haverá apresentação do Grupo Caçuá de Mamulengos.

Na quinta-feira(15/05), a partir das 19h, a Fundação Cultural também realizará, no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, palestra sobre o tema “Museu e Cidadania: a educação patrimonial em foco”, com Ms. Maria da Conceição Guilherme Coelho.

Promovida desde 2003 pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museus (ABM), a Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

Nenhum comentário: