domingo, 18 de maio de 2008

Concurso visa despertar conscientização de alunos


Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção? Essa pergunta será o tema do 2º Concurso de Redações e Desenhos promovido entre alunos do ensino fundamental e médio dos municípios participantes do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, realizado pela da Controladoria-Geral da União (CGU).

Durante essa semana(14/05), membros da CGU estiveram novamente na cidade. Desta vez, para conversar com representantes da rede municipal, estadual e privada de ensino, sobre o concurso, que tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pelo controle social e promover a reflexão sobre o tema no ambiente escolar.

Em Currais Novos cerca de nove mil alunos devem participar do concurso, nas três categorias: desenho, destinada aos alunos do Pré à 4ª série; Redação, voltada aos estudantes da 5ª à 8ª séries; e Projetos, destinada aos alunos do ensino médio.

O Concurso de Redação e Desenhos será uma das ações da IV Semana de Educação para a Cidadania, que deverá acontecer em Currais Novos de 30 de junho à 04 de julho. A programação da Semana também foi amplamente discutida na reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença do Coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da CGU no Estado, Carlos Cavalcanti e da Promotora do Ministério Público Estadual, Mariana Barbalho.

A Semana de Educação para a Cidadania faz parte do Programa Nacional de Educação Fiscal e deverá trazer à Currais Novos dezenas de representantes dos 13 municípios que integram a AMSO – Associação dos Municípios do Seridó Oriental, além de instituições e população local, para discutir o aprimoramento e ampliação da consciência social, com ênfase para as questões fiscais.


Durante a IV Semana de Educação para a Cidadania serão realizadas simultaneamente várias atividades, como o programa Olho Vivo no Dinheiro Público; Seminário sobre Legislação Eleitoral; Concurso de Desenho e Redação; Palestras sobre Gestão Pública e Controle Social; entre outros.


A campanha tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, a partir de um diferencial, que é o incentivo a honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que possam contribuir para a formação do caráter.

Em Currais Novos, diversas ações vêm sendo desenvolvidas como a formação do Grupo de Participação Política do Adolescente e Orçamento Público, através do projeto Vereador Mirim.

Nenhum comentário: