sábado, 15 de dezembro de 2007

Prefeitura em Ação fecha o Ano com grande sucesso




Na manhã deste sábado (15/12), na Policlínica teve ínicio a última edição do Prefeitura em Ação. Durante toda a manhã foram realizadas consultas médicas, exames, distribuição de remédios entre outras atividades para a população, que participou ativamente do evento.

A Policliníca esteve lotada durante toda a manhã, os serviços que irão ser realizados até as 17 horas deste sábado, contou com uma grande equipe de funcionários da área da saúde de Currais Novos. Com mais de 08 médicos, entre eles dentistas, clínico geral, mastologista e outros, a população receberá seus remédios, serão distribuidos mais de 79 tipos de medicamentos.

"A 8ª edição está sendo um grande sucesso, já pela manhã superou todas as nossas expectativas, esperamos muito mais para tarde" disse a Secretária de Saúde Elaine Bezerra.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Novas casas terão esgotos tratados

Foto: Mazilton Galvão
O Prefeito de Currais Novos, Zé Lins recebeu na manhã desta quinta-feira(13/12), a visita de Márcio Bezerra, Diretor da empresa Ecoquímica do Brasil, que será responsável pela implantação do sistema de tratamento de efluentes nas novas unidades habitacionais que estão sendo construídas nos bairros Dr. José Bezerra e Paizinho Maria.

A equipe técnica da empresa veio fazer um levantamento das áreas que irão receber o projeto, que irá fazer o aproveitamento dos resíduos sólidos, que serão tratados e servirão para adubo, e os líquidos, que depois de serem devidamente tratados, serão reutilizados para determinados fins, como irrigação de fruteiras.

Segundo Márcio, o projeto irá constar de um sistema de biodigestor, com tratamento aeróbio e anaeróbio dos efluentes.

De acordo com o Prefeito Zé Lins, a intenção será levar este projeto também à zona rural, nas comunidades de São Sebastião, aonde existem cerca de 150 casas, e no Povoado Cruz, nas mais de 300 residências.

No bairro Promorar serão beneficiadas 80 unidades habitacionais. Já o bairro Paizinho Maria, são 136 unidades beneficiadas com o projeto, que é pioneiro na região do Seridó.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Veja como Confira quem foram os senadores que votaram contra ou a favor da CPMF

O apoio de 45 senadores à prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) não foi suficiente para garantir ao governo federal a aprovação da matéria no plenário do Senado na madrugada desta quinta-feira (13).

Os 27 senadores da oposição (DEM e PSDB) votaram unidos contra a prorrogação da CPMF, mesmo com a pressão de governadores do PSDB para que mantivessem o "imposto do cheque".

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foi o único ausente na votação, pois retornou ao Estado para participar do enterro do governador Ottomar Pinto --apesar de já ter declarado o voto contra a CPMF. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), também não registrou voto porque só participa em caso de empate.

Confira abaixo como foram os votos dos senadores na prorrogação da CPMF:
Contra:
Adelmir Santana (DEM-DF)
Álvaro Dias (PSDB-PR)
Antonio Carlos Junior (DEM-BA)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)
César Borges (PR-BA)
Cícero Lucena (PSDB-PB)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Efraim Morais (DEM-PB)
Eliseu Rezende (DEM-MG)
Expedito Junior (PR-RO)
Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Geraldo Mesquita (PMDB-AC)
Heráclito Fortes (DEM-PI)
Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE)
Jayme Campos (DEM-MT)
João Tenório (PSDB-AL)
Jonas Pinheiro (DEM-MT)
José Agripino (DEM-RN)
José Nery (PSOL-PA)
Kátia Abreu (DEM-TO)
Lúcia Vânia (PSDB-GO)
Mão Santa (PMDB-PI)
Marco Maciel (DEM-PE)
Marconi Perillo (PSDB-GO)
Maria do Carmo Alves (DEM-SE)
Mario Couto (PSDB-PA)
Marisa Serrano (PSDB-MS)
Papaléo Paes (PSDB-AP)
Raimundo Colombo (DEM-SC)
Romeu Tuma (PTB-SP)
Rosalba Ciarlini (DEM-RN)
Sérgio Guerra (PSDB-PE)
Tasso Jereissati (PSDB-CE)

A favor:
Almeida Lima (PMDB-SE)
Aloísio Mercadante (PT-SP)
Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
Augusto Botelho (PT-RR)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Delcídio Amaral (PT-MS)
Edson Lobão (PMDB-MA)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Euclydes Melo (PTB-AL)
Fatima Cleide (PT-RO)
Flavio Arns (PT-PR)
Francisco Dornelles (PP-RJ)
Gerson Camata (PMDB-ES)
Gilvam Borges (PMDB-AP)
Gim Argello (PTB-DF)
Ideli Salvatti (PT-SC)
Inácio Arruda (Pc do B-CE)
Jefferson Péres (PDT-AM)
João Durval (PDT-BA)
João Pedro (PT-AM)
João Ribeiro (PR-TO)
João Vicente Claudino (PTB-PI)
José Maranhão (PMDB-PB)
José Sarney (PMDB-AP)
Leomar Quintanilha (PMDB-TO)
Magno Malta (PR-ES)
Marcelo Crivella (PRB-RJ)
Neuto do Conto (PMDB-SC)
Osmar Dias (PDT-PR)
Patricia Saboya (PDT-CE)
Paulo Duque (PMDB-RJ)
Paulo Paim (PT-RS)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renan Calheiros (PMDB-AL)
Renato Casgrande (PSB-ES)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Roseana Sarney (PMDB-MA)
Sérgio Zambiasi (PTB-RS)
Serys Slhessarenko (PT-MT)
Sibá Machado (PT-AC)
Tião Viana (PT-AC)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Valter Pereira (PMDB-MS)
Wellington Salgado (PMDB-MG).

Policlínica recebe o Prefeitura em Ação

No próximo sábado dia (15/12) a Policlínica receberá mais uma edição do Prefeitura em Ação, com consultas médicas, distribuição de remédios, requisições de exames laboratoriais, aplicação de flúor para as crianças entre outros serviços prestados.

Com a expectativa de muito sucesso a equipe que será um pouco maior devido a dimensão que o evento tomou espera que como em todas as edições o público compareça em massa . O Prefeitura em Ação foi muito bem recebido pelos moradores dos bairros em que passou, como também na zona rural realizadas no Povoado São Sebastião e no Sítio São Luiz entre outras localidades que receberam o projeto.


Na policlínica atenderão mais de 08 médicos, como:
Oftamologia
Gastrointerologia
Mastologia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Ginecologia
Dermatologia

Além de serviços odontológicos, com 03 dentistas. A equipe que terá 60 pessoas se prepara para a 8ª edição do projeto, a última do ano." Foi um ano de muitas conquistas e muito trabalho na área da saúde, e o Pefeitura em Ação veio para abrilhantar ainda mais o ano" disse a secretária de saúde Elaine Bezerra de Lima.

Garibaldi é eleito Presidente do Senado


O senador Garibaldi Filho(PMDB/RN) foi eleito, nesta quarta-feira(12/11) o mais novo Presidente do Senado.

Candidato único, Garibaldi recebeu 68 votos, dos 81 Senadores. O Senador, que ainda não se acostumou com o cargo, comandará a Casa até o final de 2008.

Esse será um mandato-tampão, para continuar o biênio iniciado pelo senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, que pediu afastamento depois de várias acusações de corrupção.

Mal tomou posse Garibaldi já teve que dá explicações sobre ação, segundo matéria publicada na Folha Online, onde é citado em uma petição sigilosa que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) como relacionado a um esquema de desvios em um programa social no Rio Grande do Norte, entre 1995 e 2002.

Já de cara, Garibaldi presidiu a conturbada sessão que prorrogaria a CPMF, derrotada no Senado. O Governo não conseguiu os 49 votos necessários para a aprovação.

Foram 45 votos a favor e 34 contra. Com isso, o "Imposto do Cheque" deixa de vigorar no próximo ano.

Currais Novos: uma das dez melhores administrações do Estado

O Diário de Natal realizou neste dia 11 de dezembro, a premiação dos 40 Melhores Municípios do Rio Grande do Norte, projeto que elenca as cidades potiguares, que obtiveram melhores desempenhos no desenvolvimento sócio-econômico, revertido em qualidade de vida à população.

Currais Novos obteve uma excelente colocação, ficando em nono lugar, dentre os 40 municípios analisados pelo Diário de Natal.

O projeto 40 Melhores Municípios do Rio Grande do Norte está em sua 5ª edição e é um trabalho resultado de uma pesquisa encomendada pelo Diário de Natal à empresa BGB Consultoria.

Desde a 1ª edição, a classificação dos municípios é amparada em um cruzamento de dados e indicadores oficiais.

Este projeto visa incentivar o desenvolvimento das cidades, contribuindo com a melhoria das administrações municipais do RN, oferecendo merecido reconhecimento à aqueles municípios que vêm se destacando nos aspectos econômicos e sociais.

O levantamento estatístico inclui entre os dados analisados informações sobre instrumentos de gestão e aplicação de recursos, utilizando variáveis que traduzem o acesso da população a bens e serviços básicos.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Versailles Tirol e contou com a presença da Governadora Wilma de Faria, do Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Robson Faria, além de outras autoridades estaduais.

O prefeito de Currais Novos e Presidente da Federação dos Municípios do RN, Zé Lins, parabenizou em discurso, a iniciativa do Diário e lembrou dos colegas prefeitos, enfatizando as grandes dificuldades e desafios enfrentados em 2007. Zé Lins disse também que este reconhecimento é fruto do grande trabalho que vem sendo realizado por todos que a fazem a administração municipal.

O ranking dos dez primeiros municípios foi o seguinte:
1. Natal
2. Mossoró
3. Parnamirim
4. Areia Branca
5. São Gonçalo do Amarante
6. Macau
7. Caicó
8. Açu
9. Currais Novos
10. Apodi

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Prefeitos portugueses visitam o Seridó



O Seridó Potiguar recebeu durante a última semana a visita de uma comitiva de prefeitos portugueses. A presença dos prefeitos aqui faz parte do intercâmbio do Projeto internacional “Cooperação em Português”, entre países de língua portuguesa, que tem como objetivo a troca de informação e experiências sobre os processos locais de desenvolvimento.

O projeto teve início com o Brasil e será ampliado para países como Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, entre outros. Foram cinco dias visitando algumas cidades do Seridó. Todos os visitantes estavam encantados com a persistência do povo seridoense.

Para Ana Souto, da associação Dulciera Eloz, pela a primeira vez na região, o que chamou mais atenção foi o calor humano, a cultura. “As pessoas aqui tem personalidade forte e são muito persistentes, o carinho e a hospitalidade com que fomos recebidos me sensibilizou muito e é uma região muito bonita”, disse.

A troca de experiência também chamou a tenção do Prefeito de Pampilhosa da Serra, José Brito. Ele já conhecia a capital, mas nunca tinha vindo ao interior do Estado. Entre as coisas que lhe chamou atenção, ele fez questão de enumerar a simpatia do povo, a ótima hospitalidade de todos os prefeitos e o empenho que as pessoas têm para ultrapassam as dificuldades. “Gostaria que as pessoas no meu município tivessem essa mesma persistência”, disse.

José Brito também citou alguns exemplos que lhe chamaram atenção. “Projetos com produtos regionais, o grande envolvimento cultural de jovens e idosos na busca da preservação da cultura”.

O prefeito Zé Lins enxerga pelo menos três pilastras de intercâmbio entre os dois países: na área cultural, no artesanato e no intercâmbio de estudantes com bolsas de estudos. “Estou muito feliz com a visita, tenho certeza que o primeiro passo foi dado e que essa parceria vai gerar frutos. Quem sabe no futuro não consigamos construir um Centro Cultural portuguesa aqui no Seridó e eles construam um museu da nossa cultura lá na região deles”.

Em Currais Novos, a comitiva visitou a Mina Brejuí, o Centro de Artesanato e entregou uma doação da imagem de Nossa Senhora Santana, abençoada no Santuário de Fátima, em Portugal. Em seguida a comitiva assistiu a apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e finalizando a visita na cidade, foi servido um jantar com a presença de vários prefeitos da região do Seridó.

Fonte: Site Cnagitos.com

Curso recicla motoristas




Está sendo ministrado na Casa da Família de Currais Novos um curso profissionalizante para motoristas de veículos rodoviários e de transportadores de cargas perigosas.

As aulas que começou neste final de semana(08 e 09/12), serão ministradas durantes três finais de semanas seguidos.

O curso é uma parceria da Prefeitura Municipal e o SENAI, tem a participação de 30 inscritos e está sendo supervisionando pelo o técnico Zenildo Araújo.

A vinda deste curso para Currais Novos foi uma iniciativa do vereador Eugênio Lins.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Lagoa Nova Comemora 45 anos


2008 em Lagoa Nova começa a todo vapor. Já no dia 02 acontece a tradicional festa de Emancipação Política da cidade, que esse ano completa 45 anos e traz atrações como Solteirões do Forró, Collo de Menina e Pegada Nova.

O ano será também movimentado pela a campanha política. O prefeito Erivan Costa busca a reeleição para o seu quarto mandato.

Lagoa Nova, vem se destacando pelo os investimentos de turismo. De acordo com o prefeito mais de 70 empregos diretos já foram gerados na cidade com a chegada dos condomínios, empresas de diversas áreas e chalés construídos no município.

“Nós somos a cidade que mais cresceu na região do Seridó nos últimos anos e eu vou tentar dar continuidade a esse trabalho”, concluiu o candidato Erivan Costa.

Cerro Cora comemora 54 anos

A população cerro-coraense comemora neste terça-feira(11/12), o 54º aniversário da emancipação política da cidade.

O prefeito João Batista programou dois dias de intensa movimentação. Nesta segunda-feira, acontecerá um show com as bandas Canários de Reino e Forrozão Balada.

Já na terça-feira, serão realizadas inaugurações, competições esportivas, entre elas, corrida de resistência e o jogo de despedida do campo, onde será construído o tão sonhado estádio de futebol.

No seu quarto mandato, João Batista, renova as energias para eleger o seu sucessor, o atual vice-prefeito Novinho.