terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Prefeitos portugueses visitam o Seridó



O Seridó Potiguar recebeu durante a última semana a visita de uma comitiva de prefeitos portugueses. A presença dos prefeitos aqui faz parte do intercâmbio do Projeto internacional “Cooperação em Português”, entre países de língua portuguesa, que tem como objetivo a troca de informação e experiências sobre os processos locais de desenvolvimento.

O projeto teve início com o Brasil e será ampliado para países como Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, entre outros. Foram cinco dias visitando algumas cidades do Seridó. Todos os visitantes estavam encantados com a persistência do povo seridoense.

Para Ana Souto, da associação Dulciera Eloz, pela a primeira vez na região, o que chamou mais atenção foi o calor humano, a cultura. “As pessoas aqui tem personalidade forte e são muito persistentes, o carinho e a hospitalidade com que fomos recebidos me sensibilizou muito e é uma região muito bonita”, disse.

A troca de experiência também chamou a tenção do Prefeito de Pampilhosa da Serra, José Brito. Ele já conhecia a capital, mas nunca tinha vindo ao interior do Estado. Entre as coisas que lhe chamou atenção, ele fez questão de enumerar a simpatia do povo, a ótima hospitalidade de todos os prefeitos e o empenho que as pessoas têm para ultrapassam as dificuldades. “Gostaria que as pessoas no meu município tivessem essa mesma persistência”, disse.

José Brito também citou alguns exemplos que lhe chamaram atenção. “Projetos com produtos regionais, o grande envolvimento cultural de jovens e idosos na busca da preservação da cultura”.

O prefeito Zé Lins enxerga pelo menos três pilastras de intercâmbio entre os dois países: na área cultural, no artesanato e no intercâmbio de estudantes com bolsas de estudos. “Estou muito feliz com a visita, tenho certeza que o primeiro passo foi dado e que essa parceria vai gerar frutos. Quem sabe no futuro não consigamos construir um Centro Cultural portuguesa aqui no Seridó e eles construam um museu da nossa cultura lá na região deles”.

Em Currais Novos, a comitiva visitou a Mina Brejuí, o Centro de Artesanato e entregou uma doação da imagem de Nossa Senhora Santana, abençoada no Santuário de Fátima, em Portugal. Em seguida a comitiva assistiu a apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e finalizando a visita na cidade, foi servido um jantar com a presença de vários prefeitos da região do Seridó.

Fonte: Site Cnagitos.com

Nenhum comentário: