sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Governo amplia programa Arca das Letras em Currais Novos



Um dia especial para as comunidades do Povoado Cruz e do Trangola. Ontem, dia 24, representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Currais Novos estiveram nestas comunidades para entregar mais duas Arcas das Letras.


Este projeto tem como finalidade ampliar as oportunidades culturais de mais 5.000 famílias que vivem no campo, através da implantação de arcas recheadas de livros. O projeto é desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, da Petrobrás, da Secretaria Estadual de Justiça e Secretaria Municipais de Educação.


A solenidade de entrega das Bibliotecas Rurais que aconteceu ontem, contou com a presença do Secretário Estadual para Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária - SEARA, Canidé de França; de Lucinete Costa, Técnica da SEARA; da Primeira Dama do município de Currais Novos, Ângela Lins; do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geraldo Mozar; e da Coordenadora Pedagógica da Escola Família Agrícola do Povoado do Trangola, Izete Braga.


"Trata-se de uma ação afirmativa, e simboliza o compromisso social do governo, na esfera federal e estadual, com a construção da democracia e da educação, através do acesso à leitura e ao conhecimento", disse o secretário da SEARA, Canindé de França.


Com a implantação dessas duas, já são 06 Bibliotecas Rurais, implantadas em Currais Novos, beneficiando mais de 500 famílias de quase 10 comunidades. “O Arca das Letras é mais que um programa de incentivo à leitura, à arte e à cultura, se constitui em um instrumento de resistência e transformação contra a alienação, o analfabetismo e a fragmentação do saber que tanto atrapalha o desenvolvimento rural”, ressaltou Geraldo Mozar.


Para que as Arcas chegassem as comunidades, a SEARA fizeram a capacitação de agentes de leitura, voluntários das próprias comunidades que ficam responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura no local.

“É preciso incentivarmos à prática da leitura, o empréstimo de livros, no sentido de garantir a dinamização das bibliotecas. De nada adiantará os livros ficarem parados. Tenho certeza que essas comunidades, assim como outras, irão fazer um bom uso deste rico e importante material didático”, disse a Professora Izete.


Eleições 2008



Mais de sete mil urnas eletrônicas deverão ser usadas no Rio Grande do Norte nas eleições municipais de outubro. Serão 6.418 mesas receptoras, 94 mesas de justificativa e 595 urnas de contingência, num total de 7.107 urnas. Estes dados são baseados nas últimas três eleições e só serão definitivos após o encerrado o cadastramento eleitoral em maio. Até o último dado cadastral do Tribunal Regional Eleitoral, o estado possui 2.124.934 eleitores. Sendo Natal, o maior colégio eleitoral com 497.955 mil eleitores.


No Brasil serão disponibilizadas 460 mil urnas eletrônicas para os quase 128 milhões de eleitores que poderão votar nas eleições municipais deste ano em todo o País, de acordo com as estimativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão 30 mil urnas a mais que nas eleições de 2006, quando 125,9 milhões de eleitores elegeram o presidente da República, governadores, deputados e senadores.


Esta será a 14ª eleição realizada pela Justiça Eleitoral por meio das urnas eletrônicas, considerando-se cada turno como uma eleição. Desde o primeiro pleito, realizado em 1996, esses aparelhos já apuraram quase 2,5 bilhões de votos.


O número oficial de urnas para as eleições deste ano será divulgado em maio, quando o TSE contabilizará tanto o número final de eleitores aptos a votar como o das seções de votação. Atualmente são 380 mil seções. Na estimativa de 460 mil urnas para este ano já estão incluídas aquelas que serão utilizadas nas mesas receptoras de justificativa eleitoral, para treinamento e também as que compõem a reserva de contingência.


Nas eleições de 2006, foram disponibilizadas 428.835 urnas eletrônicas para o primeiro e segundo turnos, mas os eleitores votaram em 361.431 aparelhos. O restante fez parte da chamada 'contingência': urnas reservas que podem substituir as que apresentarem defeitos durante o processo eleitoral.


Inovação

A Justiça Eleitoral começa a testar, neste ano, uma nova 'geração' de urnas eletrônicas. Em três municípios das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste, os eleitores vão votar em urnas com leitor biométrico, que faz a leitura da impressão digital e conta também com fotografia digitalizada.

As urnas modernas deverão acabar com a possibilidade de uma pessoa votar por outra, que hoje ainda existe. A expectativa é de que em dez anos todos os estados do país tenham urnas com leitores biométricos.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Técnicos da CAERN visitam Currais Novos

Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN estiveram hoje em Currais Novos. A visita teve por objetivo discutir a questão das áreas que serão destinadas para a implantação do sistema adutor Acari/Currais Novos, que será construído com recursos do PAC, do Governo Federal.


Esta importante obra beneficiará primeiramente as comunidades Barra Verde e da Mina Brejuí, na zona rural do município. De acordo com Polion Torres, Chefe do Gabinete da Diretoria da Caern, “esta será uma grande obra, que irá resolver o problema do abastecimento destas comunidades, que há muito tempo, enfrentam problemas de abastecimento, principalmente, no período de estiagem”.


Depois de quase trinta anos, somente agora a adutora que traz água do açude do Gargalheiras para Currais Novos está sendo ampliada. A obra de ampliação que está sendo executada em caráter emergencial deste o ano passado compreende um trecho de 6,5 km da adutora de Gargalheiras.


Segundo Ivanildo de Oliveira, Técnico da CAERN que acompanhou Polian na visita de hoje, a obra que está sendo executada substituirá a antiga tubulação de 250 mm, por uma nova de 400 mm. “Isso irá duplicar a vazão de água na adutora que, depois de pronta, terá condições de bombear 350m3\h, mais que o dobro dos atuais 170m3\h que estão sendo bombeados hoje”, disse.


Para o Prefeito Zé Lins, “Esta ampliação é importantíssima para Currais Novos. A antiga tubulação de 250 mm já não suportava a demanda que nos últimos anos, só fez aumentar, o que é natural, já que a cidade vem crescendo e se desenvolvendo”, afirmou o Prefeito.

Lula entre os mais populares das Américas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em 11º lugar entre os líderes mais populares das Américas, de acordo com um levantamento divulgado nesta quarta-feira por um instituto de pesquisas mexicano.


O levantamento, do instituto Consulta Mitofsky, reúne dados de pesquisas realizadas entre setembro de 2007 e janeiro deste ano em 20 países americanos e publicadas em meios de comunicação locais.No caso de Lula, o estudo leva em conta a popularidade de 50% revelada em pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em novembro passado.


Lula aparece atrás de vários líderes de países vizinhos, como a argentina Cristina Kirchner (58% de popularidade em dezembro), mas na frente de presidentes como o americano George W. Bush (34% de popularidade em janeiro) e a chilena Michelle Bachelet (39%, em dezembro).


Apesar de dez líderes aparecerem na frente de Lula, o instituto considera o presidente o nono mais popular, já que dois presidentes aparecem empatados em terceiro lugar (Felipe Calderón, do México, e Óscar Árias, da Costa Rica, ambos com 60% de popularidade) e também em quinto lugar (Rafael Correa, do Equador, e Martín Torrijos, do Panamá, com 57%).

Colômbia e Venezuela
O líder mais popular, segundo o levantamento, é o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe (78%, em novembro), seguido do presidente da Venezuela, Hugo Chávez (61%, em dezembro).


A avaliação de popularidade desses líderes foi registrada antes do episódio que levou, agora em janeiro, à libertação de duas reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), em um episódio que envolveu os dois presidentes.


Em comparação com outras regiões das Américas, a América do Sul apresenta a maior média de aprovação de seus presidentes, 50%, contra 43% na América Central e 42% na América do Norte.


O instituto Consulta Motofsky também avaliou líderes de nove países da Europa e Ásia, além de Hong Kong, e descobriu que a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente russo, Vladimir Putin, gozam dos maiores índices de popularidade - 76% e 75% respectivamente, de acordo com dados coletados em agosto passado.

Fonte: G1

Prefeitura antecipa pagamento

Mais uma vez a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Finanças anuncia a antecipação da folha de pagamento dos servidores municipais do mês de janeiro, para o próximo sábado, dia 26.


A medida representa uma significativa injeção de recursos na economia currais-novense, na ordem de R$ 800.000,00. A atual administração vem cumprindo rigorosamente o calendário de pagamento dos servidores públicos municipais, desde o início da atual gestão.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Mercado Público em fase de acabamento

Foto: Mazilton Galvão



As obras de reforma e ampliação do Mercado Público de Currais Novos, realizada pela Prefeitura Municipal em convênio com a Caixa Econômica Federal, estão em fase de acabamento. Orçada em 222 mil reais, a obra que inclui a reforma de toda a parte física do prédio, desde o piso até o telhado da estrutura.Será um marco deixado pela atual administração.


Também haverá a substituição dos velhos equipamentos por outros mais modernos e adeptos as normas fiscais, como também a recuperação das cãmaras frigoríficas que a muito tempo vinham funcionando de maneira bastante precária.


A reforma também incluirá novos balcões para a venda dos produtos, os comerciantes poderão contar com uma nova estrutura em granito. Na manhã do último domingo o Prefeito Zé Lins foi visitar as obras, em conversa com o Engenheiro responsável, da Empresa F2 Engenharia Fabiano Veras, se impressionou com o resultado das obras, " Com certeza será uma grande transformação para os trabalhadores do local, terão mais qualidade para oferecer seus produtos" Disse Zé Lins.


Construído em 1984, na administração do então prefeito José Dantas, o Mercado Público Nerival Araújo nunca havia passado por uma reforma. São quase 20 anos de esquecimento.


De acordo com o Engenheiro Fabiano Veras as obra serão entregues até o final de fevereiro.

Entidades beneficentes receberão recursos



O prefeito de Currais Novos, Zé Lins, assinou na última terça-feira(22/01), no Palácio Raul Macedo, a renovação dos convênios de contribuição financeira com entidades que prestam serviços sociais em Currais Novos.


Através dos convênios, as entidades receberão recursos municipais e de programas sociais do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS/SUAS, que vão ajudar na sua manutenção.


As instituições beneficiadas foram a APAE, Casa do Pobre e o Abrigo dos Velhos Mons. Paulo Herôncio. A APAE receberá o valor de R$ 36 mil se comprometendo a atender 25 pessoas com tratamento de estimulação precoce e a 50 pessoas com tratamento de habilitação/reabilitação totalizando 73 pessoas.


A Casa do Pobre receberá o valor de R$ 7 mil se comprometendo a abrigar 13 crianças carentes, na faixa etária entre 0 a 14 anos. Já o Abrigo dos Velhos Mons. Paulo Herôncio receberá a quantia de R$ 24 mil se comprometendo a atender 25 idosos dependentes e 10 idosos independentes em regime fechado.


Para os presidentes das entidades do municipio, esse convênio é um estímulo a mais para a continuação dos trabalhos realizados dentro das instituições.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Currais Novos é destaque na FIART



Fotos: Mazilton Galvão

O artesanato da cidade de Curais Novos está tendo grande destaque na 13ª Feira Internacional de Artesanato (FIART).O stand da cidade é um dos maiores da feira e o primeiro no sentido de quem entra no espaço cultural que foi montado no Centro de Convenções, em Natal.


A abertura oficial da feira, que tem como tema “Mostre a cara da sua arte”, aconteceu ontem, dia 21, e contou com a presença de várias autoridades como a Governadora Wilma de Faria, Neiwaldo Guedes, coordenador do evento e do Prefeito Zé Lins.


Em seu discurso, a Governadora Wilma de Faria definiu a ocasião como um “momento especial”. Ela destacou a importância de um evento deste porte ser realizado em plena alta estação. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade cultural do Estado, pois o nosso artesanato é de boa qualidade e bonito”, disse.


O organizador do evento, Neivaldo Guedes, salientou que a Feira, que já está aberta desde a sexta-feira (18), tem tido um bom movimento já nos primeiros dias e, com isso, deverá atingir seus objetivos. “A feira tem deslumbrado os visitantes, principalmente, os turistas. O evento apresenta a produção artesanal, muitas vezes de um ano, e provoca ansiedade entre os artesãos, já que muitos não têm como escoar a produção”, opina.

O Prefeito Zé Lins estava visivelmente emocionado e orgulhoso. “Um evento como este é de grande importância econômica para o Estado, porque além de atrair grandes lojistas de todo o Brasil, que compram em larga escala nosso artesanato, movimenta uma significativa soma de recursos, proporcionando mais renda para milhares de pessoas e estimulando a cadeia produtiva do segmento artesanal. Me sinto extremamente feliz, pois sem dúvidas, nossos artesãos estão, dentro deste universo, entre os melhores do país”, disse Zé Lins.


Francisca Lina, artesã currais-novense, discursou representando todos os artesãos da feira.“Esse é um momento especial pra gente. É mais que uma oportunidade para que possamos mostrar nossos produtos, é a oportunidade de vender. Gostaria de agradecer a Governadora Wilma e ao Prefeito Zé Lins, por terem acreditado em nosso potencial e por ter construído um espaço para que os artesãos de Currais Novos mostrem toda sua arte”, disse Francisca se referindo ao Centro de Artesanato do município.


No stand de Currais Novos os visitantes podem encontrar produtos como os bordados, licores, o artesanato mineral, as esculturas de madeira de Luzia Dantas e a cerâmica dos Negros do Riacho.
O Grupo Teatral do PETI, que participará do Concurso de Danças Folclóricas e Contemporâneas, no próximo dia 25, também está participando da Feira, divulgando o stand currais-novense.


A FIART 2008, que acontece no Centro de Convenções em Natal de 18 a 27 de janeiro, é o mais importante evento do gênero no calendário promocional do Rio Grande do Norte, reunindo o que há de melhor do artesanato estadual e brasileiro. Tradicionalmente reúne stands de várias cidades do Rio Grande do Norte e de todos os estados brasileiros, além de países como Peru, Bolívia, Argentina, Itália, Quênia, Egito e Indonésia.


São mais de 1300 expositores e mais de 10.000 artesãos, em cerca de 400 stands. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas visitem a feira, até o dia 27 deste mês.Além da comercialização de produtos, a Fiart traz apresentações de tribos indígenas; o IV Salão do Artesanato Potiguar; o IV Festival de Danças Folclóricas, buscando o engrandecimento desta arte e estimulando para que ela sempre exista e que busque novos adeptos; a Mostra da Cachaça Artesanal, que reúne produtores de cachaça de alambique dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; e a Mostra Nacional de Mamulengos Chico Daniel - o homenageado do ano.

Programação do Carnaval Portal Seridó 2008


Quase tudo pronto para o Carnaval Portal do Seridó 2008 de Currais Novos. Como todos os anos, a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, irá realizar um verdadeiro resgate do tradicional carnaval de rua, em nosso município.


Serão cinco dias de festa, com uma programação que trará ao palco que será montado no largo do Tungstênio Hotel, os melhores artistas da nossa cidade, além da tradicional participação dos blocos, dentre eles alguns que fizeram a história do carnaval currais-novense, como o da Família Cruz e o bloco dos Índios.


Na sexta-feira, dia 01, a partir das 21 horas, será realizado a abertura oficial do Carnaval 2008, com apresentação de Rei e Rainha do Carnaval. A noite será animada pela banda Perfume de Gardênia Elétrico.


A partir do sábado, a animação ficará por conta de Agnelo e os Guerreiros Metalizados, que prometem fazer um grande Carnaval para os foliões currais-novenses.


Blocos

Este ano, o Bloco dos Índios Tupi Guaraci e o tradicional bloco da Família Cruz, com sua famosa cobra, têm presença garantida no Carnaval de Currais Novos.


PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2008

DATA: 01 a 05 de fevereiro

LOCAL: Largo do Tungstênio Hotel



PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

SEXTA: Abertura oficial com apresentação de Rei e Rainha do Carnaval

HORA: a partir das 21h

ATRAÇÃO: Banda Perfume de Gardênia Elétrico;


SÁBADO: Carnaval Portal do Seridó 2008 – participação dos Blocos

HORA: 22 h

ATRAÇÃO: Agnelo e Guerreiros Metalizados


DOMINGO: Carnaval Portal do Seridó 2008 – participação dos Blocos

HORA: 22 h

ATRAÇÃO: Agnelo e Guerreiros Metalizados


SEGUNDA: Carnaval Portal do Seridó 2008 – participação dos Blocos

HORA: a partir das 21 h

ATRAÇÃO: Agnelo e Guerreiros Metalizados e Banda Perfume de Gardênia Elétrico.
'

TERÇA: Carnaval Portal do Seridó 2008 – participação dos Blocos

HORA: 22 h

ATRAÇÕES: Agnelo e Guerreiros Metalizados.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Lula diz que corte de gastos atingirá educação

Ao comentar a dificuldade diante da perda de arrecadação de R$ 40 bilhões com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ontem que terá de negociar com ministros cortes em programas sociais.

Em audiência concedida a 21 educadores que participam do 30º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ele chegou a fazer um relato dos problemas no setor. "É preciso investimentos, os professores ganham uma desgraça de salário e as escolas não têm infra-estrutura", destacou o presidente, de acordo com o relato de participantes do encontro.

Lula comentou que pelo menos dois programas do Ministério da Educação devem ser atingidos pelos cortes no Orçamento-Geral da União, o Médico na Escola e o Fonoaudiólogo na Escola. "Nós dissemos a ele que vamos defender o Ministério da Educação nesse processo de cortes", relatou, após a audiência, a presidente da CNTE, Juçara Maria Dutra Vieira.


Embora tenha indicado cortes na educação, Lula frisou que vai voltar a conversar com os líderes da base aliada para negociar a aprovação de um projeto que estabelece piso de R$ 950 para professores do ensino médio que trabalham 40 horas por semana.


A sindicalista Juçara Vieira disse temer que, em um ano de eleição nos municípios, o tema da educação não entre na agenda do Congresso. O presidente teria garantido que editará uma medida provisória para garantir o piso dos professores do ensino médio, caso os líderes da base aliada não consigam aprovar o projeto relativo ao assunto que está em tramitação na Câmara.


Fonte: Estadão