sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Governo amplia programa Arca das Letras em Currais Novos



Um dia especial para as comunidades do Povoado Cruz e do Trangola. Ontem, dia 24, representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Currais Novos estiveram nestas comunidades para entregar mais duas Arcas das Letras.


Este projeto tem como finalidade ampliar as oportunidades culturais de mais 5.000 famílias que vivem no campo, através da implantação de arcas recheadas de livros. O projeto é desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, da Petrobrás, da Secretaria Estadual de Justiça e Secretaria Municipais de Educação.


A solenidade de entrega das Bibliotecas Rurais que aconteceu ontem, contou com a presença do Secretário Estadual para Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária - SEARA, Canidé de França; de Lucinete Costa, Técnica da SEARA; da Primeira Dama do município de Currais Novos, Ângela Lins; do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geraldo Mozar; e da Coordenadora Pedagógica da Escola Família Agrícola do Povoado do Trangola, Izete Braga.


"Trata-se de uma ação afirmativa, e simboliza o compromisso social do governo, na esfera federal e estadual, com a construção da democracia e da educação, através do acesso à leitura e ao conhecimento", disse o secretário da SEARA, Canindé de França.


Com a implantação dessas duas, já são 06 Bibliotecas Rurais, implantadas em Currais Novos, beneficiando mais de 500 famílias de quase 10 comunidades. “O Arca das Letras é mais que um programa de incentivo à leitura, à arte e à cultura, se constitui em um instrumento de resistência e transformação contra a alienação, o analfabetismo e a fragmentação do saber que tanto atrapalha o desenvolvimento rural”, ressaltou Geraldo Mozar.


Para que as Arcas chegassem as comunidades, a SEARA fizeram a capacitação de agentes de leitura, voluntários das próprias comunidades que ficam responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura no local.

“É preciso incentivarmos à prática da leitura, o empréstimo de livros, no sentido de garantir a dinamização das bibliotecas. De nada adiantará os livros ficarem parados. Tenho certeza que essas comunidades, assim como outras, irão fazer um bom uso deste rico e importante material didático”, disse a Professora Izete.


Nenhum comentário: