terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Currais Novos é destaque na FIART



Fotos: Mazilton Galvão

O artesanato da cidade de Curais Novos está tendo grande destaque na 13ª Feira Internacional de Artesanato (FIART).O stand da cidade é um dos maiores da feira e o primeiro no sentido de quem entra no espaço cultural que foi montado no Centro de Convenções, em Natal.


A abertura oficial da feira, que tem como tema “Mostre a cara da sua arte”, aconteceu ontem, dia 21, e contou com a presença de várias autoridades como a Governadora Wilma de Faria, Neiwaldo Guedes, coordenador do evento e do Prefeito Zé Lins.


Em seu discurso, a Governadora Wilma de Faria definiu a ocasião como um “momento especial”. Ela destacou a importância de um evento deste porte ser realizado em plena alta estação. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade cultural do Estado, pois o nosso artesanato é de boa qualidade e bonito”, disse.


O organizador do evento, Neivaldo Guedes, salientou que a Feira, que já está aberta desde a sexta-feira (18), tem tido um bom movimento já nos primeiros dias e, com isso, deverá atingir seus objetivos. “A feira tem deslumbrado os visitantes, principalmente, os turistas. O evento apresenta a produção artesanal, muitas vezes de um ano, e provoca ansiedade entre os artesãos, já que muitos não têm como escoar a produção”, opina.

O Prefeito Zé Lins estava visivelmente emocionado e orgulhoso. “Um evento como este é de grande importância econômica para o Estado, porque além de atrair grandes lojistas de todo o Brasil, que compram em larga escala nosso artesanato, movimenta uma significativa soma de recursos, proporcionando mais renda para milhares de pessoas e estimulando a cadeia produtiva do segmento artesanal. Me sinto extremamente feliz, pois sem dúvidas, nossos artesãos estão, dentro deste universo, entre os melhores do país”, disse Zé Lins.


Francisca Lina, artesã currais-novense, discursou representando todos os artesãos da feira.“Esse é um momento especial pra gente. É mais que uma oportunidade para que possamos mostrar nossos produtos, é a oportunidade de vender. Gostaria de agradecer a Governadora Wilma e ao Prefeito Zé Lins, por terem acreditado em nosso potencial e por ter construído um espaço para que os artesãos de Currais Novos mostrem toda sua arte”, disse Francisca se referindo ao Centro de Artesanato do município.


No stand de Currais Novos os visitantes podem encontrar produtos como os bordados, licores, o artesanato mineral, as esculturas de madeira de Luzia Dantas e a cerâmica dos Negros do Riacho.
O Grupo Teatral do PETI, que participará do Concurso de Danças Folclóricas e Contemporâneas, no próximo dia 25, também está participando da Feira, divulgando o stand currais-novense.


A FIART 2008, que acontece no Centro de Convenções em Natal de 18 a 27 de janeiro, é o mais importante evento do gênero no calendário promocional do Rio Grande do Norte, reunindo o que há de melhor do artesanato estadual e brasileiro. Tradicionalmente reúne stands de várias cidades do Rio Grande do Norte e de todos os estados brasileiros, além de países como Peru, Bolívia, Argentina, Itália, Quênia, Egito e Indonésia.


São mais de 1300 expositores e mais de 10.000 artesãos, em cerca de 400 stands. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas visitem a feira, até o dia 27 deste mês.Além da comercialização de produtos, a Fiart traz apresentações de tribos indígenas; o IV Salão do Artesanato Potiguar; o IV Festival de Danças Folclóricas, buscando o engrandecimento desta arte e estimulando para que ela sempre exista e que busque novos adeptos; a Mostra da Cachaça Artesanal, que reúne produtores de cachaça de alambique dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; e a Mostra Nacional de Mamulengos Chico Daniel - o homenageado do ano.

Nenhum comentário: