sexta-feira, 28 de março de 2008

Uma noite especial....




Na noite da última quinta-feira (27), o Prefeito Zé Lins comemorou o seu aniversário reunindo amigos e admiradores em uma missa de ação de graças na Matriz de Santana.O aniversariante foi homenageado pelo grupo de teatro do Peti, com um belíssimo espetáculo que emocionou não só o Prefeito mas a todos que assistiram ao momento.


Logo após a missa, Zé Lins ao lado da sua esposa Ângela Lins, partiu o seu bolo de aniversário.Ao som dos parabéns tocado pela banda Maestro Santa Rosa, também recebeu a homenagem de alguns amigos e familiares em um depoimento apresentado em um telão.


A noite foi muito especial para Zé Lins que em seu discurso não escondeu a emoção, agradeceu as felicitações recebidas nos telefonemas, discursos, e todas as demonstrações de carinho recebidas durante todo o dia.


Confira a cobertura exclusiva no site CN Agitos.com

Prefeitura realiza este fim de semana grande mobilização contra a dengue


Com o apoio de dezenas de entidades de classe e organizações não governamentais, a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, realiza no próximo final de semana uma grande ação de mobilização contra o mosquito da dengue.A ação terá como objetivo principal, educar e orientar a população sobre os cuidados para a não proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente, neste período de chuvas.

Agentes de saúde, médicos, enfermeiros, empresários e centenas de voluntários participarão da mobilização fazendo panfletagem, conscientizando e orientando a população, visitando casas e ruas, em todos os bairros da cidade.A mobilização tem como tema “AME CURRAIS NOVOS – ABRACE SEU BAIRRO” e pretende atingir principalmente os bairros onde o índice de casos de dengue tem sido maiores.

A ação terá início no próximo sábado, dia 29, a partir das 8h da manhã e se estenderá durante todo o dia. No domingo, dia 30, as equipes continuarão as visitas até o meio dia.A Prefeitura e a comissão gestora do movimento lembram que é preciso haver engajamento de toda a sociedade, contribuindo e ajudando as equipes, permitindo a entrada dos mesmos nas residências.

Funcionários da Secretaria Municipal de Infra-estrutura também participarão da ação, ajudando na coleta de lixo e entulho, que por ventura estejam acumulados em residências, contribuindo para o acúmulo de água e favorecendo a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Elaine Bezerra, a ação deste final de semana deverá se repetir outras vezes, até o fim do período de chuvas, ou até que o índice de casos da doença seja normalizado.

Algumas entidades que já se comprometeram em participar da ação: Prefeitura de Currais Novos, com toda sua infra-estrutura de pessoal, equipamentos e veículos; Unimed; CDL; veículos de comunicação, entre eles a Sidys TV a Cabo Canal 4, que no sábado exibirá durante o programa Nossa Terra na TV, programação especial com a participação de atores sociais e empresários de renome na cidade; Polícia Militar; Ministério Público; 51º Grupo de Escoteiro Mandacaru; Cactus Moto Club; Rede Mais Venâncio e dezenas de outros empresários.

Qualquer instituição, grupo ou empresário que queira contribuir de alguma forma com a ação, deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Colabore com as equipes. Receba-os bem. Vamos ajudar nossa cidade a erradicar este grave problema. Afinal, combater a dengue é um dever de todos.


quinta-feira, 27 de março de 2008

Felicidades....


O Blog Tudo Sobre Politica parabeniza o Prefeito de Currais Novos Zé Lins, por mais uma passagem do seu aniversário. Votos de muitas Felicidades e de muito Sucesso. Parabéns !

FEMURN apoia o II Seminário de Energia Solar

A União Nordestina de Prefeitos (UNEP) realizará na próxima sexta-feira (28) de março, o II Seminário de Energia Solar. Que acontecerá no Hotel Ocean Palace em Natal. Terá a participação de empresários, parlamentares federais e especialistas.


A instabilidade do setor hidrelétrico no país,e os riscos da sociedade de viver um novo apagão,os meios de produção tem tentando encontrar novas fontes alternativas para suprir as necessidades do país.Questões como esta serão debatidas e discutidas no evento.Como também a implantação de painéis solares em prédios públicos.


O Rio Grande do Norte busca a auto-suficiência, o estado que é um dos destaques nacionais do setor energético graças a reserva petrolífera da bacia potiguar. Segundo o secretário de energia do estado Tibúrcio Batista, o estado tem grande potencial para a energia limpa,” Esperamos concentrar esforços para conseguir recursos e desenvolver projetos nessa linha e, com isso, conseguir nossa auto-suficiência" disse.


O deputado federal João Maia, que já exerceu o cargo de ministro da Fazenda, vai apresentar vantagens da energia solar para o Nordeste brasileiro


O evento terá ínicio a partir das 08 horas no Hotel Ocean Palace Resort, na praia de Ponta Negra, Natal.As inscrições pidem ser feitas no site: www.portalunep.com.br


Programação:

07h30 Credenciamento

08h30 Abertura dos trabalhos

Palavra do Presidente da UNEP

09h00 Palestra

Tema: Aplicações de Energia Solar Fotovoltáica

Palestrante: Roberto Zilles (Doutor em Energia Solar da Universidade de São Paulo)

10h00 Palestra

Tema: Aplicações de Energia Solar em todas as suas possibilidades

Palestrante: Ricardo Ruther (Doutor em Energia Solar da UFSC)

11h00 Debates

Os palestrantes responderão por blocos de perguntas.


12h30 Almoço


14h00 Palestra

Tema: Energia Solar e Política Tarifária

Palestrante: Osvaldo Soliano (Doutor em Política Energética da Unifacs Bahia)

15h00 Palestra

Tema: Defesa do Projeto de Lei 1563/2007, que dispõe sobre fontes renováveis de energia

Palestrante: Deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP, autor do Projeto)

16h00 Palestra

Tema: Vantagens da Energia Solar para o Nordeste Brasileiro

Palestrante: Deputado federal João Maia (economista e empresário)

17h00 Debates

Os palestrantes responderão por blocos de perguntas.

18h00 Encerramento

Entrega de Certificados.

19h00 Coquetel

21h00 Forró, na Área de Lazer do Hotel


A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) apóia o evento .

Conselho Municipal divulga eleição para conselheiros

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulga os nomes dos candidatos que irão concorrer, no próximo domingo, dia 30/03, as 05 vagas para conselheiro tutelar da cidade de Curais Novos.

São 06 candidatos disputando as vagas e a população poderá votar em até 05 nomes, que assumirão mandato de três anos, com uma carga horária de quarenta horas semanais e atendimento ao público das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.

Os nomes dos candidatos são os seguintes:

CÉLIA MARIA DA SILVA

JUDSON PEREIRA DIAS DA SILVA

MARIA APARECIDA BERNARDINO

MARIA DAS DORES CANDIDO FERNANDES

RIVANIA SOUZA FERNANDES

SONIA FERREIRA GOMES

Os locais de votação são os seguintes:

· Escola Municipal Prof. Humberto Gama;

· Instituto Vivaldo Pereira – IVP;

· Escola Municipal Profª. Trindade Campelo;

SESI.

A população poderá se dirigir aos locais de votação no horário de 08:00 às 17:00.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Prefeitura realiza campanha contra a hanseníase

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, uma grande campanha contra a hanseníase.

A ação, denominada “Dia da Mancha”, acontecerá entre as praças Cristo Rei e Tomaz Salustino. Durante toda a manhã, os funcionários da secretaria estarão orientando a população, além disso, realizarão triagem dos casos suspeitos e encaminhamento a consultas com dermatologistas, para diagnosticar os casos suspeitos.

SAIBA MAIS...

A Hanseníase é uma doença que tem cura. Na primeira dose do tratamento, 99% dos bacilos são eliminados e não há mais chances de contaminação.

O que é

Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue.

Transmissão

Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente.

Contágio

A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De 7 doentes, apenas um oferece risco de contaminação. Das 8 pessoas que tiveram contato com o paciente com possibilidade de infecção, apenas 2 contraem a doença. Desses 2, um torna-se infectante.

O ataque da doença

O bacilo de Hansen pode atingir vários nervos, mas contamina mais freqüentemente o dos braços e das pernas. Com o avanço da doença, os nervos ficam danificados e podem impedir os movimentos dos membros, como fechar mãos e andar.

Cuidados que o doente deve ter

Olhos

Repare se você tem permanentemente a sensação de estar com areia nos olhos, a visão embaçada ou ressecada de repente, ou se tem piscado mais que o normal. Pode ser um pequeno nervo dos olhos afetado pela doença.

O que fazer - Observe se há ciscos e limpe com soro. Se estiver difícil fechar os olhos, exercite-os forçando o músculo ao abrir e fechar.

Nariz

Se sente que o nariz tem ficado entupido com freqüência, se têm aparecido cascas ou sangramentos súbitos, se tem sentido cheiro ruim, o osso do nariz pode ter sido atingido pela doença.

O que fazer - Limpe o nariz com soro fisiológico, inspirando e expirando. Nunca arranque as casquinhas.

Mãos e braços

Se nota dor ou formigamento, choque ou dormência nas mãos, braços e cotovelos ou se as mãos ficam inchadas e com dificuldade de sustentar os objetos, fique atento.

O que fazer - Faça repouso do braço afetado, evite os movimentos repetitivos e não carregue objetos pesados. Procure o serviço de saúde. Use óleos ou cremes para evitar ressecamento.

Pés
Se sente dor e câimbras nas pernas, fraqueza nos pés, formigamento ou choque; se surgem muitas feridas, calos ou bolhas, é sinal de que o nervo foi atingido. Por isso, a pele resseca e o pé fica fraco.

O que fazer - Fique em repouso e ande calçado apenas quando necessário. Procure o médico. Regiões esbranquiçadas e insensíveis na pele são um sinal da doença.

Sintomas

  • Aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos.
  • Entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas.
  • Redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato.
    Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas.
  • Partes do corpo dormentes ou amortecidas. Em especial as regiões cobertas.

Tratamento

A hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas. O tratamento depende do tipo.

  • Se for do tipo paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento é mais rápido. É dada uma dose mensal de remédios durante seis meses. Além da ingestão de um comprimido diário;
  • Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento é mais longo. São 12 doses do medicamento, uma por mês. Além de dois outros remédios diários durante os dois anos.

O tratamento será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim. Todos os medicamentos devem ser distribuídos pela rede pública de saúde.

Maiores informações na Secretaria Municipal de Saúde, no fone 3405-2731.

Prefeitura entrega 2ª parcela de ajuda financeira ao Potyguar

A Prefeitura de Currais Novos entregou na última terça-feira (25) em solenidade que aconteceu no Gabinete Oficial, a segunda e última parcela da ajuda financeira à Associação Cultural e Desportiva Potiguar Seridoense.No total, a Prefeitura investiu R$ 35.000,00 no Potyguar de Currais Novos, como forma de incentivo e apoio ao time que chega agora as semi-finais do Campeonato Potiguar.

De acordo com o Presidente do Clube, Antônio Marcos de Araújo Dantas, o Merica, a prefeitura é o principal patrocinador do time e o valor dispensado corresponde a quase 60% das despesas do clube.Além de Merica, participaram da solenidade o Vereador Hélio Paulino e o vereador Izinho Brandão e outros dirigentes da equipe.

“Essa ajuda vem em boa hora, pois não esperávamos chegar aonde chegamos no campeonato. Quanto mais avançamos, as despesas aumentam. Por isso estamos passando por um aperto financeiro. Mas se Deus quiser, conseguiremos chegar a final do campeonato com as contas em dia”, disse Merica.

terça-feira, 25 de março de 2008

Escolas municipais recebem melhoria




A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Educação entregou agora a pouco a pais e alunos, a Escola Municipal Ausônio Araújo, totalmente reformada e ampliada.A escola, que atende a 740 alunos do ensino fundamental, ganhou oito novas salas de aula e teve outras sete restauradas. Todo o piso da escola foi substituído e acessos foram criados para atender aos alunos especiais.

Também foram entregues novos equipamentos de uso coletivo para melhoria da infra-estrutura da escola, como fogão industrial, geladeira, utensílios de cozinhas, TV de 29 polegadas e DVD que serão utilizados no auxílio educacional. Além disso, os alunos receberam materiais escolares e esportivos.Os alunos da Escola Municipal Ausônio Araújo foram os primeiros da rede municipal a receberem a nova farda. Este ano a camisa tem como diferencial detalhes na pintura e na costura, além de vir com o nome de cada escola.

Hoje à noite, a equipe da SEMEC estará nas Escolas Francisco Leonis e Castelo Branco, que também foram reformadas, ganhando novos espaços e acesso especiais.A Prefeitura investiu, somente nestas três escolas, entre recursos próprios e convênios, mais de R$ 240.000,00.

Toda a rede municipal de ensino, incluindo creches e escolas, está sendo beneficiada com novos equipamentos e reformas em suas estruturas.Participaram da solenidade de reinauguração, o Prefeito Zé Lins; o vice Vilton Cunha; a Secretária Municipal de Educação, Paula Francinete; o Secretário Municipal de Infra-estrutura, José Francisco; os vereadores Izinho Brandão e Ivonaldo Trajano, entre outras autoridades do município.

segunda-feira, 24 de março de 2008

População comemora sangria do Dourado


Fotos: Jaime Júnior/Maziltom Galvão

O açude Dourado, reservatório que abastece o município de Currais Novos, amanheceu sangrando, como costumamos dizer aqui no interior.Há quase 13 anos o reservatório, que tem capacidade para 10 milhões de m³, não transbordava, chegando a secar no fim do ano passado.

Desde o início da semana passada, a população já dava plantão na parede do açude, aguardando por este momento.Segundo informações da CAERN, o bombeamento deverá reiniciar já nos próximos dias, pondo fim ao grave problema de abastecimento que o município vem sofrendo desde que o reservatório chegou ao seu estágio ‘morto’, no fim do ano passado.

A expectativa agora é que o Gargalheiras, que recebe as águas do Dourado, através do Rio São Bento, possa receber um volume ainda maior e venha a sangrar até o final do período de chuvas.

Em Currais Novos, a precipitação pluviométrica de janeiro até agora, chegou a 216,5 mm.