sábado, 22 de dezembro de 2007

André Gustavo promove café da manhã para imprensa




Na manhã deste sábado dia (22/12), foi realizado para a imprensa curraisnovense um café
da manhã, com a presença de boa parte de representantes da mídia falada, online, escrita e televisiva. O momento foi de confraternização entre os profissionais.

O idealizador do evento foi o odontólogo André Gustavo, que falou da importância da mídia e do momento que a cidade vive, de seus progressos e de suas futuras conquistas. "Currais Novos está vivendo um momento histórico, de muita organização, e a imprensa está exercendo seu papel, divulgando este momento tão importante" disse o anfitrião do evento.

André Gustavo que é pré-candidato a vereador em Currais Novos pelo Partido Republicano (PR) aproveitou para anunciar aos convidados, o seu mais novo projeto. O mais novo blog da cidade, o "Tá na Boca do Povo". O seu endereço www.drandregustavo.blogspot.com.

Na ocasião o vice-prefeito Vilton Cunha, falou da importância da imprensa na manutenção da democracia. " A imprensa livre contribue com o desenvolvimento da cidade, ela é muito importante na formação de opinião do eleitor".

Finalizando o momento, o blogueiro Val Araújo do "Blog da Serra", agradeceu em nome de todos os presentes pelo evento, " Nóis que trabalhamos o ano inteiro, é muito raro termos um momento como esse, por isso agradecemos ao Dr. André Gustavo pela iniciativa".

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Zé Lins retorna de Brasília com boas notícias

O prefeito de Currais Novos e Presidente da Federação dois Municípios do Rio Grande do Norte, Zé Lins, retornou hoje da viagem que fez esta semana à Capital Federal. Zé Lins participou de uma verdadeira maratona de reuniões, com o objetivo de cobrar mais agilidade na tramitação de vários projetos, além de ter aproveitado a oportunidade para apresentar novos pleitos a favor de interesse do município.Dentre os novos pleitos, está o maior deles. Trata-se da maior obra que será realizada em Currais Novos em todos os tempos, que é a ampliação e substituição da rede de abastecimento de água do município.

Uma obra de mais de 12 milhões de reais, que será realizada em parceria com os Governos Federal e Estadual.Essa importante obra, aliada as outras que serão realizadas, como a nova adutora Gargalheiras/Currais Novos, irá por fim ao antigo e grave problema de abastecimento de Currais Novos.

No próximo dia 25, Zé Lins voltará à Brasília com o intuito de buscar mais recursos para a realização de outras importantes obras. “Estarei lá, durante um importante período, que é exatamente no fechamento do orçamento do próximo ano, tentando emplacar outros pleitos de interesse da nossa querida cidade”, disse o prefeito.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Wilma se encontra com Lula para discutir o PAC

A governadora Wilma de Faria será recebida hoje, às 11h30, em Brasília, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, Wilma vai pedir a inclusão da obra de construção do metrô de superfície de Natal e das BR's 110, 304 e 437 no Programa de celeração do Crescimento (PAC). Ela também vai defender a escolha do Rio Grande do Norte para instalação da planta de refino de biodiesel que está sendo projetada pela Petrobras e falar sobre a continuidade das obras de construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Ainda hoje, a governadora se encontrará com o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, às 15h, e com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, às 17h30. Wilma de Faria vai pedir ao presidente Lula que determine agilidade na abertura do processo de concessão pública das obras do aeroporto, que depende da conclusão do estudo que está sendo feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ser apresentado à iniciativa privada.


Quando veio ao Estado da última vez, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, declarou que o governo federal pretende abrir processo licitatório para as obras do terminal de cargas e passageiros de São Gonçalo do Amarante ainda no início do ano que vem.Na semana passada, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao visitar a obra, deu a notícia de que as pistas de pouso e táxi do aeroporto, que só ficariam prontas em 2009, serão concluídas em agosto de 2008.


Outra preocupação da governadora é quanto a escolha da sede da nova planta de refino de biodiesel, com capacidade para processar 300 mil toneladas do combustível por ano, que está sendo projetada pela Petrobras. Wilma de Faria vai defender a implantação da unidade no Rio Grande do Norte, que já possui duas unidades de biodiesel instaladas pela Petrobras e é um dos estados brasileiros que geram mais lucros para a companhia, em função da alta produção de petróleo, a maior em solo do país.


A governadora também vai solicitar ao presidente a inclusão no PAC da obra de implantação do metrô de superfície, considerada fundamental para a melhoria do sistema de transporte da Grande Natal. Orçado em R$ 340 milhões, o projeto de modernização do trem urbano de Natal, que prevê a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), permitindo a modernização, ampliação e melhoria do transporte de massa da capital foi incluído entre as emendas apresentadas pela governadora à bancada federal potiguar para o Orçamento Geral da União em 2008. Ela também vai pedir a inclusão das obras da Estrada do Cajueiro (BR-437) e das BR's 110 e 437 (no trecho entre o Rio Grande do Norte e o Ceará) e a duplicação da BR-304, entre Mossoró e Natal, no PAC dos Transportes.


Fonte: O Mossoroense


Zé Lins vai à Brasília cobrar novos pleitos

O Prefeito Zé Lins esteve desde a última terça-feira, dia(18/12) em Brasília para uma maratona de reuniões com alguns Ministros. Com o objetivo de cobrar mais agilidade na tramitação dos projetos e apresentar novos pleitos em favor do município.
O prefeito se reuniu com Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, com o Ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida e com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Durante a viagem do Prefeito Zé Lins, Vilton Cunha assumiu interinamente a prefeitura.
Zé Lins retorna a Currais Novos nesta quinta-feira dia (20/12).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Peti muda a história de vida de crianças




O espetáculo Auto do Cristo Rei, coroa o brilhante trabalho desenvolvido pelo o PETI(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em Currais Novos. Atualmente são 500 crianças e adolescentes, de 07 a 16 anos atendidos, revezando o horário de escola, tiradas de condições de risco e recebendo de forma digna, a possibilidade de ser criança e de sonhar.

Além da bolsa de R$ 15, todos os inscritos no Programa recebem aula de reforço, educação de fé, acompanhamento escolar, aula de teatro, música, capoeira e dança. De acordo com a coordenadora Ana Cristina, são 22 funcionários trabalhando a auto-estima dessas crianças, que ainda recebem, quando necessário, apoio psicológico.

Segundo Ana Cristina, cada criança é uma história. “A grande maioria delas chegam aqui sem alimentação, sem afeto, com histórico de violência e sem auto-estima nenhuma”, lamenta.

Diariamente no Peti são distribuídas mil refeições para as crianças. Estão ainda, cadastradas 387 famílias que recebem a contribuição da Bolsa Família. “Eu sei o quanto é importante para essas famílias o trabalho do Peti”, lembra a coordenadora.

Ana Cristina, que faz questão de apresentar todos pelo o nome, disse ainda, que é impossível não se envolver com a história de cada criança. “Eu fui professora de sala de aula por mais de 20 anos, mas é aqui que me realizo profissionalmente, são crianças maravilhosas que só precisam de um apoio, sou uma espécie de mãe, converso sobre sexo com eles, dou conselho, criei uma ligação muito forte com todos eles”, disse emocionada.

O Peti também tem uma parceria com as escolas, e todos os inscritos têm que está estudando e é feito o acompanhamento do desempenho escolar. A disciplina de educação física, fica a cargo do Peti e os alunos podem escolher qualquer atividade oferecidas. E graças a isso, o Peti é um celeiro de talentos. Projetos como o espetáculo Auto do Cristo Rei, o Coral e a quadrilha campeã, formadas por participantes do programa, são exemplos práticos de revelações tiradas de dentro do Peti.

Após completar 16 anos, os inscritos deixam de receber a contribuição, mas nem por isso, eles vão embora. De acordo com Ana Cristina, alguns deles ficam como voluntários na instituição. Outros são encaminhados para o mercado de trabalho. “Posso dizer que aqui eles começam realmente a viver e ter uma perspectiva de vida”, completou a coordenadora, que faz questão de ressaltar a parceria da prefeitura municipal, no sucesso do trabalho desenvolvido.

Clube de mães do Povoado Cruz realiza confraternização

A Mini Agro-Indústria de Polpas de Frutas do Clube de Mães e Jovens do Povoado Cruz, realizou na última terça- feira dia (18/12) a partir das 16 horas, na sede do clube, o encerramentos das atividades do ano de 2007. A indústria de processamento de polpa de frutas é um projeto realizado em parceria com o Governo do Estado, através do Programa Desenvolvimento Solidário e que funciona no mesmo prédio do Clube de Mães.

São dezenas de pessoas trabalhando no processamento de várias frutas, que são cultivadas na própria comunidade. A idéia surgiu por acaso, quando Ana Lúcia percebeu a grande quantidade de frutas que eram desperdiçadas diariamente, por falta de consumo. “Havia dias que eu jogava mais de 6 caixas cheias de goiabas no lixo (aproximadamente 140 Kg) estragadas, sem nenhum aproveitamento”, contou Ana Lúcia. “Tenho uma cunhada que não gosta de comer graviola, mas adora o suco e sempre me pedia para descascar toda a fruta e fazer o suco para ela tomar.
E assim eu fazia, chegava a estocar em casa para levar para ela”, completou a idealizadora do projeto. Começando devagar, aproveitando a boa produção de frutas que existia na região, a moradora e associada do Clube de mães desenvolveu seu pequeno projeto, ainda em sua casa, mas com muito entusiasmo e acreditando em seu sucesso.A procura pelas polpas de frutas cresceu e Ana Lúcia precisou da ajuda de colegas e associadas do Clube. Foi quando a presidente D. Maria Salete, percebeu outra excelente oportunidade para toda a comunidade do Povoado Cruz. A partir daí, o projeto artesanal transformou-se num subprojeto de destaque para o Programa Desenvolvimento Solidário.

Com a assistência técnica da EMATER, a associação pôde desenvolver, junto a comunidade o subprojeto, que incluía: a aquisição de máquinas e equipamentos necessários para a fabricação de polpas de frutas, a reforma da sede do Clube, cursos de capacitação, treinamentos em serviços e gestão, como, também, o material utilizado na produção do artesanato, totalizando um investimento de cerca de R$ 45.000,00.

Graças aos investimentos do Desenvolvimento Solidário que o Clube pôde atender a uma maior demanda e revitalizar, através dos projetos, a comunidade. O subprojeto foi concluído em dezembro do ano passado e já é um grande sucesso. Hoje, a pequena fábrica produz quase uma dezena de diferentes variedades de poupa (entre elas manga, acerola, goiaba, tamarindo, caju e graviola) e comercializa em torno de 500 Kg de polpa por semana, cujo maior comprador é a prefeitura de Currais Novos, que aprovou e apoiou o subprojeto.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Prefeitura recupera poço

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Serviços Urbanos, recuperou e reativou o antigo Poço da Barra Verde.

Esta importante ação tem como objetivo ajudar no abastecimento urbano de nossa cidade, que neste período, devido a forte estiagem que passamos, enfrenta grandes dificuldades.

O Poço da Barra Verde é um dos maiores da região, com capacidade de 40 mil litros/hora. Tem cerca de 15 metros e está situado na fazenda Barra Verde, que fica a 8 km do centro da cidade.

Segundo o secretário de Infra-estrutura, José Francisco, “a água, que é de excelente qualidade, será transportada por carros-pipa e servirá para o abastecimento de escolas e alguns locais da periferia”.

Prefeitura continua trabalho na pavimentação de ruas

A Prefeitura Municipal de Currais Novos continua o trabalho de pavimentação de ruas em vários bairros da cidade.Esta semana começou os trabalhos de complementação na pavimentação da Rua Prof. Ester Galvão, no bairro Sílvio Bezerra de Melo.

São mais de 520 m2 de pavimentação em paralelepípedos que irá melhorar a vida de centenas de moradores daquela localidade.A atual administração municipal vem dando atenção especial a esta que é considerada uma das obras mais requisitadas pela população

TSE condena Garibaldi a pagar multa por propaganda extemporânea

O ministro Gerardo Grossi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou a multa aplicada ao atual presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), por propaganda eleitoral extemporânea. A multa de 20 mil Ufirs (R$ 21.282) foi aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que entendeu ter o então pré-candidato ao governo do Estado promovido sua candidatura por meio da propaganda partidária do diretório estadual do PMDB.

O senador e o diretório de seu partido foram denunciados por meio de representação ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O diretório do PMDB negou ter havido promoção de candidatura ou enaltecimento da imagem do senador e ex-governador potiguar, "tendo apenas sido traçado um paralelo entre as administrações, o que é permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)". No entanto, o ministro-relator, ao negar seguimento ao recurso, citou trechos dos autos que refutam o argumento da legenda, demonstrando que a peça veiculada fazia comparações de governos administrados por partidos adversários.

O ministro Gerardo Grossi citou a jurisprudência do TSE para esclarecer que embora as críticas aos que exercem mandato seja admissível durante a veiculação de programa partidário, elas não podem exceder o limite da discussão de temas de interesse político-comunitário. E isso ocorre quando se faz comparações entre governos com a finalidade de ressaltar as qualidades de um e denegrir a imagem do adversário, "configurando, nesta hipótese, propaganda eleitoral subliminar e fora do período autorizado em lei".

O relator ressaltou ainda o fato de a corte regional ter constatado a propaganda extemporânea com base em análise do conteúdo da mensagem, o contexto da divulgação e demais circunstâncias. "Modificar tal posicionamento demandaria o reexame das provas, o que não é permitido em sede de recurso especial", assinalou determinações do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: O Mossoroense

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Prefeitura em Ação bate todos os recordes

A última edição do Prefeitura em Ação realizada no último sábado (15/12), superou todas as expectativas. Com um público recorde foram realizadas mais de 776 consultas médicas, nas diversas áreas oferecidas pelo programa.


Foram realizadas mais de 215 visitas de controle de endemias, 243 exames laboratoriais, 76 mamografias, 219 procedimentos odontológicos, 154 verificações de pressão arterial, além de 208 atividades educativas e um número recorde de remédios distribuidos, mais de 12.200 medicamentos.


Com um total geral de 14.98, o Prefeitura em Ação fechou o ano com chave de ouro.