sábado, 23 de fevereiro de 2008

Anel viário é discutido em audiência





Na manhã desta sexta-feira(22/02), no Auditório da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental(AMSO), várias autoridades participaram da primeira Audiência Pública de 2008, realizada pela Câmara Municipal, que tinha como objetivo discutir a construção do anel viário, em Currais Novos.

O Presidente do Legislativo Izinho Brandão presidiu a audiência que teve entre os presentes o Deputado Federal João Maia, os deputados estaduais Márcia Maia, Gustavo Carvalho, Vivaldo Costa; o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Marcelo Rosado; o prefeito Zé Lins, o vereador Eugênio Lins, autor da propositura da obra; além de representantes do DNIT, DER, sociedade civil, entre outras.

Na ocasião o Superintendente do DNIT/RN, José Narcélio apresentou duas propostas do anel viário, sendo aprovada pelos presentes, a opção na qual se inicia o contorno no bairro Paizinho Maria, passa sobre o rio São Bento, e chega ao Distrito Industrial, com uma distância de 6 quilômetros e um custo de R$ 10 milhões.


Pelos os trâmites burocráticos, foi vencido mais uma etapa, a aprovação do projeto pela Câmara Municipal. O próximo passo será a realização dos estudos técnicos. Sendo previsto já no mês de julho a realização do processo licitatório para a execução do anel viário.


Para a Deputada Márcia Maia, a obra trará entre os benefícios, a melhoria da qualidade de vida da população e geração de renda para cidade. “O anel viário vai proporcionar a Currais Novos uma nova fase de desenvolvimento, e gerar postos de trabalhos, absorvendo a mão de obra local e valorizando as pessoas que vivem aqui”, disse.


Já o vice prefeito Vilton Cunha, acredita que o anel viário também facilitará a realização de um outro sonho antigo, a interligação com estado da Paraíba, via Frei Martinho. “Com essa estrada construída, Currais Novos, como uma cidade pólo, irá atrair consumidores das cidades paraibanas vizinhas e isso trará mais desenvolvimento”, disse Vilton.


Para o autor da proposta Eugênio Lins(foto), a construção do anel viário se tornou ainda mais urgente, com a Medida Provisória, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas BRs. “Agora mais do que nunca, a obra se faz mais urgente, para amenizar o prejuízo das empresas e a perda dos postos de trabalhos, provocada pela lei seca nas BRs”, falou


Um dos responsáveis pela viabilidade do Projeto é o chamado “Deputado do Seridó” João Maia. Ele reclamou a forma como a Lei Seca, foi implantada e disse que entrou com uma emenda que suspende a proibição dentro do perímetro urbano. “A lei tem boa intenção, mas foi feita nos gabinetes em Brasília, eles desconhecem a realidade das cidades”, disse. João Maia, se disse muito feliz com a realização da construção do anel viário, mas lembrou que o trabalho continuará. “Tenho uma ligação muito forte com Currais Novos, vou ficar vigilante para que essa obra seja executada o mais rápido possível”, lembrou.


O prefeito Zé Lins aproveitou o momento para agradecer a atenção que Currais Novos vem recebendo nas esferas estadual e federal, principalmente do Deputado João Maia, da Governadora Wilma de Faria e da deputada Márcia Maia. “Currais Novos nunca recebeu tanta atenção dos governos federal e estadual, e uma obra desta envergadura trará novos rumos e Currais Novos continuará nos trilhos do desenvolvimento”, concluiu.

No projeto do anel viário será construída uma ponte com 200m sobre o Rio São Bento.


Fonte: http://www.cnagitos.com/



Zé Lins recebe deputados para café

Fotos:Mazilton Galvão
Nesta sexta-feira(22), antes da Audiência Pública que aconteceu no auditório da AMSO para escolha da rota do contorno que será construído em Currais Novos, o Prefeito e Presidente da FEMURN, Zé Lins, recebeu alguns deputados para um café da manhã. No cardápio do prefeito: obras e investimentos para o município de Currais Novos e, eleições 2008, claro.
Márcia Maia, Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa que fizeram questão de acompanhar o deputado federal João Maia na audiência pública, falaram à imprensa local e confirmaram, mais uma vez, apoio na reeleição de Zé Lins.“Zé Lins pertence ao nosso partido (PSB) e tem feito uma grande administração aqui no município. E estaremos, sem a menor sombra de dúvidas, lutando lado a lado para renovar seu mandato aqui na cidade, para podermos dar continuidade a este grande e importante trabalho que Zé implantou aqui em Currais Novos, que é de colocar a cidade nos trilhos do desenvolvimento, como ele mesmo diz. Não só aqui, mas onde houver candidatos do PSB, estaremos dando o nosso apoio, no momento certo, no momento em que for desencadeado o processo político eleitoral”, disse Márcia Maia.

O deputado estadual Gustavo Carvalho, líder do governo na assembléia, afirmou que Zé Lins é homem de sorte. “Zé já pode ser considerado uma das maiores lideranças políticas do estado. Tem feito um grande trabalho à frente de Currais Novos e tem feito um grande trabalho, representando os municípios do RN à frente da FEMURN. Fiz questão de vir aqui hoje, primeiro para dizer isso a ele pessoalmente, e segundo, para parabenizá-lo por esta importante conquista que é o contorno viário do município. Tive a oportunidade de acompanhar a audiência no Ministério dos Transportes, em Brasília, onde se encontrava toda a bancada federal do nosso estado. Na ocasião, a governadora Wilma de Faria fez referência aos contornos de Currais Novos e Caicó. O Ministro Alfredo Nascimento disse à governadora: ‘Wilma essas duas obras saíram da cota pessoal do deputado João Maia, por um verdadeiro milagre do deputado’.
Ao final da assinatura, João Maia disse: ‘Ministro: se a questão foi de milagre, esse milagre foi de Sant’Ana’”, relatou Gustavo a uma emissora de rádio local.

Gustavo Carvalho lembrou ainda que, a partir de junho, a TV Assembléia terá seu sinal transmitido de forma aberta para todo o estado. “Acredito que vai ser muito importante, a população poder acompanhar o trabalho dos deputados”, concluiu Gustavo.

Já Vivaldo Costa, com sua humildade que lhe é peculiar, disse estar sempre à disposição do amigo prefeito. “Currais Novos é uma cidade que tenho muito apego. E Zé Lins é um grande amigo. Homem de fibra e de responsabilidade. Merece todo o nosso apoio”, disse o ‘Papa Jerimum’.

Na ocasião ainda estavam presentes o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado; o superintendente do DNIT no RN, José Narcélio Marques; o vice prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha e o Presidente da Câmara Municipal, Izinho Brandão.

Casas do Sílvio Bezerra recebem ligações

Uma ótima notícia para os 161 beneficiários das unidades habitacionais construídas pela atual administração no bairro Silvio Bezerra de Melo

A empresa contrata pela Cosern para executar a obra de ligação da rede elétrica já se encontra no local e já iniciou o trabalho de colocação dos postes que garantirão aos moradores daquele novo conjunto, energia elétrica em suas residências.

O Prefeito Zé Lins esteve pessoalmente no local para vistoriar o trabalho. Zé Lins estava acompanhado dos Secretários José Francisco e Iaci Pereira, da Infra-estrutura e do Trabalho, Habitação e Assistência Social respectivamente.

“As ligações elétricas estarão concluídas até o final deste mês”. Foi o que garantiu o responsável pela empresa vencedora da licitação. Uma outra empresa, que fará a parte de saneamento, ou seja, água e esgoto, deverá começar ainda esta semana.

A Semthas já iniciou as visitas domiciliares às famílias cadastradas para a segunda etapa da construção de novas unidades habitacionais em Currais Novos.

São mais 400 novas residências que serão construídas, assim que o setor de habitação da Semthas concluir as visitas e o cadastramento nas mais de 2 mil pessoas que se cadastraram no programa na secretaria.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Comunidade Santo André recebe barragem submersa

A comunidade de Santo André, distante 30 km de Currais Novos, é a nona comunidade rural a receber a barragem submersa.Considerada a maior obra hídrica já realizada na zona rural do município, depois da chegada da luz elétrica, esta importante obra irá amenizar de forma significante o problema da falta d’água durante o período de estiagem.


As barragens, que estão sendo feitas pela Prefeitura em parceria com a Emater e Governo do Estado, têm a participação direta da comunidade, através de mutirões que são feitos pelos próprios trabalhadores das localidades beneficiadas.


Como funciona

Depois que o trator da Prefeitura faz a parte de escavação, homens e mulheres da própria comunidade ajudam na fixação da lona, que servirá para reter a água. A barragem submersa é um grande açude de cabeça para baixo. Para fazer este trabalho, é necessário um grande trabalho em equipe, trabalho este que é coordenado por técnicos da Emater.


Ao todo serão construídas até março, mais de 40 barragens submersas, que prometem transformar a vida do homem do campo. Um grande investimento que irá beneficiar centenas de famílias, que no período de estiagem, ficam com o abastecimento d’água comprometido, além de oferecer oportunidade de geração de trabalho e de renda, melhorando as condições de vida da comunidade rural.

Encontro discuti a habitação no municipio

Aconteceu na última quarta-feira dia (20) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, um importante encontro para discutir o setor habitacional do município de Currais Novos.


Vários órgãos da sociedade, principalmente os que estão ligados a esta área, como a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS; a Secretaria Municipal de Agricultura – SEMAAB; a Secretaria Municipal de Infra-estrutura – SEMISU; Secretaria Municipal de Finanças – SEMFIN; e Caixa Econômica Federal estiveram reunidos com o objetivo de discutir e articular os órgãos municipais, na execução dos programas habitacionais do município, buscando soluções e alternativas para que a população de baixa renda, tenha uma melhoria nas qualidade de vida, através de projetos e programas ligados a esta área.


De acordo com o vice prefeito Vilton Cunha, que também participou do encontro, representando o Prefeito Zé Lins, a atual administração vem realizando um grande trabalho nesta área. “O déficit habitacional em Currais Novos era muito grande. Há décadas o município não executava um programa de construção de casas, como o que está sendo executado atualmente. Isso gerou uma expectativa muito grande por parte da população”, disse Vilton.


Para o vice prefeito é importante lembrar que o compromisso da atual gestão era de construir 500 unidades, “porém iremos entregar mais de 600 até o fim do atual mandato”, conclui Vilton.


Muito tem se especulado em relação a entrega das unidades habitacionais que já estão prontas. Para Chankléa Aragão, Assistente Social da SEMTHAS, “é preciso esclarecer que a Caixa Econômica só permite a entrega dessas unidades, estando elas totalmente prontas, inclusive com a parte de ligação elétrica e a parte de saneamento (água e esgoto). E isso já está sendo providenciado”, disse Chankléa.


A Assistente Social frisou ainda que “é preciso haver mais integração entre todos os órgãos que participam, direta ou indiretamente, da execução de um projeto como este, que é muito complexo e burocrático. Por isso este encontro é importante”, finalizou Chankléa.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Iª Conferência Nacional da Juventude acontece em Currais Novos


Na próxima terça-feira dia (26), será realizada em Currais Novos a Iª Conferência Nacional da Juventude. o evento que pretende debater assuntos como a criação do Forúm Nacional da Juventude, enxerga os direitos dos jovens brasileiros.


A Iª Conferência Nacional da Juventude, pretende discutir e elaborar metas que serão implatadas em todo o país, jovens entre 15 e 29 anos, poderão expor suas expectativas em relação ao momento vivido.Terão a chance de participar de um projeto que movimentará sua cidade, seu estado o seu espaço dentro da sociedade.


A participação desses jovens é impar para a realização do momento, nehum jovem pode faltar a esse encontro que terá eles como o personagem principal.


O pólo Currais Novos será no CAIC, contará com a participação do Prefeito Municipal Zé Lins, as demais autoridades e imprensa local.

Audiência Pública discutirá construção do Anel Viário de Currais Novos

Amanhã quinta feira dia (22), será realizada uma audiência pública para discutir o Anel Viário de Currais Novos, a obra, que será realizada pelo Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – DNIT, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Currais Novos, soma um investimento de mais de R$ 10 milhões.



Participarão da audiência representantes do DNIT, do Departamento de Estradas e Rodagens, o Deputado Federal João Maia, o Prefeito de Currais Novos e Presidente da Federação dos Municípios do RN, Zé Lins, além de vereadores do município e instituições da sociedade civil.



Na ocasião será apresentado o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental - EVTEA, que já foi realizado pela empresa ATP, vencedora da licitação e responsável pela execução da obra, que terá cerca de 3,1 km de distância.O anel viário que interligará a entrada e saída de Currais Novos tem como objetivo diminuir o fluxo de caminhões e carretas pesadas pelas ruas do centro da cidade. Evitando com isso, o desgaste do calçamento e desafogando do trânsito nas principais ruas da cidade, além de diminuir o barulho e o risco de acidentes.



Na ocasião será apresentado o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental - EVTEA, que já foi realizado pela empresa ATP, vencedora da licitação e responsável pela execução da obra, que terá cerca de 3,1 km de distância.



A audiência pública será realizada no Auditório da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental (AMSO), a partir das 9 horas.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mudanças na programação do Cactus Moto Fest 2008


Pequenas mudanças foram feitas na programação do Cactus Moto Fest 2008, foram acrescentadas outras atrações, como a apresentação de Jubileu e convidados, o som mecânico na sexta (14), e o espetáculo Auto do Cristo Rei no sábado (16), peça teatral que venceu o Concurso de danças folclóricas na 13ª Fiart.


O evento já se tornou um dos maiores do nordeste, a economia da cidade fica em alta no período festivo.Os organizadores estimam que cerca de 800 mil reais sejam injetados no municipio, os hotéis, pousadas, motéis e restaurantes recebem um número elevado de visitantes, além do evento gerar emprego e trazer renda, para os vendedores ambulantes de Currais Novos.


Confira a programação:


Quinta, dia 13/03

Palco Principal (Praça Cristo Rei)

20:00 – Apresentação Cultural com Jubileu e convidados

21:30 – Otávio Santiago e Banda Chamego Quente



Sexta, dia 14/03

Palco Principal (Praça Cristo Rei)

18:00 - Banda Almanaará (Currais Novos)

20:00 – The Vibes (Natal)

22:00 – On The Rocks (Caruaru)

24:00 – Max e Banda Estrelar (gravando seu 2º DVD)



Palco 2 (Largo do Tungstênio Hotel)

19:00 – Som mecânico

21:00 – Rogério Lopes e Banda (Currais Novos)

23:00 – Saulo e Daniel e Banda (Currais Novos)



Sábado, dia 15/03

Palco Principal (Praça Cristo Rei)

17:00 – Vitrola (Natal)

20:30 – Uskaravelho (Natal)

23:00 – Almir (ex-Fevers)

01:00 – Banda Feras


Palco 2 (Largo do Tungstênio Hotel)

19:00 – Apresentação Cultural: Teatro do PETI de Currais Novos (apresentando o espetáculo Auto do Cristo Rei – peça vencedora do concurso de dança folclóricas e contemporâneas da 13ª Feira Internacional de Artesanato de Natal);

21:00 – Gilvan do Acordeom e Banda Chibata de Couro (Acari);

24:00 – Banda Toalha Rendada (Currais Novos)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Câmara Legislativa inicia os trabalhos para 2008




Na última segunda -feira dia (18), os representantes do poder legislativo deram partida aos trabalhos de 2008, na 1ª Sessão Ordinária.Como acontece todos os anos, o chefe do Executivo Prefeito Zé Lins leu a mensagem de abertura. No discurso Zé Lins fez um balanço das ações realizadas nos últimos três anos do seu mandato.


Em uma explanação o prefeito informou alguns números da sua administração em diversas áreas. Entre os dados apresentados estavam: zona rural com 100% no abastecimento de água e 95% com energia elétrica; Na saúde, foram 250 mil consultas, 246 mil exames e 109 mil medicamentos distribuídos, e mais 23 mil exames odontológicos.


Na educação, dos 485 professores municípios, 335 tem ensino superior; Na habitação estão em fase de acabamento 629 casas populares e foram realizadas 400 reformas; Na Assistência Social foi destacado o trabalho do Peti, que atende 500 crianças e o AABB Comunidade, que atende mais 300, com alimentação, pratica esportiva e aulas de reforço e de artes. O prefeito também destacou os grandes avanços no abastecimento de água, com ampliação da adutora Gargallheiras, pavimentação de 37 mil metros quadrados de rua, Construção do Centro de Artesanato, da Policlínica, do Ceo, reformas de escolas, creches, Mercado Público, Terminal Rodoviário, praça Cristo Rei; conclusão do pórtico turístico, do abatedouro, do aterro sanitário, além do salário dos funcionalismo público.


O Vereador Eugênio Lins espera que o Legislativo trabalhe em 2008, com responsabilidade, buscando coisas boas para Currais Novos e legislando a favor da sociedade. “Tenho certeza que será um ano de muitas vitórias”, disse.


O atual Presidente do Legislativo Izinho Brandão, tem ótimas expectativas para este ano. Ele aguarda ansioso, ainda para esse primeiro semestre, a conclusão do novo plenário, um sonho antigo, que irá proporcionar uma melhor estrutura física para as pessoas poderem assistir às sessões


O Outro projeto que também está sendo montado é o Vereador Mirim, onde as escolas através de seu alunos, irão eleger representantes mirins. Os pequenos vereadores também poderão apresentar emendas. “A gente quer despertar a cidadania neles, quem sabe não despertaremos um grande líder político”, disse Izinho.


Na Sessão de abertura também estiveram presentes o vice prefeito Vilton Cunha, a primeira dama Ângela Lins, além de secretários, populares e a imprensa local.

Currais Novos sedia a III Conferência do Meio Ambiente




Na manhã da última segunda -feira dia (18), Currais Novos sediou durante todo o dia a III Conferência Regional do Meio Ambiente, que acontece a cada dois anos, com a participação de representantes de 12 municípios do Seridó. Currais Novos foi o sétimo, dos oito pólos distribuídos por todo Estado, que abriu a discussão, e teve a participação de várias autoridades políticas e representantes de entidades e sociedade civil.



No Encontro participaram Iberê Ferreira, vice-governador, secretário estadual de recursos hídricos e meio ambiente e coordenador estadual da Conferência, além do Prefeito anfitrião e presidente da Femurn Zé Lins; Hiramis Paiva, coordenadora da Comissão Organizadora; Avamar Costa , superintendente do Ibama; Antonio Petronilo, prefeito de Parelhas e Presidente da Amso; Getson Luis, coordenador do meio ambiente e da conferência local, entre outras autoridades.



Dando ínicio ao evento o Coordenador do meio ambiente do município Getson Luís, destacou a importância do momento, e as ações que precisam ser tomadas para reduzir os impactos causados pelas mudanças climaticas vividas na região do seridó.O prefeito Zé Lins lamentou a demora de se discutir o tema. “Se essa preocupação estivesse existido há 20 anos, talvez não estivesse tão grave”. Ele ressaltou a urgência de buscar soluções. “Ações neste sentido demandam tempo, mas nunca é tarde para se buscar alternativas, disso depende o futuro de todos nós”, lembrou.


Para o superintendente do Ibama a sociedade precisa entender os impactos causados e agir, para assim encontrar soluções. Já para Hiramisis Paiva, a questão também depende da educação, a população precisa se conscientizar, ou então não vai adiantar.


Para o vice-governador e também coordenador da conferência Iberê Ferreira de Souza, as ações precisam ser tomadas imediatamente, "essas conferências estão movimentando a sociedade, esse é um problema de todos nóis.


Ainda pela manhã, a Geóloga Dra Vera Lúcia de Castro, explanou em uma mesa redonda, as conseqüências das mudanças climáticas e desertificação.

No Encontro do Pólo de Currais Novos foram escolhidos 15 delegados e formatadas várias propostas que serão defendidas na Conferência Estadual, com a participação de 300 delegados das oito regionais, com data marcada para os dias 05, 06 e 07 de março, em Natal.

Desse encontro estadual serão escolhidos 30 delegados para representar e defender as propostas do Rio Grande do Norte na Conferência Nacional que será realizado dos dias 07 a 11 de maio, em Brasília.

Prefeito Zé Lins recebe Vice-Governador para café da manhã


Foto:Mazilton Galvão

O Prefeito de Currais Novos e Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Zé Lins recebeu na manhã de ontem dia (18) em sua residência, o Vice Governador e Secretário Estadual dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza.Iberê esteve em Currais Novos representando a Governadora Wilma de Faria na abertura da 7ª Conferência Regional de Meio Ambiente e durante o café da manhã conversou com o amigo prefeito sobre as várias obras que estão em andamento no município.


Uma dessas obras mereceu elogios ao prefeito Zé Lins. Trata-se das 40 barragens submersas que estão sendo construídas na zona rural do município.Na ocasião Iberê também foi apresentado aos dirigentes do Cactus Moto Clube, que em março irá realizar a 6ª edição do Cactus Moto Fest, segundo maior evento do gênero no Nordeste.

Wilma de Faria vai compor a Câmara de Comércio Brasil-Portugal


A governadora Wilma de Faria será membro honorário da Câmara Brasil-Portugal do Rio Grande do Norte – Comércio, Indústria e Turismo. O convite foi feito no final da tarde desta segunda-feira (18) pelo cônsul de Portugal no Estado, Francisco Larry, e o presidente do Sindicato da Construção Civil do Rio Grande do Norte, Sílvio Bezerra, que presidirá a Câmara. No próximo dia 13 de março haverá a cerimônia de lançamento da Câmara, que conta com representantes do Comércio, da Indústria e do Turismo.


A governadora se disse honrada com o convite e que deve participar da solenidade de lançamento, que reunirá autoridades portuguesas e representantes das demais câmaras do país. A opção do consulado português pela instalação da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Rio Grande do Norte deve-se ao elevado montante de investimentos portugueses nos últimos cinco anos e a operacionalização de 14 vôos regulares e charters provenientes de Portugal, semanalmente, que resultou na necessidade de contatos e informações tanto pelos investidores portugueses como potiguares.


Á governadora o cônsul Francisco Larry disse que a Câmara está sempre à disposição do Governo do Estado para estabelecer parcerias e projetos. A Câmara Brasil-Portugal do Rio Grande do Norte – Comércio, Indústria e Turismo tem sede na rua Raimundo Chaves, no Centro Empresarial.

Fonte: Assecom/RN

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cactus Moto Fest 2008


Currais Novos se prepara para receber os roncos das máquinas mais iradas. Vem ai mais uma edição do Cactus Moto Fest. Nesta sexta-feira(15/02), foi divulgada toda a programação, que promete fazer da XI edição do evento o maior já realizado, consagrando-se assim, um dos maiores do país, no segmento.


Confira agora quem serão as atrações que abrilhantarão a festa deste ano, que acontecerá de 13 à 16 de março.


PALCO PRINCIPAL


Quinta-feira
20:00 h – Apresentação Cultural do PETI
21:30 h – Otávio Santiago e Banda Xamego Quente

Sexta-feira
18:00 h – Banda Almanaará
20:00 h – The Vibes (Natal)
22:00 h – On the Rocks (Caruaru)
24:00 h – Max e Banda (Gravação do II DVD)

Sábado
17:00 h – Vitrola ( Natal)
20:30 h – Uskaravelho (Natal)
23:00 h – Almir (ex-Fevers)
01:00 h – Banda Feras


PALCO SECUNDÁRIO


Sexta-feira
21:00 h– Rogério Lopes e Banda
23:00 h– Saulo e Daniel e Banda


Sábado
21:00 h – Gilvan do Acordeon e Forró Chibata de Couro
24:00 h – Toalha Rendada


Maiores informações no site www.cactusmc.com.br