sexta-feira, 18 de abril de 2008

Rádio CN Agitos estréia mais um programa

Estréia neste sábado (19) na Rádio CN Agitos mais um programa da grade, o “Política e Cidadania na net” . A partir das 11 da manhã, o mesmo promete informar, alertar e discutir temas abordados na sociedade brasileira e regional.


Apresentarão o programa os funcionários públicos do Tribunal de Justiça, Zandro Feitosa, e Aristóbulo Lima.Como também a jornalista Fátima Souza, e Ana Cláudia Andrade do blog “Tudo Sobre Política”


Neste primeiro programa será debatido o uso de células tronco, um dos temas mais polêmicos da atualidade. Também o resumo da semana na área política regional.


O “Política e cidadania na net “ é mais uma opção, na programação completa da
Rádio CN Agitos.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

CDL se une a secretaria de saúde no combate a dengue



A Câmara de Dirigentes Lojistas realizou na manhã desta quinta-feira(17/04), em Currais Novos, um pit stop educativo, contra a dengue. A instiuição abraçou a causa e se uniu ao projeto da secretaria Municipal de saúde "Ame Currais Novos: Abrace seu Bairro - Combater a dengue é um dever de todos".


A mobilização teve como objetivo lembrar a população que a epidemia de dengue continua presente na cidade, e com as chuvas que tem caído no município, a problemática poderá se agravar.

A diretoria da CDL se mobilizou depois que o prefeito Zé Lins chamou várias entidades para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. “As autoridades não poderão fazer muita coisa se a população não fazer sua parte”, lembrou Marinalva Martins, Diretora Social da CDL.

Marinalva, em entrevista a rádio CNAgitos, disse também que a pessoa que não contribuir e não permitir o combate ao mosquito em seu domicílio poderá ser denunciada ao Ministério Público. “Muita vezes os focos estão nas nossas casas, nas nossas empresas, é um problema de todos e nós somos os responsáveis e não adianta eu fazer na minha casa e meu vizinho não fazer na dele, é hora de unirmos e acabarmos de vez com esse mosquito”, completou Marinalva, que acredita não existir um culpado pela epidemia."Os culpados somos todos nós, que permitimos chegar nesta situação", concluiu.

Durante todo a mobilização foram entregues panfletos, adesivos e saquinhos de lixo e os motoristas foram orientados como agir no combate a doença.

O Legislativo não se entende



Manhã tumultuada nesta quarta-feira(16/04), na Câmara Municipal de Currais Novos. Os vereadores não se entenderam em relação ao Projeto 18, que inclui Currais Novos, entre as cidades do Estado que está em situação de Emergência.


O presidente Izinho Brandão, deu início a seção, que foi interrompida logo em seguida.O clima ficou pesado devido os vereadores de oposição, tendo como porta-voz o vereador João Neto que não aceitou a votação.”Aqui não tem mais lei, a lei acabou “, disse o vereador.


O motivo do tumulto, foi a urgência da votação, que necessita da aprovação do Legislativo para a liberação da verba que já existe. Devido a duas emendas impetrada pelo os vereadores Cleto Filho, mudando de situação de “Estado de Calamidade” para situação de Emergência, e uma outra, do vereador Marinaldo Francisco determinando o prazo do pedido para 90 dias. De acordo com o Izinho, a Comissão poderia ter aprovado na hora. “Eles ficam protelando essa situação, não sei com qual interesse, se isso é um recurso que poderia ajudar um monte de gente que sofreram com as chuvas”, lamenta.


A tensão ficou ainda maior quando a dona de casa Maria José, 50 anos, que estava presente a seção esperando que o projeto fosse aprovado pelos vereadores da casa. Quando a seção foi subitamente finalizada antes mesmo de começar, a dona de casa se irritou.” Minha cozinha caiu, e o resto da minha casa esta rachada, e eu preciso de ajuda, vocês não podem deixar de aprovar esse projeto, várias pessoas precisam de ajuda, inclusive a minha família” disse Dona Maria José.


O vereador Eugênio Lins, condenou bruscamente a postura da oposição de não dar a devida importância ao projeto, “ Isso é um absurdo, famílias estão desabrigadas, crianças estão sem aulas a mais de 15 dias, devido a péssima qualidade das estradas, e os oposicionistas vem falar que isso não existe, querem que a situação piore ainda mais, para depois fazer um discurso político no radio cobrando do Prefeito, temos que cuidar disso é agora”, disse.


O projeto já foi homologado pelo Governo do Estado, mas tem que apresentar a aprovação do legislativo do município, para que a verba seja liberada. Os dados realmente são preocupantes. De acordo com o presidente da Defesa Civil do município, Wilton Dias, são mais de 1.700 alunos que estão aula devido as condições precárias das estradas, 285 pessoas desabrigadas, 66 residências em estado de alerta, 800 m de pavimentação destruídas e 95% da agricultura também destruída.


Para o Presidente da Câmara Municipal Izinho Brandão, nenhuma cidade da região esta preparada para receber fortes chuvas, “Não temos como arcar com os prejuízos causados pelas chuvas, não temos estrutura para um grande inverno, por isso é importante sim, o projeto de estado de emergência para que possamos desde já, ajudar essas pessoas que sofrem com as enchentes”.

Assim como dona Maria José, as vítimas das fortes chuvas querem um resultado imediato, ainda mais que as previsões meteorológicas apontam mais chuvas na região nos próximos dias.


Interesses políticos não podem ser levados em consideração em um momento que pessoas sofrem. Ações precisam ser tomadas com urgência. Discurso político não ajuda em uma hora dessas, os órgãos responsáveis precisam se unir para tentar solucionar o problema. Alguns vereadores que se dizem representantes do povo, precisam conhecer a realidade de perto e não atrás de um “birô” de escritório, em uma sala com ar condicionado.


quarta-feira, 16 de abril de 2008

Prefeitos do RN recebem apoio da bancada federal


Os prefeitos do Rio Grande do Norte se reuniram na noite de ontem, na sala da Comissão de Relações Exteriores, no anexo 4 do Congresso Nacional, com a bancada federal do Estado para discutir a respeito das principais temáticas relativas à Reforma Tributária, Precatórios, a emenda 29, relativa aos investimentos em Saúde e também sobre a Educação. Foi entregue aos membros presentes da bancada a pauta de reivindicações formulada pela Confederação Nacional dos Municípios junto às associações municipais de todo o país.



A abertura da reunião foi feita pelo prefeito e presidente da Federação dos Municípios do RN, José Lins, em que na oportunidade salientou a importância da união entre os políticos e autoridades do Estado e da União em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão.Em seguida, o presidente do Congresso Nacional, Garibaldi Alves falou sobre a necessidade de os prefeitos continuarem vindo a Brasília em meio às marchas para lutar por condições cada vez melhores para a população das cidades norte-rio-grandenses. Ele afirmou apoiar a votação da Reforma Tributária que precisa ser feita para que os gestores municipais possam empreender o desenvolvimento em suas cidades.


O senador finalizou seu discurso afirmando que as portas de seu gabinete sempre estarão abertas para os prefeitos que trouxerem reivindicações do povo. “É importante que os prefeitos saibam que eles têm vez na presidência do Senado”, lembrou.Na seqüência o senador José Agripino comentou a importância da aprovação da emenda 29 - umas das principais reivindicações dos prefeitos - e que se refere a regulamentação de investimentos da ordem de 5,5 bilhões para a Saúde. "Os prefeitos devem aproveitar sua presença massiva em Brasília para pressionar a Câmara Federal para que a pauta seja destrancada em prol da aprovação em caráter de urgência", disse.


Temas como Educação, precatórios, as dívidas dos municípios com o INSS, além das enchentes nas cidades do RN também foram pautas das discussões. Participaram do encontro ainda a senadora Rosalba Ciarlini, os deputados federais João Maia, Fátima Bezerra, Felipe Maia e Fábio Faria.


Após o término da reunião, o presidente da Femurn e também Prefeito da cidade de Currais Novos (Zé Lins), avaliou como excelente o nível das discussões e a abertura dada aos municípios durante o encontro. "Ficamos felizes com o apoio incondicional dos senadores e deputados em relação às nossas reivindicações e a causa municipalista. Agora vamos continuar acompanhando o trabalho do Congresso para ver a nossa luta se transformar em benefícios para o povo", concluiu.


Fonte: Tn Online


terça-feira, 15 de abril de 2008

Quanta indecisão....



Pouco mais de seis meses para as eleições municipais, o cenário político de Currais Novos ainda não está totalmente definido. Até agora só está definida a coligação(PSB/PR) formada pelo atual prefeito Zé Lins e seu vice Vilton Cunha. A oposição, até agora formada pelos pré-candidatos Milena Galvão e Geraldo Gomes, ainda não definiram o seu respectivo vice.


Muito já foi especulado, mas até agora nada. Uma união de Geraldo Gomes com Milena Galvão, Milena Galvão com Dr. Mozart, Geraldo Gomes com o vereador João Neto e por aí vai...


Ao decidir que continuaria com Vilton Cunha, o Prefeito Zé Lins recebeu críticas, que teria se precipitado na sua decisão, mas ao que tudo parece, a oposição é que não sabe bem o que quer. Se já tivessem se centralizado nos seus representantes, teriam ganhado tempo, para solidificarem os possíveis nomes para o pleito de 2008.

Os eleitores currais-novenses ainda estão na espera de cenário definido, para que assim, possam refletir a quem irão direcionar o seu voto no próximo mês de outubro.


Mas não se iludam quem acha que as coisas não vão esquentar. Os bastidores já estão a todo vapor, e as definições de coligações devem ser anunciadas muito em breve.


Muitas
disputas ainda serão acirradas nos palanques até o pleito. Que seja dentro das normas da democracia, de um país livre. E que o destino de Currais Novos nos próximos quatro anos esteja em boas mãos!!!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Lula cobra ação de prefeitos no combate à dengue


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou no programa “Café com o presidente”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (14), que irá convocar os prefeitos a combater a dengue em seus municípios na 11ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios, evento que ocorrerá em Brasília entre 15 e 17 de abril. “Temos de fazer um chamamento aos prefeitos no combate à dengue. Cada prefeito precisa assumir a responsabilidade de cuidar com muito carinho da sua rua, vila e cidade”, afirmou.



Lula disse ainda que ainda irá cobrar dos prefeitos, durante o evento, que cuidem do ensino fundamental. Para o presidente, a melhora na educação só será possível com a “integração” entre os poderes municipal, estadual e federal. “Se a escola não está bem, é preciso saber que o prefeito tem responsabilidade junto com o Governo do estado, junto com o presidente da República. Temos de estar juntos para fazer com que as coisas aconteçam”, disse.



Desde 2003, Lula participa da Marcha, que é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ele salientou a importância da parceria com os municípios nos programas do governo federal como o Bolsa Família e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).