sexta-feira, 4 de abril de 2008

Chuva causa transtornos em Currais Novos



Depois dos estragos causados pelas últimas chuvas, a Prefeitura de Currais Novos tem se empenhado ao máximo na realização de obras emergenciais, com o objetivo de socorrer a população, em algumas áreas consideradas de risco.

Nesses locais a Prefeitura, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil local, está providenciando a retirada, em caráter emergencial, de famílias que foram desabrigadas ou que estão em locais que oferecem risco.

No último dia (02/04) quarta-feira, o Prefeito Zé Lins decretou estado de calamidade pública no município, devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas caídas nos últimos dias.De janeiro pra cá, o acumulado das chuvas no município de Currais Novos já ultrapassa os 850 mm em algumas localidades.

Esse grande volume de chuvas tem causado grandes transtornos em todo o município. Na cidade várias ruas estão alagadas, o que causou estragos em calçamentos e trechos asfaltados, danificando a rede de esgotos e galerias pluviais. Vários casas e prédios públicos foram danificados, inclusive o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, que teve parte do telhado danificado.

O rio São Bento, que recebe as águas do açude Dourado, continua com seu volume alto e poderá invadir algumas casas e prédios comerciais, caso continue chovendo forte e a sangria do Dourado aumente de intensidade. Outro que começa a preocupar autoridades e população é o rio Totoró. Este recebe água do açude público Totoró de Baixo, mais conhecido como Açude do Governo, que pode transbordar nas próximas entre os próximos dias.

“Caso isso ocorra, várias casas que foram construídas de forma irregular, dentro do leito do rio, serão invadidas pelas águas deste reservatório”, disse José Francisco, Secretário Municipal de Infra-estrutura e Serviços Urbanos.

Guda, como é mais conhecido, está percorrendo várias ruas e locais onde a chuva causou mais estragos. “Estou visitando vários locais e deixando o Prefeito a par de tudo. Zé Lins me pediu para ouvir a população e, na medida do possível, resolver os todos os problemas.

Na zona rural, as comunidades do Catunda, Caibreira, São Rafael e Boa Vista se encontram isoladas, devido a cheia de alguns rios e pelas estradas danificadas pelas fortes chuvas. Máquinas e pessoal da Prefeitura estão sendo enviadas a estas localidades com o objetivo de realizar consertos emergenciais em estradas e açudes que ameaçam arrombar.

O decreto de Calamidade Pública em Currais Novos tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado até o fim do período de chuvas.

Nenhum comentário: