sexta-feira, 7 de março de 2008

Currais Novos realiza curso sobre educação inclusiva

De 10 a 14 de março, a Prefeitura de Currais Novos estará realizando o Curso Educação Inclusiva: Direito a Diversidade.


A cidade de Currais Novos é um dos cinco municípios pólos do RN que tem como responsabilidade desenvolver ações de capacitação para gestores e educadores, dentro do Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade, promovido pelo Ministério de Educação/MEC, através da Secretaria de Educação Especial, visando à implementação de sistemas educacionais inclusivos nos municípios brasileiros.


O curso terá uma carga horária de 40 horas/aulas e será ministrado no auditório da Escola Municipal Profº Humberto Gama.


Na ocasião serão trabalhados os temas: Inclusão Escolar dos alunos cegos e com baixa visão: como conduzir essa prática; Família, professor e escola: vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites; O Atendimento Educacional Especializado e o uso da tecnologia assistiva no auxílio das atividades de vida diária das pessoas com deficiência; Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais; Inclusão e a garantia de igualdade na diversidade: partilhando experiência; Dificuldade de aprendizagem e intervenção psicológica; O atendimento educacional especializado e as adequações curriculares para as pessoas com surdez; Alteração da fala e sua relação com a aprendizagem; Os distúrbios de aprendizagem e os aspectos neuroevolutivos, motores, mentais e emocionais na vida do aluno; Educação Inclusiva: caminhos que levam a inclusão de direitos.


O Curso Educação Inclusiva: Direito a Diversidade contará com especialistas, mestres e doutores no assunto, como a consultora em Tecnologia Assistiva, Rita de Cássia Reckziegel Bersh, fisioterapeuta e professora especializada em deficiência física.


De acordo com a coordenadora do Programa no pólo de Currais Novos, Professora Edna Pontes, a organização de políticas públicas de acesso e qualidade do processo educacional é de grande importância. “Este curso foi criado com o enfoque na inclusão e embasado no fortalecimento da gestão para a articulação de ações de incentivo à formação de professores, promoção da acessibilidade, participação da comunidade e ampliação da identificação e da oferta do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, construindo com um repensar da gestão para a inclusão”, disse Edna.


O curso irá contemplar no Pólo de Currais Novos, 130 gestores e educadores de 33 municípios do Estado, mas o MEC pretende, ainda este ano, atingir 100% dos municípios brasileiros com o programa.



Maiores informações na SEMEC, com Edna Pontes, no fone: 3405-2725.

Nenhum comentário: