sábado, 8 de março de 2008

CAPS comemora dia das mulheres

Foto:Mazilton Galvão

O Centro de Apoio Psíquico-Social de Currais Novos (CAPS) realizou durante toda semana, programação especial em comemoração ao dia Internacional da Mulher.


Para encerrar essas atividades que foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Currais Novos e a Secretaria Municipal de Saúde, um grande almoço foi servido hoje a todos os usuários e clientes do CAPS.


Ao longo da semana foram realizadas oficinas de arte e beleza, bazar com produtos exclusivamente para mulheres, passeios, brincadeiras e sorteios.


O trabalho do CAPS, que foi implantado no início da atual administração, tem como objetivo desenvolver a autonomia e a cidadania de pessoas portadoras de sofrimento psíquico através de atendimento individual e atividades grupais, como oficinas terapêuticas.


O trabalho é desenvolvido por uma equipe composta por profissionais da área de Psicologia, Psiquiatria, Terapeutas Ocupacionais, Serviço Social, Enfermagem e Educação.


Em outras palavras, o papel do CAPS é cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes. No local é dispensada uma atenção diária aos portadores de sofrimento psíquico severo. Através de grupos são feitos trabalhos de psicomotricidade, expressão artística (música, pintura, artesanato, higiene e cuidados pessoais), oficinas terapêuticas (pintura em tecido, vidro, tapeçaria, crochê, tricô e costura).


As ações do CAPS também são dirigidas aos familiares e comprometem-se com a construção dos projetos de inserção social. “O trabalho que desenvolvemos personaliza o projeto de cada paciente na unidade e fora dela e desenvolve atividades para a permanência deles diária no serviço. Esse trabalho trouxe um ganho muito grande para todos os pacientes que tem transtornos mentais, principalmente as mulheres, que tanto sofriam abandonadas nos hospitais psiquiátricos,” explica a psicóloga Emília.


O CAPS atende hoje 185 pacientes, dos quais 92 são mulheres. “Aqui podemos oferecer um ambiente terapêutico mais acolhedor para aqueles pacientes mais graves que não tem condições de acompanhar as atividades estruturadas da unidade”, conclui Emília.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade não estou aqui pra comentar, mas pra ter mais informações sobre este projeto e como faço pra entrar em contato, pois tenho um sobrinho que necessita muito de ajuda, ele é Bipolar, faz tratamento na unid de Santa Cruz só que não estar muito bem, morro em Natal e gostaria muito de saber mais sobre este problma pra poder ajudar mais, no momento ele estar na minha casa aqui em natal. Agradeço se entrarem em contato 8861-9548 Djani.