quinta-feira, 6 de março de 2008

Rotary traz ao RN médicos voluntários

Médicos norte-americanos voluntários do Rotary International virão ao Rio Grande do Norte para, no período de 20 de abril a 1º de maio, realizarem cirurgias gratuitas de correção de lábio leporino e fenda palatina. As cirurgias serão totalmente gratuitas e fazem parte do programa Rotaplast. Serão realizadas no máximo 100 cirurgias. O público-alvo da iniciativa do distrito 4500 do Rotary International são, preferencialmente crianças de até 14 anos.


As cirurgias serão feitas no Hospital Infantil Varela Santiago em Natal. Caso haja disponibilidade, pessoas com idade acima de 14 anos também poderão fazer a cirurgia. Para viabilizar isto, o distrito local do Rotary está mantendo contatos com o Hospital Universitário Onofre Lopes.


As prefeituras e secretarias municipais de Saúde interessadas em participar do programa de cirurgias devem entrar em contato, até o próximo dia 10, com a Femurn pelo telefone 3206 1818 ou diretamente com o Rotary pelo telefone 3234 5585 ou pelo email secretariarotary@gmail.com. Informações em inglês sobre o programa Rotaplast podem ser obtidas também no site www.rotaplast.org.


Pesquisa feita há alguns anos indicou uma grande incidência destes problemas de saúde na região do Seridó. De posse desta informação, o distrito local do Rotary procurou o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e Prefeito de Currais Novos, Zé Lins, que garantiu o apoio na articulação com os prefeitos do Seridó e de outras regiões do Estado.


De acordo com Aldanira Barreto, presidente da Fundação Rotária, que cuida da gestão financeira de programas humanitários e educacionais do distrito 4500, a lista das crianças e jovens beneficiados precisa ser enviada aos Estados Unidos até 1º de março. Na lista, devem constar nome, idade, peso, altura além de um pré-diagnóstico, que pode ser feito por médico especialista da rede pública de saúde. O número de cirurgiões dependerá do número de pessoas aptas a cirurgia.


Além do Hospital Infantil Varela Santiago e Femurn e Prefeitura de Currais Novos, a iniciativa do Rotary conta também com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal, por intermédio das respectivas secretarias de Saúde; Hotel Vila do Mar (que hospedará a equipe de médicos norte-americanos); Hospital Infantil Dr. Heriberto Bezerra, da UFRN. Médicos do Rio Grande do Norte, tais como os cirurgiões plásticos Marco Almeida e Asclepíades Oliveira também acompanharão as cirurgias feitas pela equipe médica dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: