sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Prefeitos Seridoenses Fecham Projeto com Grupo Português

Uma delegação da região do Seridó, composta por prefeitos de sete municípios e representantes da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental (Amso), da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), da Fundação Redes, e do Sebrae, está em Portugal para formalizar um projeto de cooperação técnica com o Projeto Cooperar em Português e geminação de territórios. A visita foi iniciada no último dia 24 e será concluída no próximo domingo, dia 30.

O prefeito de Currais Novos e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) coordena a delegação que nesta sexta-feira, dia 28, assina, no município de Vila Nova Poiares, no Distrito de Coimbra, em Portugal, o Protocolo de Cooperação e Geminação de Entidades e Territórios. O protocolo será assinado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, envolvendo os municípios da região, e o projeto Cooperar em Português.

O projeto Cooperar em Português é formado por 11 Associações de Desenvolvimento Local de Portugal, dentre as quais a Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça (Duceira), cujos representantes visitaram o Seridó em dezembro do ano passado. A Dueceira que vem mantendo contatos com o Seridó há anos, foi a responsável pelo convite para a delegação seridoense visitar Portugal e firmar a cooperação entre as regiões. O projeto Cooperar em Português faz parte do Programa de Iniciativa Comunitária Learder+.

A visita da delegação do Seridó será concluída com visitas a várias cidades portuguesas, e nos contatos técnicos e dirigentes de várias Associações de Desenvolvimento Local, a delegação do Seridó está tratando de questões como o turismo em área rural, animação turística, ecoturismo e turismo de aventura, administração, organização técnica e administrativa, comércio e indústria, sistemas de associação e organização, comércio tradicional e marketing territorial.

Para coroar a aproximação entre os dois países, os portugueses ofereceram à delegação potiguar uma imagem de Santa Ana, santa de devoção dos seridoenses. A imagem será abençoada durante a visita ao Santuário de Fátima, no próximo dia 30, e vai selar a decisão dos povos do Seridó e de Portugal de trabalharem o desenvolvimento sustentável de suas regiões.

O prefeito de Currais Novos e presidente da FEMURN afirmou que a visita tem sido um grande aprendizado e que a solidariedade e o desejo de trabalho em comum têm pautado todas as discussões. “Temos certeza, todos nós prefeitos e representantes do Seridó, que estaremos dando um passo importante para a melhoria das nossas gestões, buscando soluções que contemplem o bem-estar do nosso povo”, completou Zé Lins.

Além de Zé Lins, compõem a delegação os prefeitos Juarez Bezerra, de Acari; João Batista Melo Filho, de Cerro Corá; Erivan Souza Costa, de Lagoa Nova; Zenon Sabino de Oliveira, de Equador; Edmar Medeiros, de Jardim do Seridó e Iranildo Pereira, de Santana do Seridó.

Nenhum comentário: