terça-feira, 25 de setembro de 2007

Encontro discute Ações na zona rural

A secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento realizou nesta segunda - feira (24) na sede da secretaria de Agricultura, uma importante reunião com os presidentes e representantes das Associações Rurais do município de Currais Novos.

O encontro, que teve a participação do Prefeito em exercício, Vilton Cunha e dos secretários Geraldo Mozar e Iaci Pereira, teve por objetivo discutir vários assuntos de interesse das comunidades, como os programas de construção de cisternas e a perfuração de novos poços artesianos, além da continuidade da Operação Pipa, ações que já estão sendo executadas pela prefeitura, para amenizar o problema da falta d’água nas comunidades rurais.

Outro assunto tratado no encontro, foi em relação a campanha de Vacinação Anti Febre Aftosa, que irá acontecer no mês de outubro e que já tem data prevista para o lançamento, que será no próximo dia 05.
O coordenador de Meio Ambiente da secretaria, Getson Luis, também falou da importância em participar do curso promovido pelo Idema em parceria com a prefeitura, que irá acontecer a partir desta terça - feira, no Povoado Cruz sobre Gestão Ambiental.

A Secretária de Ação Social, Iaci Pereira falou da implantação dos novos cursos profissionalizantes destinados especificamente, as comunidades rurais, previstos para começarem logo em cada associação rural, apontar as demandas de cada comunidade. Iaci frisou que a Semthas tem condições de oferecer vários cursos, como o de pedreiro, pintor de parede, marcenaria, eletricista e cursos destinados as mulheres.

Geraldo Mozar falou sobre as várias ações que a atual administração vem realizando na zona rural, como a recuperação das estradas e dos desalinizadores, do abastecimento emergencial que a prefeitura vem executando com recursos próprios desde 2005, numa ação que custou mais de 400 mil reais, somente no ano passado.

O secretário de agricultura também falou sobre o convênio firmado entre a prefeitura e a Petrobras, para a construção de 100 mata-burros, em várias comunidades, uma ação que deve começar logo que os canos metálicos sejam enviados pela Estatal.
Os representantes das comunidades também usaram a palavra e relataram alguns problemas comuns entre os moradores. A maioria em relação à falta d’água.

Para minimizar o problema, Geraldo disse que a prefeitura, através da secretaria de agricultura, está se empenhando ao máximo para minimizar os efeitos da estiagem. Um curso de manutenção de cata-ventos será oferecido para que os próprios moradores possam realizar pequenos consertos nestes equipamentos, que muitas vezes, são o único meio de se conseguir água em algumas localidades.

Nenhum comentário: