quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Wilma quer ampliar Programa Terra Pronta para todos os municípios


O Programa Terra Pronta, destinado a viabilizar o preparo de terra para o plantio, através da utilização de máquinas mecanizadas de uso agrícola, pode ser ampliado para todos os municípios do Rio Grande do Norte. A pretensão foi externada pela governadora Wilma de Faria na solenidade de assinatura do convênio deste ano, realizada na manhã da última quarta-feira (13) no auditório da Emater. A sugestão foi do Prefeito da cidade de Currais Novos e Presidente da FEMURN Zé Lins. A Petrobrás, principal parceira do programa, ficou de analisar a solicitação da governadora.


Cerca de 10 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios do Rio Grande do Norte serão atendidos pelo Programa Terra Pronta em 2008, que beneficiará uma área de proximadamente 15 mil hectares. Pelo convênio, a Petrobras garante o repasse de combustível para o corte das terras dos pequenos produtores para o cultivo de milho, feijão e outras culturas de sequeiro. A distribuição de sementes, a oferta de assistência técnica e o corte das terras fica sob a responsabilidade do governo estadual; as prefeituras bancam os tratores para a operação.


“É preciso estender esse benefício aos agricultores dos demais municípios e o governo não poupará esforços para que isso aconteça”, afirmou a governadora, ressaltando que o programa, hoje, atende pequenos proprietários de terra e assentamentos rurais nos municípios produtores de petróleo do Vale do Açu e da região Oeste do Estado, colocando à disposição deles tratores para o corte da terra e técnicos especializados.


O gerente da Petrobras para o Rio Grande do Norte e Ceará, Fernando Lima, ficou de analisar o pleito com a diretoria da empresa. Destacou, porém, que o programa tem crescido a cada ano, beneficiando sempre um número maior de pequenos agricultores. A secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Larissa Rosado, lembrou aos presentes na solenidade que o governo vem oferecendo ao homem do campo uma série de outras ações e programa. Somente com a compra de sementes este ano foi investido R$ 2 milhões. Serão distribuídos 260 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo e 260 mil mudas de cajueiro anão.


O Programa Terra Pronta vai beneficiar este ano os trabalhadores rurais dos municípios de Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assu, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Upanema e Guamaré.


Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: