domingo, 10 de fevereiro de 2008

Secretário anuncia metas para a educação



Com o tema "Educação: Lócus de Saberes e Fazeres Pedagógicos", foi aberto na noite desta sexta-feira(08/02), na escola Capitão Mor Galvão, o Ciclo Pedagógico das escolas estaduais, que dá início ao ano letivo 2008.

Várias autoridades estiveram presentes, entre elas, o Secretário Adjunto de Educação, Marino Azevedo, o prefeito Zé Lins, a Diretora da 9ª Dired, Edilma Dantas, a secretária Municipal de Educação, Paula Francinete, entre outras, além de gestores e professores representantes das 12 cidades que compõem a jurisdição.

Edilma Dantas abriu oficialmente o Ciclo Pedagógico com uma homenagem ao professor Francisco Canindé, falecido recentemente. Em seguida, destacou a responsabilidade do papel de cada profissional e sua sensibilização em sala de aula, e lembrou da difícil missão de melhorar o nível do ensino no Estado.

O secretário Marino Azevedo, destacou o incentivo da parceria da sociedade e das famílias, com as escolas, nesta nova fase da educação no Estado, que segundo ele, está sendo planejada para os próximos 21 anos. "A educação é uma das prioridades da governadora Vilma de Faria", disse.

Marino Azevedo, informou que o Rio Grande do Norte tem assegurado no orçamento R$ 200 milhões para educação. Entre as novidades anunciadas pelo o Secretário está a implantação de escolas profissionalizantes, e o Portal da Educação, que irá proporcionar a qualquer cidadão acessar, entre outra coisas, dados das escolas, frequência escolar, orçamento da educação, fazer matrículas online, compartilhar e pesquisar conteúdo, entre outros serviços.

Outra meta do Governo do Estado é incentivar a informatização das escolas e professores. Para isso todas as escolas terão laboratórios, com terminais de internet, e cada docente terá oportunidade de adquirir um kit de informática, com financiamento facilitado. "Nós estamos vivendo um momento de divisor de águas, a expectativa é a melhor possível", disse Marino.

Buscando a questão da sensibilização dos profissionais da educação, durante a abertura do Ciclo foram promovidas duas palestras. O professor e filósofo Etevaldo Pereira, abordou o tema "Ética do Eu", e a Mestra e Doutoranda, Ana Paz, explanou a "Ética profissional".

Em Currais Novos, a aulas serão iniciadas dia 13.



Fonte: Cnagitos

Nenhum comentário: