terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Wilma de Faria anuncia empréstimo de R$ 160 milhões para combate a seca no RN

A maior parte do dinheiro, cerca de 60 milhões de dólares, será aplicada no Programa de Convivência com o Semi-árido, que inclui a construção de barragens submersas, açudes, cisternas e outros equipamentos que possam melhorar a distribuição de água tanto nas áreas urbanas como na zona rural.

O empréstimo já foi autorizado pelo Senado, mas o que foi fundamental para a rápida aprovação do novo crédito foi a correta aplicação de recursos financiados anteriormente pelo Banco Mundial, além do cumprimento de todas as metas estabelecidas pela instituição.

"O Estado é considerado referência pelo banco na implantação de programas sociais. Tanto que periodicamente recebemos missões estrangeiras, de governos e organizações internacionais, interessadas em conhecer as nossas experiências", afirma a governadora.

Com os recursos do financiamento, o "Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semi-árido Potiguar", executado pelo governo do Estado, pretende reduzir o problema da falta de água em todas as regiões.

Até 2010, o governo do Estado tem metas bem mais arrojadas. Estão previstos investimentos de mais de R$ 439 milhões, em parceria com o governo federal, em obras nas áreas de recursos hídricos, implantando ou ampliando os sistemas adutores do Alto Oeste, Seridó, Agreste-Trairi e Serra de Santana, construindo barragens, cisternas, poços tubulares, entre outras. A meta é parte das ações previstas pela Agenda do Crescimento, lançada no ano passado pela governadora para alavancar o desenvolvimento estadual.


Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: