terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mantega reúne governadores do Nordeste


O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou hoje que pretende conversar com todos os governadores sobre a disposição do governo de prorrogar o pagamento do Simples --tributo pago por cerca de 3 milhões de micro e pequenas empresas em todo o país. De acordo com o ministro, o vencimento do imposto deverá ser adiado em 60 dias. Na quinta-feira, ele faz reunião em Brasília com os governadores do Nordeste.


Mantega disse já ter conversado com o governador José Serra (PSDB). Segundo o ministro, o governador "concordou com a idéia" sugerida pelo governo de postergar a cobrança do vencimento do imposto por dois meses. Na quinta-feira, Mantega convocou uma reunião em Brasília com todos os governadores do Nordeste para debater as mudanças no Simples e também as medidas contidas na proposta de reforma tributária.


O assunto foi um dos temas da reunião ministerial, realizada nesta segunda-feira, sob comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto, em Brasília. Dos 37 ministros, o único ausente foi Miguel Jorge (Indústria e Comércio), que está fora de Brasília.


Segundo Mantega, o governo federal discute com Estados e municípios a prorrogação do pagamento do Simples. O ministro lembrou ainda que grandes economias, como a dos Estados Unidos, do Japão e de países da União Européia já estão em desaceleração. Para ele, a economia brasileira crescerá menos em 2009, caindo do atual patamar de 6% para 4%.



O ministro da Fazenda disse também que falta pouco para o país atingir o superávit nominal nas contas do governo e negou que anunciará um pacote contra a crise.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: