quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Medidas visam acabar com a problemática do abastecimento de água



Todos os anos, o velho dilema conhecido da população de Currais Novos vem à tona. Basta chegar nos últimos meses do ano, que o colapso no abastecimento de água na cidade, volta a atormentar os moradores, agravado ainda mais, nos bairros localizados nas partes mais alta da cidade. Esse ano, o problema piorou com o colapso do açude Dourado.

A boa notícia é que parte do problema será amenizado com a ampliação da adutora de Gargalheiras. Na manhã desta quarta-feira(21/11), o prefeito Zé Lins, junto com o vice Vilton Cunha, o Vereador Eugênio Lins, além do Chefe da Unidade da Caern Assis Santos, e o gerente da Construtora Cristal Luciano Santos, apresentaram a imprensa local, a obra de ampliação que já começou e tem previsão de conclusão em janeiro do próximo ano.

A obra emergencial, que tem recurso do Governo do Estado, no valor de R$ 6,5 milhões, terá uma estação de elevação e mais seis quilômetros de tubulação que proporcionará um aumento na atual vazão de água de 250 milímetros, insuficiente para atender toda a população, para 400 milímetros.

No momento a Caern em Currais Novos tem 12 mil ligações na cidade, com rodízio de 48 horas com água e 72 horas sem. Segundo o Gerente da Caern, Assis Santos, 350 residências na cidade estão com abastecimento comprometido, principalmente nos bairros Parque Dourados 1, 2, e 3 e no Sílvio Bezerra de Melo, e orienta: “Nas casas onde não está chegando água, a Caern está recolhendo os papéis, e se algum consumidor tiver com problemas, é só ir até o escritório da Caern, que a gente vai mandar um técnico até a residência para averiguar a situação dele”, completou.

A outra ótima notícia que veio somar, é que a reivindicação dos prefeitos do Seridó foi atendida. Na visita do Prefeito Zé Lins(centro), também presidente da Femurn (Federação dos Municípios do RN), a Brasília, na última semana, ele foi informado pela bancada federal do Estado, e pelo o vice governador Iberê Ferreira, que o projeto para a construção da Adutora de Boqueirão, que abastecerá Carnaúba dos Dantas e Acari, tinha sido aprovado. Depois de construída, essa adutora de Gargalheiras abastecerá exclusivamente Currais Novos. “Pela a primeira vez na história se tem uma solução definitiva para o problema de água, resolvendo o dilema das cidades, que na minha opinião, tem a situação mais grave na região, que é Carnaúba dos Dantas e Currais Novos”, disse Zé.

O vice-prefeito Vilton Cunha lembrou que a tempos essa região vinha precisando de investimento nesta área: “ A cidade cresceu, e o abastecimento de água é o grande problema de Currais Novos, se Deus quiser com o Dourado cheio e com essa ampliação e a nova adutora de Boqueirão, Currais Novos resolverá definitivamente esse problema”, disse.

Para o Vereador Eugênio Lins, o momento é de muito trabalho e de comemoração. “Estou muito feliz, tenho muito orgulho de fazer parte da história política, no momento em que Currais Novos recebe uma obra deste porte e soluciona definitivamente esse problema no abastecimento de água”, concluiu o representante do Legislativo.

Fonte: Cnagitos.com


Nenhum comentário: