quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Politicos fazem malabarismo para conquistar eleitores !





Rumo ao pleito de 2008, os candidatos aos cargos de vereador e prefeito e vice-prefeito, fazem de tudo um pouco para chamar a atenção dos seus eleitores.As técnicas vão da tradicional distribuição de santinhos, até a criação de frases populares que viram “mania” no meio do povão. Outra estratégia são os carros de som que muitas vezes ultrapassam os limites da tolerância auditiva, sem falar nas “músicas” que grudam na mente como cola. Outro ponto que impregna nas pessoas são as cores dos candidatos.


E as estratégias não param por ai. Vale “quase tudo” na corrida para as eleições do dia 05 de outubro, fiscalizados de perto pela Justiça Eleitoral, os candidatos tentam se equilibrar de todas as maneiras para não correrem o risco de perder sua candidatura. A exemplo da atual Prefeita e candidata a reeleição da cidade de Mossoró, Fafá Rosado que teve sua candidatura impugnada devido ter participado de uma festa de inauguração. Fafá recorreu da decisão do TRE.


Em Currais Novos com o fim do Carnaxelita, as atenções se voltam totalmente para o período eleitoral. As discussões sobre o assunto e as preferências pessoais de cada um acontecem nos mais variados ambientes: das rodas familiares, às esquinas e calçadas, e até os famosos cafés nas “esquinas do pecado”. Na mira dos candidatos também estão os jovens que irão votar pela primeira vez, e que pesquisas demonstram que mesmo sendo facultativos até os 18 anos, estão ligados e ansiosos em estrear como eleitor.



Como não podia ser diferente os candidatos de Currais Novos também usam a criatividade para chamar a atenção dos seus eleitores, de carros de som improvisados como, em bicicletas ou em quadriciclos, o que vale é fazer barulho e tentar mostrar os gingos da campanha. Na cidade da sheelita os grupos que acompanham as coligações já ganharam até nomes específicos, fazendo com que a população identifique rápido e precisamente os animadores da platéia.



Caminhando ao pleito de 2008 com menos de um mês de antecedência do dia “D”, os candidatos intensificam as campanhas e realizam passeatas, carreatas, além dos já conhecidos comícios que mobilizam a população. O que vale também é tentar conhecer o histórico dos políticos e aproveitar as oportunidades para debater as propostas que eles apresentam, e principalmente, frisada na campanha encabeçada pelo Ministério Público, conscientizar o eleitor da importância do seu voto, para não vender ou trocar a oportunidade de eleger os melhores administradores do seu município nos próximos quatros anos.




Conhecer as propostas dos candidatos é imprescindível para que os eleitores possam escolher o melhor candidato para os próximos quatro longos anos. A democracia agradece e o futuro do município também.

Nenhum comentário: