Fotos: Jaime Júnior/Maziltom Galvão
O açude Dourado, reservatório que abastece o município de Currais Novos, amanheceu sangrando, como costumamos dizer aqui no interior.Há quase 13 anos o reservatório, que tem capacidade para 10 milhões de m³, não transbordava, chegando a secar no fim do ano passado.
Desde o início da semana passada, a população já dava plantão na parede do açude, aguardando por este momento.Segundo informações da CAERN, o bombeamento deverá reiniciar já nos próximos dias, pondo fim ao grave problema de abastecimento que o município vem sofrendo desde que o reservatório chegou ao seu estágio ‘morto’, no fim do ano passado.
A expectativa agora é que o Gargalheiras, que recebe as águas do Dourado, através do Rio São Bento, possa receber um volume ainda maior e venha a sangrar até o final do período de chuvas.
Um comentário:
PANORAMA POLÍTICO DE CARNAÚBA DOS DANTAS
A campanha política 2008 em Carnaúba dos Dantas está iniciando com a expectativa de surgirem pelo menos cinco candidatos a prefeito, fato jamais ocorrido neste município, pois até hoje as campanhas políticas serem foram bipolarizadas. Do lado governista o prefeito Alexandre (Boboca) do PP tem dito reiteradas vezes que o seu desejo é ser candidato à reeleição, enquanto que o líder político Zeca Pantaleão já está em campanha para eleger Tida do PMDB, que é sua esposa. Já no bloco oposicionista há divergências entre o ex-prefeito Valdenor que é do DEM e o médico Sérgio Eduardo do PSB, tendo ambos também manifestado publicamente que serão candidatos a prefeito nas próximas eleições, isso sem contar com a provável candidatura de José Adenilson pelo PT.
Nas próximas eleições Zeca Pantaleão não deve ser candidato em razão de processos que tramitam no poder judiciário e, então, há cerca de 01 (um) mês, vem lançando o nome de Tida, sua esposa, para concorrer ao cargo de Prefeita. Por outro lado o Prefeito Alexandre Dantas, que é sobrinho de Pantaleão e que também é um liderado de Zeca, vem declarando sua vontade de ser candidato à reeleição e, nesse caso, não havendo consenso dentro do grupo, o chefe do poder executivo carnaubense deverá romper politicamente com Pantaleão e seguir um projeto político que certamente, na pior das hipóteses, o tornará uma referência na política local. No entanto, observa-se que Alexandre tem consciência que para alcançar seus objetivos terá que assumir uma postura arrojada assim como fez Pantaleão, bem como que quem vai ficar em evidência durante a campanha não será Zeca e sim a pessoa que for escolhida para ser candidato a prefeito ou prefeita.
O caminho natural da chapa governista é a composição entre Alexandre para prefeito e Tida para vice, tendo em vista que a esposa de Pantaleão está ingressando na política neste momento e ainda não tem nenhuma experiência direta no campo legislativo nem tampouco no executivo. Ademais, “aos olhos da população” não há motivo algum para o rompimento entre Zeca e Alexandre, haja vista que o chefe do poder executivo carnaubense teve sua administração sempre voltada para enaltecer a figura de Pantaleão, dando ensejo, inclusive, para que os demais correligionários observem que estão trabalhando para centralizar e eternizar o poder unicamente nas mãos de Zeca Pantaleão. Portanto, para não correr riscos e visando à manutenção no poder do sistema político do qual fazem parte, tanto Zeca quanto Alexandre devem fazer uma avaliação da união do bloco governista, inclusive não colocando à margem das discussões da chapa majoritária os líderes e correligionários de todos os partidos que compõem a base governista.
Postar um comentário